Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

Tênis de mesa
O tênis de mesa é um esporte praticado no mundo todo, tanto de forma recreativa (chamado de “pingue-pongue”) quanto profissional. Ele faz parte dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A origem do tênis de mesa não é totalmente certa, mas muitos acreditam que ele surgiu na Inglaterra, no século XIX. Nessa época, estudantes e soldados jogavam esse esporte em locais fechados, principalmente no inverno, quando não era possível praticar tênis ao ar livre. O jogo ficou conhecido como “pingue-pongue” por causa do som que a bolinha fazia ao bater na raquete e na mesa. Com o tempo, o nome oficial passou a ser “tênis de mesa”. Em 1926, foi criada a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), que instituiu regras oficiais e que até hoje organiza o esporte no mundo todo.
O objetivo do jogo é marcar pontos fazendo a bola passar por cima da rede, quicar na área do adversário e ele não conseguir devolver. Assim como o vôlei e o tênis tradicional, o tênis de mesa é um esporte de rede, onde o espaço do jogo é dividido ao meio por uma rede.
Atualmente, o tênis de mesa é um dos esportes de rede mais rápidos do mundo, com bolas que podem atingir cerca de 200 km/h. Também é considerado um dos esportes que mais exigem raciocínio rápido e tomada de decisões em instantes.
As partidas podem ser jogadas individualmente ou em duplas, tanto por homens quanto por mulheres. Não há tempo fixo: vence quem ganhar 4 sets de um total de 7. Cada set vai até 11 pontos. Se empatar em 10 a 10, é preciso abrir dois pontos de vantagem para vencer.
Para jogar bem, é importante conhecer e treinar os fundamentos básicos do jogo:
• Posicionamento do corpo: Estar com o corpo bem posicionado ajuda no equilíbrio, melhora a visão da mesa e facilita a movimentação. Isso permite bater na bola com mais precisão.
• Saque: É o movimento que inicia a conquista do ponto. O jogador lança a bola para cima e bate nela, mandando-a para o lado do adversário. Um bom saque influencia toda a jogada. Existem vários tipos de saque, como o curto, concha e o invertido longo.
• Empunhadura: É a forma de segurar a raquete. Ela influencia todo o jeito de jogar, pois, quando o atleta se adapta ao seu estilo preferido, ganha mais segurança, velocidade e precisão nos movimentos. Os tipos mais comuns são: clássica, caneta e classineta.
• Golpe: É o movimento feito com a raquete para bater na bola, seja para defender ou atacar. Os golpes do tênis de mesa são realizados a partir dos movimentos de forehand (com a palma da mão para a frente) e backhand (com as costas da mão para frente).
O tênis de mesa tem crescido muito no Brasil. Nosso maior destaque é o atleta Hugo Calderano, que fez história em 2025 ao vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Ele derrotou o número 1 do mundo, o chinês Lin Shidong, e foi o primeiro atleta de fora da Ásia e Europa a conquistar esse título. Um grande orgulho para o esporte brasileiro!
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO TÊNIS DE MESA
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Em 2025, um esporte de rede fez os brasileiros vibrarem de emoção e orgulho. Hugo Calderano entrou para a história ao conquistar a Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

O texto afirma que o tênis de mesa é um esporte de rede. Isso está correto porque
(A) os jogadores usam a rede para lançar a bola para o adversário e marcar pontos.
(B) a bola precisa tocar na rede antes de ser rebatida para o lado adversário.
(C) a bola deve ser lançada por cima da rede para o campo adversário.
(D) a rede serve para definir a altura ideal dos golpes durante todo o jogo.
QUESTÃO 2
Leia o texto:
Com base no texto, o sucesso da China no tênis de mesa
(A) depende exclusivamente da sorte de surgirem naturalmente talentos.
(B) é resultado de um sistema esportivo estadual bem estruturado desde a infância.
(C) depende do acaso, já que o sistema de esporte estadual é desvalorizado.
(D) é consequência apenas da grande quantidade de pessoas que praticam o esporte.
QUESTÃO 3
O tênis de mesa é um esporte amplamente dominado por países da Ásia e da Europa, especialmente pela China. Na sua opinião, qual é a importância de um atleta brasileiro, como Hugo Calderano, se destacar internacionalmente em uma modalidade que ainda recebe pouca valorização no Brasil?
QUESTÃO 4
Leia as afirmações abaixo sobre as regras do tênis de mesa e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) A duração da partida de tênis de mesa é limitada a, no máximo, 1 hora e no mínimo 30 minutos.
( ) Para vencer qualquer set, o jogador precisa marcar 11 pontos e ter pelo menos 2 de vantagem.
( ) Existem partidas de tênis de mesa que podem ser jogadas em duplas ou individualmente.
( ) Eventualmente, a pontuação de uma partida de tênis de mesa inicia com um saque.
QUESTÃO 5
Os fundamentos são os movimentos básicos que todo praticante precisa aprender para jogar bem um determinado esporte. No tênis de mesa, o fundamento relacionado à forma de segurar a raquete é
(A) o saque.
(B) o posicionamento do corpo.
(C) a empunhadura.
(D) o golpe.
QUESTÃO 6
Esse fundamento envolve estar com os joelhos semiflexionados, corpo ligeiramente inclinado para frente e olhos atentos à movimentação da bola. Ele é fundamental para garantir equilíbrio e agilidade nas jogadas. Com base nas características descritas, estamos falando
(A) do saque.
(B) do posicionamento do corpo.
(C) da empunhadura.
(D) do golpe.

Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Esporte de rede: conceito, regras, normas e fundamentos do tênis de mesa. |
Habilidades | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. (EF89EF04) Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas e sistemas de jogo das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte vivenciadas. |
Referências | Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Disponível em: História do Tênis de Mesa – Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (cbtm.org.br). Acesso em 23 de abril de 2025. DICIONÁRIO Olímpico. Tênis de Mesa: golpe. Disponível em <https://www.dicionarioolimpico.com.br/tenis-de-mesa/cenario/golpe-2>. Acesso em 23 de abril de 2025. |