Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
A esgrima é uma prática pertencente à categoria de lutas, com raízes profundas na história da humanidade.
Ela evoluiu de técnicas de combate com armas brancas, utilizadas para defesa e duelos, para uma arte marcial refinada, tornando-se, posteriormente, uma modalidade esportiva de alto desempenho.
ORIGEM E EVOLUÇÃO
A prática da esgrima remonta às civilizações antigas, como o Egito, a Grécia e Roma, onde o manejo de espadas era essencial para a guerra e a defesa pessoal.
Na Idade Média, a esgrima ganhou relevância na formação de cavaleiros, sendo ensinada como uma habilidade indispensável nos campos de batalha e em duelos.
No Renascimento, com o declínio do uso militar das espadas devido à invenção das armas de fogo, a esgrima passou a ser praticada como uma arte e um símbolo de status.
Os Mestres Europeus passaram a sistematizar técnicas e publicar tratados sobre o manejo da espada, tornando-a mais técnica e refinada.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA ESGRIMA
A palavra esgrima tem suas raízes no termo latino medieval schirmen, que possuía o significado de “defender” ou “proteger”.
Esse termo foi adaptado e incorporado por diferentes línguas europeias ao longo do tempo.
No espanhol, originou a palavra esgrima, enquanto em francês evoluiu para escrime, ambas associadas à prática de combate com armas brancas.
No contexto germânico, o verbo schirmen também era usado para designar o ato de proteger ou guardar, indicando a natureza defensiva da técnica.
ESPORTIVIZAÇÃO DA ESGRIMA
A transformação da esgrima no esporte ocorreu principalmente no século XIX, quando foram determinadas regras formais para competições e equipamentos de segurança, como a máscara, as luvas e o traje protetor.
Essa mudança permitiu que a prática fosse apreciada como uma atividade atlética, promovendo precisão, rapidez e estratégia.
ASPECTOS CULTURAIS
Além do aspecto esportivo, a esgrima carrega significados culturais.
Ela representa valores como disciplina, respeito e honra, preservando a tradição dos duelos enquanto celebra a destreza física e mental.
Reconhecida como um dos esportes olímpicos desde os primeiros Jogos Modernos, em 1896, a esgrima continua a ser valorizada por sua rica herança histórica e pelo desenvolvimento técnico e ético de seus praticantes.
QUESTÃO 01
A esgrima, uma das mais antigas formas de luta, evoluiu de uma técnica de defesa com armas brancas para uma prática histórica, adaptando-se às culturas ao longo do tempo, com raízes profundas na
(A) idade média.
(B) história da humanidade
(C) arte do combate.
(D) modalidade de duelos.
QUESTÃO 02
Durante o Renascimento, a esgrima passou por uma transformação significativa. Com o declínio do uso militar das espadas devido às armas de fogo, ela deixou de ser apenas uma técnica de combate e adquiriu novos significados, ganhando destaque como uma prática refinada e cultural e passou a ser praticada como
(A) uma arte e símbolo.
(B) uma técnica militar.
(C) ferramenta de batalha.
(D) atividade exclusivamente esportiva.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Explique como a esportivização da esgrima no século XIX contribuiu para a segurança dos praticantes.
b) Como a inclusão da esgrima nos Jogos Olímpicos de 1896 reforça sua importância como esporte?
c) Descreva os valores culturais representados pela prática da esgrima e como eles se conectam à sua herança histórica.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Comente sobre a relação entre a precisão, rapidez e estratégia na esgrima como fatores que tornam uma atividade atlética distinta.
b) Quais são aspectos técnicos e éticos da esgrima ao desenvolvimento pessoal de seus praticantes?
c) Avalie a importância dos equipamentos de segurança na prática moderna da esgrima e seu impacto na popularização do esporte.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022. CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014. RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). |