Olá, educando (a)! Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 20/11/2021 (quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade
A aula de hoje abordará sobre esporte de rede / parede Badminton, bem como a compreensão, experimentação e fruição no contexto da Educação física.
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Assista a videoaula abaixo, com a temática: Esportes de rede/parede – Badminton
Olá, tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre o esporte de rede / parede Badminton. Estudaremos história, conceito, valores, regras e fundamentos técnicos e táticos presentes nesse esporte.
HISTÓRIA
O Badminton foi criado no século XIX na Inglaterra, inspirado num jogo que era praticado na Índia chamado de Poona. No entanto, um jogo semelhante já era praticado na Grécia Antiga: Tamborete e Peteca. O nome desse esporte está relacionado com a Badminton House, local que supostamente foi jogado pela primeira vez. A Badminton House era propriedade do Duque de Beaufort’s. Sua popularidade foi crescendo com o passar do tempo. Da Inglaterra ele foi levado para outros países da Europa, Ásia e América. Entretanto, no Brasil, o Badminton ainda não é um jogo muito popular, embora essa modalidade venha crescendo a cada ano.
CONCEITO
Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.
VALORES
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O Badminton tem a sua versão paralímpica. O esporte é dividido entre modalidades para cadeirantes e andantes, que também possuem subdivisões de acordo com o grau de comprometimento de movimentos.
Assista ao vídeo e fique por dentro sobre a História do Badminton
FUNDAMENTOS TÉCNICOS E TÁTICOS DO BADMINTON
Os fundamentos do Badminton são as partes mais importantes do jogo, os movimentos e golpes utilizados pelos jogadores de Badminton.
EMPUNHADURA
A Empunhadura correta da Raquete de Badminton é feita segurando a Raquete como se estivesse apertando a mão de alguém. A articulação do Punho tem um papel muito importante no Badminton, diferentemente do que acontece no tênis onde o punho permanece rígido, no Badminton o punho deve estar solto para realização dos golpes.
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A Empunhadura correta da Raquete de Badminton é feita segurando a Raquete como se estivesse apertando a mão de alguém. A articulação do Punho tem um papel muito importante no Badminton, diferentemente do que acontece no tênis onde o punho permanece rígido, no Badminton o punho deve estar solto para realização dos golpes.
GOLPES BÁSICOS
Quase todos os golpes ou fundamentos podem ser realizado de Forehand, Backhand, Overhand e Underhand
O Forehand acontece quando o jogador de Badminton golpeia a peteca com a palma da mão virada para frente ou para a rede de Badminton.
O Backhand é quando o jogador de Badminton golpeia a peteca com as “costas” da mão virada para frente, para rede.
O Overhand – Golpe na peteca acima da cabeça
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O Underhand – golpe na peteca abaixo da cintura
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TÁTICAS DO JOGO
Após o saque, procure manter-se no centro de suas quadras.
Tente deslocar o oponente, criando espaços para surpreendê-lo.
Saltar te ajudará a pegar a peteca na maior altura possível e a ter ângulo para passar a rede.
GOLPES TÁTICOS
PROVÉM DOS GOLPES BÁSICOS. PODEM SER:
ALTOS (CLEAR E LOB)
DIRETO (DRIVE)
CURTO (SHORT)
LARGADA (DROP)
SMASH (REMATE)
Assista ao vídeo sobre Fundamentos básicos do Badminton
REGRAS DO BADMINTON
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Quadra
A quadra de Badminton é dividida por uma rede que está a cerca de 1m e 55 cm do solo.
O Badminton pode ser jogado numa quadra fechada ou mesmo num campo. Em ambos os casos, o local de prática é retangular sendo suas medidas aproximadamente 13 metros de comprimento por 06 de largura. Note que as dimensões da quadra variam de acordo com o número de jogadores.
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PARA COMEÇAR O JOGO
• Sorteie com uma moeda, ou peteca, ou gire a raquete. O vencedor tem a opção de servir ou receber.
POSIÇÃO NA QUADRA NO COMEÇO DE UM GAME
• A pessoa que saca deve ficar dentro da área de saque no lado direito da quadra (olhando para a rede). Quem recebe fica dentro da área de serviço da quadra, na diagonal do sacador. Nos jogos em duplas, o parceiro pode ficar em qualquer lugar da quadra desde que não bloqueie a vista do receptor.
POSIÇÃO DO SACADOR
• Se o placar do sacador for par, o serviço deve ser feito do lado direito. Se for ímpar, do lado esquerdo. Nos jogos em duplas, quando o placar da dupla for par, a dupla permanece na posição inicial do jogo. Quando for ímpar, invertem-se as posições. Isso, somente para a dupla que está com o serviço
SAQUE
• Os saques, no Badminton, sempre são realizados na diagonal, como no tênis.
