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Educação física – Pilates – Características históricas e culturais.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Ginástica de conscientização corporal. Hoje estudaremos sobre as características históricas e culturais do Pilates . Vamos aos estudos?

PILATES – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS.

Imagem do arquivo pessoal: Elaine Faria de Oliveira. Acesso: 25 de Setembro de 2023.

ORIGEM

O Pilates foi desenvolvido por Joseph Humbertus Pilates, um alemão nascido em 1883. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele foi internado em um campo de concentração, onde começou a desenvolver seu método de exercícios para ajudar na reabilitação dos feridos e doentes. Ele utilizava camas improvisadas com molas e tiras de cintos para criar resistência e fortalecer os músculos dos pacientes. Após a guerra, Joseph Pilates mudou-se para os Estados Unidos e abriu um estúdio em Nova York, onde começou a ensinar seu método para bailarinos e atletas. 

 POPULARIDADE

O método ganhou popularidade entre a comunidade de dança e, ao longo dos anos, foi se espalhando para outras áreas de condicionamento físico. Hoje em dia, o Pilates é praticado em todo o mundo e é conhecido por seus benefícios para a postura, flexibilidade, força e equilíbrio. 

CARACTERÍSTICAS 

O método se baseia em exercícios que envolvem o controle preciso dos movimentos, a respiração adequada e o fortalecimento do “da instabilidade core” (músculos abdominais profundos).

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O método Pilates está fundamentado em 10 princípios, são eles:

CONCENTRAÇÃO: Princípio que consiste em focar a mente no movimento e nas sensações do corpo durante a prática.

CONTROLE: Princípio que consiste em executar os exercícios de forma suave e controlada, evitando movimentos bruscos e descontrolados.

CENTRALIZAÇÃO: Princípio que consiste em fortalecer a “estabilidade do core” e manter a estabilidade e o alinhamento postural.

PRECISÃO: Princípio que consiste em realizar os exercícios com precisão e atenção aos detalhes.

RESPIRAÇÃO: Princípio que consiste em utilizar uma respiração profunda e controlada para oxigenar os músculos e promover a concentração.

FLUIDEZ: Princípio que consiste em executar os movimentos de forma fluida e contínua, sem pausas bruscas.

ISOLAMENTO: Princípio que consiste em trabalhar músculos específicos de forma isolada, para fortalecê-los e equilibrá-los.

INTEGRAÇÃO: Princípio que consiste em integrar todos os músculos do corpo para realizar os movimentos de forma harmoniosa.

RESISTÊNCIA: Princípio que consiste em utilizar a resistência dos aparelhos ou do próprio corpo para fortalecer os músculos.

REPETIÇÃO: Princípio que consiste em realizar os exercícios de forma repetida para fortalecer e condicionar o corpo.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 01

O idealizador do método Pilates foi

(A) Álvaro Romano

(B) Philip Astley.

(C) Joseph Hubertus Pilates.

(D) Friedrich Ludwig Christoph Jahn.

QUESTÃO 02

A principal motivação de Joseph Pilates para criação do método está relacionada a

A) melhorar a saúde mental.

B) aumentar a flexibilidade.

C) reabilitar soldados feridos na Primeira Guerra Mundial.

D) promover o emagrecimento.

QUESTÃO 03

Para responder em seu caderno. Como o Pilates se tornou uma prática tão popular e amplamente adotada em todo o mundo?

QUESTÃO 04

Com relação aos princípios fundamentais do método Pilates marque: 

01 – CONCENTRAÇÃO 

02 – CONTROLE 

03 – CENTRALIZAÇÃO 

04 – PRECISÃO 

05 – RESPIRAÇÃO 

06 – FLUIDEZ 

07 – ISOLAMENTO 

08 – INTEGRAÇÃO 

09 – RESISTÊNCIA

10 – REPETIÇÃO

Princípio que consiste em integrar todos os músculos do corpo para realizar os movimentos de forma harmoniosa.
Princípio que consiste em trabalhar músculos específicos de forma isolada, para fortalecê-los e equilibrá-los.
Princípio que consiste focar a mente no movimento e nas sensações do corpo durante a prática.
Princípio que consiste em executar os exercícios de forma suave e controlada, evitando movimentos bruscos e descontrolados.
Princípio que consiste em executar os movimentos de forma fluida e contínua, sem pausas bruscas.
Princípio que consiste em utilizar uma respiração profunda e controlada para oxigenar os músculos e promover a concentração.
Princípio que consiste em fortalecer a “estabilidade do core” e manter a estabilidade e o alinhamento postural.
Princípio que consiste em realizar os exercícios com precisão e atenção aos detalhes.
Princípio que consiste em utilizar a resistência dos aparelhos ou do próprio corpo para fortalecer os músculos.
Princípio que consiste em realizar os exercícios de forma repetida para fortalecer e condicionar o corpo.
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.