You are currently viewing Educação Física: Esportes de rede ou parede – Peteca

Educação Física: Esportes de rede ou parede – Peteca

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia 19/05/2021 (quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje abordará sobre esporte de rede/ parede Peteca, bem como a compreensão, experimentação, fruição e preservação do valor cultural desse esporte genuinamente brasileiro no contexto da Educação física.

https://i.ytimg.com/vi/IpV3_IyaMS8/maxresdefault.jpg

Assista a videoaula abaixo, com a temática: Esportes de rede ou parede – Peteca

Educação Física – Ciclo da adolescência – 8º ANO

Olá, tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de saber mais sobre o esporte de rede/parede Peteca. Estudaremos história, conceito, valores, regras e fundamentos técnicos e táticos presentes nesse esporte. Peteca é o nome dado a um material esportivo, utilizado no jogo também chamado “Peteca”, de origem indígena-brasileiro.  Registros históricos indicam que a peteca era utilizada pelos nativos brasileiros como forma de recreação muito antes dos colonizadores portugueses chegarem. 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNgtXF7NJ2Cc3c5zSJU63l7CA7y_g5usxWQLLo6qD6vnjHhgDklHdIGCgs491Aget9OCw&usqp=CAU

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTpIGwnlvDOs8xeEJqeVqIXw_MkEeYUK3q9qg&usqp=CAU

A peteca como recreação, era jogada em círculos e rebatida com as mãos espalmadas onde o sentido é “não deixar a peteca cair” vocábulo popular presente na sociedade atual, ou como esporte em que a “peteca tem que cair” no campo do adversário. 

CONCEITO 

A peteca é um esporte de origem indígena brasileira. Os indígenas utilizavam uma trouxa de folhas cheias de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para o outro. O nome é Tupi sendo pe’teca – bater com a mão. Ou em outra definição significa bater e se divertir. Esse jogo apresenta certas semelhanças com o voleibol e o Badminton, pelo fato de jogar-se em um campo dividido por uma rede onde o principal elemento é a peteca.

http://www.terrabrasileira.com.br/folclore/i-modus/kpopok.jpg

VALORES

A peteca é antes de tudo, um objeto lúdico amplamente difundido na cultura popular brasileira que não só sobreviveu a sucessivas gerações,  tornando-se uma diversão para milhares de pessoas de todas as idades.

https://www.clubecuritibano.com.br/wp-content/uploads/2019/06/img-1564-1-1440×810.jpg

Assista ao vídeo sobre Aspectos Gerais da Peteca 

REGRAS 

NÚMERO DE JOGADORES
 
Os jogos podem ser de um jogador ou de duplas. 
  
QUADRADIMENSÕES (comprimento x largura)

INDIVIDUAL: 15 m  x  05 m
DUPLAS: 15m x  7,5  m

REDE

A altura da rede é variável (Quanto a idade e gênero)

Masculino: altura de 2,43 m
Feminino: 2,24 m para o feminino e categoria até 12 anos

https://i.pinimg.com/originals/cf/cb/59/cfcb590ad1b551539f9427454eb71d42.png

 INICIANDO O JOGO  

A peteca é posta em jogo através de um saque, no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede. A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque, sem que tenha tocado o chão.

DURAÇÃO DO JOGO 

A duração de um jogo de peteca é variável: cada set dura 16 minutos cronometrados de peteca em jogo. Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 25 pontos antes desse tempo, é declarado o fim do set;

SETS 

As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets. Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida;

FUNDAMENTOS TÉCNICOS 

Existem 02 (dois) momentos distintos durante o jogo: ATAQUE E DEFESA.

Durante as ações de ataque e defesa são executados movimentos e toques na peteca, que são: 

  • Saque (por baixo e por cima)
  • Toque (por baixo, por cima e em suspensão)
  • Deslocamentos (lateral longitudinal e combinados).

