You are currently viewing Educação Física – Esportes de Invasão: Jogando e Aprendendo Juntos

Educação Física – Esportes de Invasão: Jogando e Aprendendo Juntos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Esportes de Invasão: Jogando e Aprendendo Juntos

Esportes de invasão são aqueles em que dois times competem para conquistar o espaço do adversário e marcar pontos. O objetivo principal é invadir o campo ou a quadra do time adversário para fazer gols, cestas ou marcar outros tipos de pontos. O futebol, o basquete e o handebol são ótimos exemplos de esportes de invasão.

Em um jogo de futebol, por exemplo, o time precisa levar a bola até o gol do adversário e marcar pontos, enquanto tenta proteger seu próprio gol. No basquete, a missão é driblar a bola e fazer cestas no aro do outro time. Em todos esses esportes, os jogadores trabalham juntos para avançar e defender, criando estratégias para vencer o jogo e desenvolvendo habilidades importantes, como a cooperação e a comunicação.

Muitos esportes de invasão têm uma longa história e são jogados em várias partes do mundo há muito tempo. Por exemplo, o futebol é um dos esportes mais antigos e populares, com raízes que remontam a diferentes culturas e épocas. Ele começou em diferentes formas em lugares como a Inglaterra. Com o tempo, o futebol se tornou um esporte global, com torcedores apaixonados em todos os continentes.

O basquete, por outro lado, foi inventado nos Estados Unidos por um professor que queria criar um jogo divertido para os alunos durante o inverno. Desde então, o basquete cresceu e se espalhou por todo o mundo, sendo jogado em escolas, parques e grandes arenas esportivas.

Além de serem muito antigos, esses esportes são parte importante da cultura de muitos países. Eles são uma forma de reunir pessoas, celebrar tradições e até mesmo ensinar valores como respeito e fair play. Em muitos lugares, jogar futebol ou basquete é mais do que apenas uma atividade física, é uma maneira de expressar cultura e identidade.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Se você fosse escolher um esporte de invasão para jogar com seus amigos, qual escolheria e por quê?

QUESTÃO 2

Imagine que você está jogando futebol, qual estratégia você usaria para ajudar seu time a marcar um gol?

QUESTÃO 3

O principal objetivo dos esportes de invasão é

(A) fazer o maior número de passes.

(B) conquistar o espaço do adversário para marcar pontos.

(C) evitar tocar na bola.

(D) driblar os jogadores do próprio time.

QUESTÃO 4

O que os jogadores, tanto de futebol quanto de basquete precisam

(A) evitar chutar a bola.

(B) proteger o gol do adversário.

(C) trabalhar juntos para atacar e defender.

(D) correr sem direção no campo.

QUESTÃO 5

Se você pudesse inventar um novo esporte de invasão, como ele seria e qual nome teria?


Saiba mais

Assista aos vídeos e aprenda um pouco mais…

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.

(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.