You are currently viewing Educação Física – Explorando as Olimpíadas: um evento mundial muito especial

Educação Física – Explorando as Olimpíadas: um evento mundial muito especial

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Explorando as Olimpíadas: um evento mundial muito especial

Você já ouviu falar das Olimpíadas? São como uma grande festa de esportes que acontece a cada quatro anos e reúne atletas de todo o mundo para competir em várias modalidades diferentes. Vamos explorar um pouco mais sobre essa competição incrível!

As Olimpíadas começaram há muito tempo, lá na Grécia Antiga, mais de 2.500 anos atrás! Naquela época, os Jogos Olímpicos eram realizados na cidade de Olímpia e eram uma forma de homenagear os deuses gregos. Era uma grande celebração de esportes, música e até peças teatrais!

Um dos símbolos das Olimpíadas são os cinco anéis entrelaçados. Cada anel representa um continente do mundo: África, América, Ásia, Europa e Oceania. As cores dos anéis (azul, amarelo, preto, verde e vermelho) foram escolhidas porque aparecem nas bandeiras de todos os países do mundo.

Modalidades OlímpicasParis 2024 – 45 modalidades

As Olimpíadas são muito importantes porque reúnem pessoas de todas as partes do mundo. É uma oportunidade para todos se conhecerem e celebrarem a amizade, a paz e o respeito. Além disso, os atletas têm a chance de mostrar seu talento e competir com os melhores do mundo.

Além de ser um grande evento esportivo, as Olimpíadas também ajudam muito as cidades onde são realizadas. Elas atraem turistas, geram empregos e ajudam a construir novas instalações, como estádios e centros de treinamento. É um pouco como uma grande festa para a cidade!

Hoje em dia, as Olimpíadas também têm uma presença forte na tecnologia e nas mídias sociais. Você pode acompanhar as competições ao vivo pela TV ou internet, e até mesmo conversar com outras pessoas sobre os jogos nas redes sociais. Isso faz com que o evento seja ainda mais emocionante e acessível para todo mundo, não importa onde você esteja!

Então, da próxima vez que você ouvir sobre as Olimpíadas, lembre-se de que é uma grande celebração de esportes e amizade, que une o mundo inteiro em um só lugar!


ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Os atletas olímpicos treinam muito para participar dos Jogos. Como você acha que o treinamento intenso e a dedicação desses atletas podem inspirar crianças como você a praticar esportes?

QUESTÃO 2

Imagine que sua cidade vai sediar os Jogos Olímpicos. Quais são algumas das mudanças e melhorias que você acha que poderiam acontecer na cidade e como isso poderia beneficiar você e sua comunidade?

QUESTÃO 3

Analise a imagem abaixo e escreva o nome de 5 esportes olímpicos que aparecem na mesma, numerando de acordo com a sequência que você escolheu.

1- ________________________________________________________________

2-_________________________________________________________________

3-_________________________________________________________________

4-_________________________________________________________________

5-_________________________________________________________________

QUESTÃO 4

A tecnologia e as mídias sociais permitem que nos dias atuais

(A) as competições sejam assistidas ao vivo pela TV e internet no mundo todo.

(B) aconteça uma redução no número de espectadores nos eventos ao vivo.

(C) contemplar os atletas com pequenos prêmios monetários de incentivo.

(D) Aumentam o custo dos ingressos para quem quer assistir ao vivo os jogos.

QUESTÃO 5

O propósito original dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga era

(A) homenagear os deuses gregos e celebrar esportes e cultura.

(B) recompensar atletas com grandes prêmios monetários.

(C) ajudar a divulgar as descobertas científicas da época.

(D) criar um calendário para eventos esportivos internacionais.


Saiba mais

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre as Olimpíadas.

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF03EF05) Vivenciar e fruir algumas modalidades de esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo.
ReferênciasCondederação Brasileira de Esportes <https://cbe.esp.br/> acesso em 30/08/2024.
Comitê Olímpico do Brasil <https://www.cob.org.br/> acesso em 30/08/2024.
Base  Nacional  Comum  Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.