Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
Esportes e suas classificações
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-jogando-varios-esportes-em-branco_1148808.htm#query=ESPORTES&position=23&from_view=search > acesso em , set. 22.
Vamos embarcar em uma aventura emocionante pelo mundo dos esportes. Os esportes são atividades divertidas que nos mantêm ativos e saudáveis, ao mesmo tempo que nos permitem fazer novos amigos e aprender habilidades incríveis. Vamos aprender sobre diferentes tipos de esportes e como eles são classificados. Vamos lá!
Os esportes podem ser classificados em 8 maneiras diferentes:
1- Esportes de invasão,
2-Esportes de rede/parede,
3- Esportes de campo e taco,
4- eSports,
5- Esportes de combate,
6- Esportes de marca,
7- Esportes de precisão,
8- Esportes técnico-combinatórios).
Podem ser praticados de forma individual ou coletiva, profissionalmente, de maneira recreativa, para promoção da saúde, sociabilização, construção de valores morais e éticos, recreação e lazer. Os praticantes de esportes são chamados de esportistas, desportistas ou atletas.
Atividade
QUESTÃO 1
Escreva em seu caderno e depois encontre no caça-palavras abaixo as categorias de classificação dos esportes.
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
- ______________________________________________________________
Q | P | R | E | C | I | S | Ã | O | W | X | F | R | S | N | B | R | H | A |
T | Q | W | E | S | P | O | R | T | S | E | D | F | Q | P | A | E | I | S |
Q | S | E | R | T | Y | C | U | I | O | P | Ç | F | E | U | C | D | P | D |
C | A | M | P | O | / | T | A | C | O | A | J | X | R | H | H | E | I | F |
R | F | N | M | E | R | E | Y | U | U | I | D | Y | Z | T | K | / | S | G |
Z | F | C | V | B | E | D | T | Y | U | U | I | G | T | R | J | P | M | H |
S | F | D | L | I | C | S | E | T | R | W | Q | Y | B | H | U | A | B | J |
T | É | C | N | I | C | O | C | O | M | B | I | N | A | T | Ó | R | I | O |
Ô | S | O | L | I | C | S | E | T | R | W | Q | Y | B | H | U | E | S | K |
L | Q | R | T | Y | U | W | I | E | W | Q | B | P | L | U | K | D | U | L |
A | I | N | V | A | S | Ã | O | Z | X | C | V | B | N | M | G | E | T | Ç |
I | W | X | C | O | M | B | A | T | E | F | G | H | M | A | R | C | A | N |
Agora escolhe duas das classificações para explicar e exemplificar em seu caderno.
QUESTÃO 2
Os esportes tem várias classificações e finalidades. Escreva um pequeno texto explicando a importância dos esportes no contexto social e econômico.
QUESTÃO 3
Qual das seguintes classificações de esportes envolve jogos em que duas equipes competem para invadir o território adversário e marcar pontos?
(A) Esportes de precisão
(B) Esportes de combate
(C) Esportes de invasão
(D) Esportes de campo e taco
QUESTÃO 4
Qual é a principal característica dos esportes eletrônicos (eSports)?
(A) São sempre praticados individualmente
(B) São esportes de combate virtual
(C) Envolvem competições com jogos eletrônicos
(D) São exclusivamente esportes de marca
Saiba mais
Existem várias competições esportivas no mundo, mas você sabia que as Paraolimpíadas é o maior evento esportivo para pessoas com deficiências? Vamos acompanhar junto um vídeo com o título “RETROSPECTIVA DAS PARALIMPÍADAS , RELEMBRANDO A 100º MEDALHA DE OURO DO BRASIL” e nos encantar com esses atletas.
Autoria: | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação: | Educação física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF05EF05) Vivenciar, fruir e analisar diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo. |
Referências: | Base Nacional Comum curricular(BNCC) DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019 Suraya Darido et al. Práticas Corporais: Educação Física 3º, 4º E 5º ANOS. 1ªEdição. São Paulo. Editora Moderna. 2017 Valadares Solange et al. Educação Física no cotidiano escolar. 1ª Edição. Minas Gerais. Editora Fapi. 1999 Site COB (Comitê Olímpico Brasileiro) < https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/tiro-com-arco/ > Acesso em 29/08/2022. Site CBeS (Confederação Brasileira de eSports) < http://cbesports.com.br/esports/esports-o-que-sao/ > Acesso em 15/09/2022. Site CBE (Confederação Brasileira de Esportes) < https://cbe.esp.br/ > Acesso em 15/09/2022. |