You are currently viewing Educação Física – Esgrima – Características históricas e culturais

Educação Física – Esgrima – Características históricas e culturais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/flGTM/MAFTbxflGTM/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20241209%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20241209T214617Z&X-Amz-Expires=93695&X-Amz-Signature=90e6b873430599d7becbf7f461fb925f1d275c58f55b4eb750371def3931cc0f&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Tue%2C%2010%20Dec%202024%2023%3A47%3A52%20GMT. Acesso: 02 de Dezembro de 2024.

CONCEITO

A esgrima é uma prática pertencente à categoria de lutas, com raízes profundas na história da humanidade.

Ela evoluiu de técnicas de combate com armas brancas, utilizadas para defesa e duelos, para uma arte marcial refinada, tornando-se, posteriormente, uma modalidade esportiva de alto desempenho.

ORIGEM E EVOLUÇÃO

A prática da esgrima remonta às civilizações antigas, como o Egito, a Grécia e Roma, onde o manejo de espadas era essencial para a guerra e a defesa pessoal.

Na Idade Média, a esgrima ganhou relevância na formação de cavaleiros, sendo ensinada como uma habilidade indispensável nos campos de batalha e em duelos.

No Renascimento, com o declínio do uso militar das espadas devido à invenção das armas de fogo, a esgrima passou a ser praticada como uma arte e um símbolo de status.

Os Mestres Europeus passaram a sistematizar técnicas e publicar tratados sobre o manejo da espada, tornando-a mais técnica e refinada.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA ESGRIMA

A palavra esgrima tem suas raízes no termo latino medieval schirmen, que possuía o significado de “defender” ou “proteger”.

Esse termo foi adaptado e incorporado por diferentes línguas europeias ao longo do tempo.

No espanhol, originou a palavra esgrima, enquanto em francês evoluiu para escrime, ambas associadas à prática de combate com armas brancas.

No contexto germânico, o verbo schirmen também era usado para designar o ato de proteger ou guardar, indicando a natureza defensiva da técnica.

ESPORTIVIZAÇÃO DA ESGRIMA

A transformação da esgrima no esporte ocorreu principalmente no século XIX, quando foram determinadas regras formais para competições e equipamentos de segurança, como a máscara, as luvas e o traje protetor.

Essa mudança permitiu que a prática fosse apreciada como uma atividade atlética, promovendo precisão, rapidez e estratégia.

ASPECTOS CULTURAIS

Além do aspecto esportivo, a esgrima carrega significados culturais.

Ela representa valores como disciplina, respeito e honra, preservando a tradição dos duelos enquanto celebra a destreza física e mental.

Reconhecida como um dos esportes olímpicos desde os primeiros Jogos Modernos, em 1896, a esgrima continua a ser valorizada por sua rica herança histórica e pelo desenvolvimento técnico e ético de seus praticantes.


QUESTÃO 01

A esgrima, uma das mais antigas formas de luta, evoluiu de uma técnica de defesa com armas brancas para uma prática histórica, adaptando-se às culturas ao longo do tempo, com raízes profundas na

(A) idade média.

(B) história da humanidade

(C) arte do combate.

(D) modalidade de duelos.

QUESTÃO 02

Durante o Renascimento, a esgrima passou por uma transformação significativa. Com o declínio do uso militar das espadas devido às armas de fogo, ela deixou de ser apenas uma técnica de combate e adquiriu novos significados, ganhando destaque como uma prática refinada e cultural e passou a ser praticada como

(A) uma arte e símbolo.

(B) uma técnica militar.

(C) ferramenta de batalha.

(D) atividade exclusivamente esportiva.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Explique como a esportivização da esgrima no século XIX contribuiu para a segurança dos praticantes.

b) Como a inclusão da esgrima nos Jogos Olímpicos de 1896 reforça sua importância como esporte?

c) Descreva os valores culturais representados pela prática da esgrima e como eles se conectam à sua herança histórica.

QUESTÃO 04

Responda:

a) Comente sobre a relação entre a precisão, rapidez e estratégia na esgrima como fatores que tornam uma atividade atlética distinta.

b) Quais são aspectos técnicos e éticos da esgrima ao desenvolvimento pessoal de seus praticantes?

c) Avalie a importância dos equipamentos de segurança na prática moderna da esgrima e seu impacto na popularização do esporte.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF89EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança  e respeitando o oponente.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. 

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).