• O serviço, tanto no jogo de simples quanto no de duplas, inicia-se pelo lado direito da quadra do sacador, que deve lançar a peteca, obliquamente, para o lado esquerdo da quadra adversária, tomando-se por referência a visão do sacador
• Vencendo o ponto, continua sacando o mesmo jogador, devendo apenas inverter a sua posição na quadra. Sacará, então, para o lado direito da quadra adversária.
• Havendo perda do ponto, o saque passa ao companheiro de equipe, sem que haja modificação na posição dos jogadores.
• Perdendo este, também, seu saque, o serviço transfere-se à equipe adversária. Desta forma:
a) perdendo o primeiro ponto, transfere-se o saque para o companheiro de equipe do sacador;
b) perdendo o segundo ponto, finda o serviço da equipe, que passa aos adversários.
EXCEÇÃO
No primeiro saque de cada game, a perda do ponto importa a perda do serviço, que passa automaticamente à equipe contrária, sem que o companheiro do primeiro sacador sirva.
• O receptor não deve se mexer até que o sacador golpeie a peteca.
DURANTE O JOGO
• Se o jogador ganhar a disputa da jogada (rally), ele marca um ponto, mudando o lado do serviço e continuando a sacar. Se ele perde o rally, seu oponente passa a sacar e nenhum ponto é marcado.
Nos jogos em duplas, se a dupla sacadora ganhar o rally, um ponto é marcado e o sacador muda de lado e continua a servir. Se eles perderem o rally, o saque passa para o parceiro. Note-se que não há troca de posições e nenhum ponto é marcado. Depois que a dupla perder os dois serviços, este passará para a dupla oponente. No início de cada game, a dupla sacadora só tem o direito ao primeiro serviço.
FALTAS
a) se a peteca cair fora das linhas da quadra (a linha é considerada parte da quadra);
b) se o atleta (raquete ou roupa inclusive) encostar-se à rede enquanto a peteca está em jogo;
c) se o jogador invade ou acerta a peteca no lado oposto da rede (não vale ‘carregar’ a peteca);
d) se a peteca for golpeada duas vezes do mesmo lado da quadra;
e) se a peteca acerta o jogador, sua roupa, teto ou arredores da quadra;
f) se houver interferência com a peteca, mal-comportamento ou ‘cera’, o jogador perde o serviço ou o oponente ganha um ponto;
g) se o parceiro do receptor receber o serviço;
h) se o sacador faz o movimento e erra a peteca.
Obs.: se a peteca acertar a rede e cair do lado oposto, o serviço é válido, desde que ela caia na área de serviço.
FIM DO JOGO
• Os jogos são disputados num total três games. O vencedor é o que ganhar dois games primeiro.
• Os games são de 21 pontos sem vantagem. Ao chegar à contagem de 11 ocorrerá um intervalo de 1 minuto.
• O jogador que venceu o primeiro game saca primeiro do outro lado da quadra no novo game.
O ganhador do segundo game muda de lado saca.
No terceiro game, o jogador muda de lado e continua sacando no décimo primeiro ponto.
EMPATE
• Caso o game empate 20 a 20, o jogo irá até que um dos jogadores abra uma diferença de dois pontos com relação ao outro. Porém, este placar se limita a 30, ou seja, se empatar 29 a 29, o jogo termina de qualquer maneira em 30.
Uma partida de badminton possui três sets de 21 pontos cada. Vence o jogo quem fizer dois sets primeiro.
Jogado com raquete e peteca, ganha ponto quem deixar a peteca tocar no espaço adversário. Portanto, o importante é não deixar a peteca tocar no chão.
ATIVIDADE 01
Após leitura do texto e assistir aos vídeos explicativos converse com seus familiares sobre esse esporte. Faça uma pesquisa de como construir uma raquete e uma peteca artesanal para experimentação do jogo. Desafie alguns deles a construir uma quadra, usando uma corda (rede), giz ou pedaço de gesso para delimitar a quadra. Coloque em prática tudo o que vocês aprenderam, joguem e divirtam-se bastante. Registre esse momento com fotos e vídeos.
Ciclo da adolescência: Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características históricas culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes; (EF09LP12) Identificar estrangeirismos, caracterizando-os segundo a conservação, ou não, de sua forma gráfica de origem, avaliando a pertinência, ou não, de seu uso; (EF09LI18-A) Analisar a presença da língua inglesa na produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos, em textos científicos, econômicos e políticos no cenário mundial, para compreender toda a importância desse idioma. |