SAQUE

 É o primeiro gesto utilizado para deslocar a peteca em um jogo no início de cada set e de extrema importância, pois de sua posse vem a possibilidade de marcação do ponto. A peteca poderá ser sacada por qualquer um dos jogadores em quadra pelo fundo da mesma, sem avançar ou invadir as linhas de limitação, sem necessidade de rodízio, deverá ultrapassar a rede pela borda superior, podendo tocá-la. Os saques básicos são : por baixo e  por cima

TOQUE

É realizado com apenas uma das mãos e deve ser batida ou tocada, não valendo, portanto, a chamada “carregada e/ou conduzida”. Não é permitido o contato com as duas mãos juntas e/ou sua intenção de fazê-lo. Os toques básicos são toque: Toque por baixo e toque por cima

 TOQUE POR BAIXO (colocada, defesa, passada)      

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQG7QvdSfaC1EFnT8GEKAgxkylUCbqUG0uIyHyrAOZ2q82chAjVPPf-pD5usyRvSnJ9Hdc&usqp=CAU

Quando do toque por baixo, o movimento do atleta assemelha-se ao ato de pegar alguma coisa no chão, inclinando o corpo para frente.

TOQUE POR CIMA (batida, pingada, ou passada)

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSK8AYokDxQ_Jdk2AGbEymr61Vl-slQG0O62IP2VF2QBqlPly0S_PNnuBclEl8_bbWybKI&usqp=CAU

Quando do toque por cima, o movimento é executado com os braços acima da linha dos ombros e assemelha-se à cortada no voleibol, com a possibilidade de saltos (suspensão) ou não. Em ambas as situações, a peteca deverá passar a rede, em um único toque, para a quadra adversária. O posicionamento das pernas dependerá de cada atleta (destro ou canhoto) com referência ao braço que baterá na peteca, sempre com uma na frente da outra, observando apoio e deslocamento do corpo.

Assista ao vídeo – Como jogar peteca

DESLOCAMENTOS

O deslocamento é um dos mais importantes fundamentos no jogo de peteca. Neste aspecto devemos observar o posicionamento e entendimento dentro de sua área de atuação na quadra, levando-se em conta as características de habilidade e destreza do jogador e a capacidade de decisão nas jogadas de ataque e defesa. Deve-se ficar atento aos exercícios com mudança do pé de apoio e/ou base, durante as ações, promovendo aprimoramento motor para possibilidades de utilização de gestos ambidestros, aspecto que qualifica o praticante, pois aumenta seu domínio de movimentação em relação ao braço que irá definir tais situações no decorrer das partidas.

DESLOCAMENTOS PARA FRENTE E PARA TRÁS

Para o praticante destro, exercícios com dinâmica para canhotos e vice-versa. Combinações em movimento de arremessos, saques e recepção com apenas uma das mãos, utilizando-se bolas de tênis (lado esquerdo e em seguida, direito).

DESLOCAMENTO LATERAL LONGITUDINAL 

Observa-se que a peteca tem um peso que varia de 40 g a 50 g, diâmetro de base de 05 cm, tem uma trajetória muito dinâmica e rápida, exigindo do seu praticante uma percepção aguçada da movimentação em vários tipos de deslocamentos.

TÁTICA DO JOGO

  • Preparar o ponto sem precipitação, criando a oportunidade adequada;
  • Antecipar a jogada;
  • Explorar o lado fraco do adversário;
  • Tomar a iniciativa do jogo;
  • Usar seus pontos fortes (aquelas jogadas que executa bem);
  • Não jogar a peteca na mão dos adversários (peteca a meia altura). 

Assista ao vídeo sobre fundamentos técnicos da Peteca

PROPOSTA DE ATIVIDADE 

Após leitura do texto e assistir aos vídeos explicativos apresentados, converse com seus familiares sobre esse esporte genuinamente brasileiro e de como construir uma peteca artesanal para experimentação do jogo. Desafie alguns deles a construir uma quadra, usando uma corda, fio (rede), giz ou pedaço de gesso para delimitar a quadra. Coloquem em prática tudo o que vocês aprenderam, joguem e divirtam-se bastante. Não deixe de registrar esse momento com fotos e vídeos.

Ciclo da adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementare(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características históricas culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
(GO-EF08EF01) Experimentar os diferentes esportes e seus papéis
(jogador, árbitro e técnico), valorizando o trabalho coletivo e o
protagonismo
(GO-EF06HI07-C) Relacionar os povos antigos do mundo clássico e os povos indígenas originários do atual território americano, brasileiro e goiano;
(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e européias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.