Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
Modalidade esportiva classificada como esporte de marca que ganhou muita popularidade nas últimas duas décadas, com uma significativa participação de jovens.
Praticada em ambientes especificamente projetados e preparados para competições de alto nível.
Estes locais são conhecidos como “paredes de escalada” ou “muros de escalada” e podem ser encontrados em várias partes do mundo.
ASPECTOS HISTÓRICOS
A escalada esportiva, como a conhecemos hoje, evoluiu a partir de diversas formas de escalada que têm sido praticadas há séculos.
ESCALADA TRADICIONAL: Desde tempos antigos, a escalada de rochas era praticada como parte de atividades de montanhismo e exploração.
Os alpinistas escalavam rochas utilizando equipamentos mínimos, muitas vezes apenas botas e cordas de cânhamo.
SÉCULO XIX e INÍCIO do SÉCULO XX: Na Europa, especialmente nos Alpes, a escalada começou a se desenvolver como uma atividade recreativa e esportiva. Exploradores e alpinistas começaram a desenvolver técnicas e equipamentos mais avançados.
A partir dessa década a Escalada esportiva começou a se diferenciar da escalada tradicional com o uso de proteção fixa, como grampos e parafusos, colocados permanentemente nas paredes de escalada.
Isso permitiu aos escaladores focarem mais nas habilidades técnicas e menos na colocação de proteção durante a subida.
DESENVOLVIMENTO GLOBAL
A França é frequentemente creditada como o berço da escalada esportiva moderna. Lugares como Buoux e Verdon Gorge tornaram-se centros importantes para a prática do esporte.
Escaladores franceses como Patrick Edlinger e Jean-Baptiste Tribout foram pioneiros em empurrar os limites da dificuldade nas rotas de escalada esportiva, difundindo-a rapidamente pelo mundo.
A introdução de academias de escalada indoor também ajudou a popularizar o esporte, tornando-o mais acessível a pessoas em áreas urbanas.
ESCALADA ESPORTIVA COMO ESPORTE OLÍMPICO
COMPETIÇÕES E OLIMPÍADAS: A escalada esportiva evoluiu para incluir competições organizadas, com formatos específicos como: boulder (escalada em blocos), lead ( escalada guiada) e speed (escalada de velocidade).
Em 2020, teve sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio, marcando um reconhecimento significativo do esporte em nível global.
QUESTÃO 01
A escalada esportiva foi projetada para ser realizada em locais e ambientes especialmente preparados para competições de alto nível, geralmente praticada em
(A) florestas densas
(B) praias rasas.
(C) paredes de escalada.
(D) trilhas de montanhas.
QUESTÃO 02
A escalada esportiva estabeleceu-se no início do século XX, na região dos Alpes (Europa) como uma prática tanto recreativa quanto esportiva. Exploradores e alpinistas dedicaram-se ao desenvolvimento de novas técnicas e ao aprimoramento dos equipamentos, transformando e incorporando-a em competições organizadas com a concepção de três formatos específicos conhecidos como
(A) boulder, lead e speed.
(B) boulder, sprint e endurance.
(C) lead, sprint e endurance.
(D) speed, endurance e boulder.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Como a escalada esportiva se diferencia da escalada tradicional, e quais mudanças ocorreram a partir do século XIX?
b) Qual o impacto dos escaladores franceses Patrick Edlinger e Jean-Baptiste Tribout no desenvolvimento e popularização da escalada esportiva?
QUESTÃO 04
Responda:
a) Como a introdução de academias de escalada indoor influenciou a acessibilidade e a popularidade da escalada esportiva?
b) Qual a importância da estreia da escalada esportiva nas Olimpíadas de Tóquio 2020 para o reconhecimento global do esporte?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (GO-EF09EF02) Praticar esportes de marca, precisão, invasão, rede, parede, campo e taco. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |