You are currently viewing Educação Física – Esporte de rede: tênis de mesa

Educação Física – Esporte de rede: tênis de mesa

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Canva

Tênis de mesa

O tênis de mesa é um esporte praticado no mundo todo, tanto de forma recreativa (chamado de “pingue-pongue”) quanto profissional. Ele faz parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A origem do tênis de mesa não é totalmente certa, mas muitos acreditam que ele surgiu na Inglaterra, no século XIX. Nessa época, estudantes e soldados jogavam esse esporte em locais fechados, principalmente no inverno, quando não era possível praticar tênis ao ar livre. O jogo ficou conhecido como “pingue-pongue” por causa do som que a bolinha fazia ao bater na raquete e na mesa. Com o tempo, o nome oficial passou a ser “tênis de mesa”. Em 1926, foi criada a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que instituiu regras oficiais e que até hoje organiza o esporte no mundo todo.

O objetivo do jogo é marcar pontos fazendo a bola passar por cima da rede, quicar na área do adversário e ele não conseguir devolver. Assim como o vôlei e o tênis tradicional, o tênis de mesa é um esporte de rede, onde o espaço do jogo é dividido ao meio por uma rede.

Atualmente, o tênis de mesa é um dos esportes de rede mais rápidos do mundo, com bolas que podem atingir cerca de 200 km/h. Também é considerado um dos esportes que mais exigem raciocínio rápido e tomada de decisões em instantes.

As partidas podem ser jogadas individualmente ou em duplas, tanto por homens quanto por mulheres. Não há tempo fixo: vence quem ganhar 4 sets de um total de 7. Cada set vai até 11 pontos. Se empatar em 10 a 10, é preciso abrir dois pontos de vantagem para vencer.

Para jogar bem, é importante conhecer e treinar os fundamentos básicos do jogo:

Posicionamento do corpo: Estar com o corpo bem posicionado ajuda no equilíbrio, melhora a visão da mesa e facilita a movimentação. Isso permite bater na bola com mais precisão.

Saque: É o movimento que inicia a conquista do ponto. O jogador lança a bola para cima e bate nela, mandando-a para o lado do adversário. Um bom saque influencia toda a jogada. Existem vários tipos de saque, como o curto, concha e o invertido longo.

Empunhadura: É a forma de segurar a raquete. Ela influencia todo o jeito de jogar, pois, quando o atleta se adapta ao seu estilo preferido, ganha mais segurança, velocidade e precisão nos movimentos. Os tipos mais comuns são: clássica, caneta e classineta.

Golpe: É o movimento feito com a raquete para bater na bola, seja para defender ou atacar. Os golpes do tênis de mesa são realizados a partir dos movimentos de forehand (com a palma da mão para a frente) e backhand (com as costas da mão para frente).

O tênis de mesa tem crescido muito no Brasil. Nosso maior destaque é o atleta Hugo Calderano, que fez história em 2025 ao vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Ele derrotou o número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong, e foi o primeiro atleta de fora da Ásia e Europa a conquistar esse título. Um grande orgulho para o esporte brasileiro!

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO TÊNIS DE MESA

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Em 2025, um esporte de rede fez os brasileiros vibrarem de emoção e orgulho. Hugo Calderano entrou para a história ao conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

Fonte: Danilo Borges. Ministério do Esporte. Disponível em: Rio 2016 – Tênis de mesa – Hugo Calderano | Foto: Danilo Bor… | Flickr

O texto afirma que o tênis de mesa é um esporte de rede. Isso está correto porque

(A) os jogadores usam a rede para lançar a bola para o adversário e marcar pontos.

(B) a bola precisa tocar na rede antes de ser rebatida para o lado adversário.

(C) a bola deve ser lançada por cima da rede para o campo adversário.

(D) a rede serve para definir a altura ideal dos golpes durante todo o jogo.

QUESTÃO 2

Leia o texto:

Com base no texto, o sucesso da China no tênis de mesa

(A) depende exclusivamente da sorte de surgirem naturalmente talentos.

(B) é resultado de um sistema esportivo estadual bem estruturado desde a infância.

(C) depende do acaso, já que o sistema de esporte estadual é desvalorizado.

(D) é consequência apenas da grande quantidade de pessoas que praticam o esporte.

QUESTÃO 3

O tênis de mesa é um esporte amplamente dominado por países da Ásia e da Europa, especialmente pela China. Na sua opinião, qual é a importância de um atleta brasileiro, como Hugo Calderano, se destacar internacionalmente em uma modalidade que ainda recebe pouca valorização no Brasil?

QUESTÃO 4

Leia as afirmações abaixo sobre as regras do tênis de mesa e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A duração da partida de tênis de mesa é limitada a, no máximo, 1 hora e no mínimo 30 minutos.

( ) Para vencer qualquer set, o jogador precisa marcar 11 pontos e ter pelo menos 2 de vantagem.

( ) Existem partidas de tênis de mesa que podem ser jogadas em duplas ou individualmente.

( ) Eventualmente, a pontuação de uma partida de tênis de mesa inicia com um saque.

QUESTÃO 5

Os fundamentos são os movimentos básicos que todo praticante precisa aprender para jogar bem um determinado esporte. No tênis de mesa, o fundamento relacionado à forma de segurar a raquete é

(A) o saque.

(B) o posicionamento do corpo.

(C) a empunhadura.

(D) o golpe.

QUESTÃO 6

Esse fundamento envolve estar com os joelhos semiflexionados, corpo ligeiramente inclinado para frente e olhos atentos à movimentação da bola. Ele é fundamental para garantir equilíbrio e agilidade nas jogadas. Com base nas características descritas, estamos falando

(A) do saque.

(B) do posicionamento do corpo.

(C) da empunhadura.

(D) do golpe.

Fonte: arquivo pessoal

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objeto de Conhecimento/ConteúdoEsporte de rede: conceito, regras, normas e fundamentos do tênis de mesa.
Habilidades(GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes.
(EF89EF04) Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas e sistemas de jogo das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte vivenciadas.
ReferênciasConfederação Brasileira de Tênis de Mesa. Disponível em: História do Tênis de Mesa – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (cbtm.org.br).  Acesso em 23 de abril de 2025.
DICIONÁRIO Olímpico. Tênis de Mesa: golpe. Disponível em <https://www.dicionarioolimpico.com.br/tenis-de-mesa/cenario/golpe-2>. Acesso em 23 de abril de 2025.