Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Ginástica de conscientização corporal. Hoje estudaremos sobre as características históricas e culturais do Pilates . Vamos aos estudos?
PILATES – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.
ORIGEM
O Pilates foi desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates, um alemão nascido em 1883. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi internado em um campo de concentração, onde começou a desenvolver seu método de exercícios para ajudar na reabilitação dos feridos e doentes. Ele utilizava camas improvisadas com molas e tiras de cintos para criar resistência e fortalecer os músculos dos pacientes. Após a guerra, Joseph Pilates mudou-se para os Estados Unidos e abriu um estúdio em Nova York, onde começou a ensinar seu método para bailarinos e atletas.
POPULARIDADE
O método ganhou popularidade entre a comunidade de dança e, ao longo dos anos, foi se espalhando para outras áreas de condicionamento físico. Hoje em dia, o Pilates é praticado em todo o mundo e é conhecido por seus benefícios para a postura, flexibilidade, força e equilíbrio.
CARACTERÍSTICAS
O método se baseia em exercícios que envolvem o controle preciso dos movimentos, a respiração adequada e o fortalecimento do “da instabilidade core” (músculos abdominais profundos).
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
O método Pilates está fundamentado em 10 princípios, são eles:
CONCENTRAÇÃO: Princípio que consiste em focar a mente no movimento e nas sensações do corpo durante a prática.
CONTROLE: Princípio que consiste em executar os exercícios de forma suave e controlada, evitando movimentos bruscos e descontrolados.
CENTRALIZAÇÃO: Princípio que consiste em fortalecer a “estabilidade do core” e manter a estabilidade e o alinhamento postural.
PRECISÃO: Princípio que consiste em realizar os exercícios com precisão e atenção aos detalhes.
RESPIRAÇÃO: Princípio que consiste em utilizar uma respiração profunda e controlada para oxigenar os músculos e promover a concentração.
FLUIDEZ: Princípio que consiste em executar os movimentos de forma fluida e contínua, sem pausas bruscas.
ISOLAMENTO: Princípio que consiste em trabalhar músculos específicos de forma isolada, para fortalecê-los e equilibrá-los.
INTEGRAÇÃO: Princípio que consiste em integrar todos os músculos do corpo para realizar os movimentos de forma harmoniosa.
RESISTÊNCIA: Princípio que consiste em utilizar a resistência dos aparelhos ou do próprio corpo para fortalecer os músculos.
REPETIÇÃO: Princípio que consiste em realizar os exercícios de forma repetida para fortalecer e condicionar o corpo.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O idealizador do método Pilates foi
(A) Álvaro Romano
(B) Philip Astley.
(C) Joseph Hubertus Pilates.
(D) Friedrich Ludwig Christoph Jahn.
QUESTÃO 02
A principal motivação de Joseph Pilates para criação do método está relacionada a
A) melhorar a saúde mental.
B) aumentar a flexibilidade.
C) reabilitar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.
D) promover o emagrecimento.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Como o Pilates se tornou uma prática tão popular e amplamente adotada em todo o mundo?
QUESTÃO 04
Com relação aos princípios fundamentais do método Pilates marque:
01 – CONCENTRAÇÃO
02 – CONTROLE
03 – CENTRALIZAÇÃO
04 – PRECISÃO
05 – RESPIRAÇÃO
06 – FLUIDEZ
07 – ISOLAMENTO
08 – INTEGRAÇÃO
09 – RESISTÊNCIA
10 – REPETIÇÃO
Princípio que consiste em integrar todos os músculos do corpo para realizar os movimentos de forma harmoniosa. | |
Princípio que consiste em trabalhar músculos específicos de forma isolada, para fortalecê-los e equilibrá-los. | |
Princípio que consiste focar a mente no movimento e nas sensações do corpo durante a prática. | |
Princípio que consiste em executar os exercícios de forma suave e controlada, evitando movimentos bruscos e descontrolados. | |
Princípio que consiste em executar os movimentos de forma fluida e contínua, sem pausas bruscas. | |
Princípio que consiste em utilizar uma respiração profunda e controlada para oxigenar os músculos e promover a concentração. | |
Princípio que consiste em fortalecer a “estabilidade do core” e manter a estabilidade e o alinhamento postural. | |
Princípio que consiste em realizar os exercícios com precisão e atenção aos detalhes. | |
Princípio que consiste em utilizar a resistência dos aparelhos ou do próprio corpo para fortalecer os músculos. | |
Princípio que consiste em realizar os exercícios de forma repetida para fortalecer e condicionar o corpo. |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |