Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Esportes de Invasão: Jogando e Aprendendo Juntos
Esportes de invasão são aqueles em que dois times competem para conquistar o espaço do adversário e marcar pontos. O objetivo principal é invadir o campo ou a quadra do time adversário para fazer gols, cestas ou marcar outros tipos de pontos. O futebol, o basquete e o handebol são ótimos exemplos de esportes de invasão.
Em um jogo de futebol, por exemplo, o time precisa levar a bola até o gol do adversário e marcar pontos, enquanto tenta proteger seu próprio gol. No basquete, a missão é driblar a bola e fazer cestas no aro do outro time. Em todos esses esportes, os jogadores trabalham juntos para avançar e defender, criando estratégias para vencer o jogo e desenvolvendo habilidades importantes, como a cooperação e a comunicação.
Muitos esportes de invasão têm uma longa história e são jogados em várias partes do mundo há muito tempo. Por exemplo, o futebol é um dos esportes mais antigos e populares, com raízes que remontam a diferentes culturas e épocas. Ele começou em diferentes formas em lugares como a Inglaterra. Com o tempo, o futebol se tornou um esporte global, com torcedores apaixonados em todos os continentes.
O basquete, por outro lado, foi inventado nos Estados Unidos por um professor que queria criar um jogo divertido para os alunos durante o inverno. Desde então, o basquete cresceu e se espalhou por todo o mundo, sendo jogado em escolas, parques e grandes arenas esportivas.
Além de serem muito antigos, esses esportes são parte importante da cultura de muitos países. Eles são uma forma de reunir pessoas, celebrar tradições e até mesmo ensinar valores como respeito e fair play. Em muitos lugares, jogar futebol ou basquete é mais do que apenas uma atividade física, é uma maneira de expressar cultura e identidade.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
Se você fosse escolher um esporte de invasão para jogar com seus amigos, qual escolheria e por quê?
QUESTÃO 2
Imagine que você está jogando futebol, qual estratégia você usaria para ajudar seu time a marcar um gol?
QUESTÃO 3
O principal objetivo dos esportes de invasão é
(A) fazer o maior número de passes.
(B) conquistar o espaço do adversário para marcar pontos.
(C) evitar tocar na bola.
(D) driblar os jogadores do próprio time.
QUESTÃO 4
O que os jogadores, tanto de futebol quanto de basquete precisam
(A) evitar chutar a bola.
(B) proteger o gol do adversário.
(C) trabalhar juntos para atacar e defender.
(D) correr sem direção no campo.
QUESTÃO 5
Se você pudesse inventar um novo esporte de invasão, como ele seria e qual nome teria?
Saiba mais
Assista aos vídeos e aprenda um pouco mais…
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021. |