ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Disponível em:https://br.freepik.com/vetores-gratis/jovem-se-equilibrando-na-corda-do-slackline_19714871.htm#query=slackline&position=9&from_view=search&track=sph Acesso, 10/10/2022.
EQUILÍBRIO E DIVERSÃO NO SLACKLINE
AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA SÃO ATIVIDADES QUE ACONTECEM EM AMBIENTES AO AR LIVRE, COMO FLORESTAS, MONTANHAS, RIOS E CAMPOS. ESSAS ATIVIDADES PROPORCIONAM UMA CONEXÃO DIRETA COM A NATUREZA, DESAFIANDO OS PRATICANTES FÍSICA E MENTALMENTE E ESTIMULANDO A PRESERVAÇÃO.
JÁ AS PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA ACONTECEM EM AMBIENTES URBANOS, ONDE A PAISAGEM URBANA SE TORNA O CENÁRIO PARA DESAFIOS E ATIVIDADES FÍSICAS. ESSAS PRÁTICAS INCORPORAM ELEMENTOS DO AMBIENTE URBANO, CRIANDO EXPERIÊNCIAS EMOCIONANTES.
VAMOS FALAR SOBRE O SLACKLINE, UMA PRÁTICA QUE PODE ACONTECER TANTO EM ZONAS URBANAS QUANTO NA NATUREZA, QUE TEVE INICIO A PARTIR DA DÉCADA DE 60, NOS EUA, NOS CAMPOS DE ESCALADA DO VALE DE YOSEMITE. OS ESCALADORES PASSAVAM SEMANAS ACAMPADOS EM BUSCA DE NOVAS ÁREAS DE ESCALADA. NOS TEMPOS VAGOS OU QUANDO A CHUVA ATRAPALHAVA, ELES ESTICAVAM AS SUAS FITAS, ATRAVÉS DOS EQUIPAMENTOS, PARA TREINAR O ESQUILÍBRIO E CAMINHAR. COM ISSO, PERCEBERAM QUE SUA POSTURA TAMBÉM MELHORAVA, FACILITANDO A PRÁTICA DA ESCALADA. ASSIM SURGIU O SLACKLINE.
O SLACKLINE É UM ESPORTE QUE CONSISTE EM EQUILIBRAR-SE SOBRE UMA FITA SUSPENSA ACIMA DO SOLO E FIXADA EM DOIS PONTOS. O OBJETIVO DO É ATRAVESSAR A FITA E, EM ALGUNS CASOS, REALIZAR MANOBRAS SOBRE ELA.
ESSA ATIVIDADE FÍSICA TEM A CAPACIDADE DE ALIAR BENEFÍCIOS FÍSICOS E MENTAIS. COMO EXIGE EQUILÍBRIO, É PRECISO QUE O ATLETA TENHA CONCENTRAÇÃO AO REALIZÁ-LO, TRABALHANDO A MENTE E O CORPO SIMULTANEAMENTE. ALÉM DISSO, ESSA TÉCNICA ALIA VELOCIDADE DE REAÇÃO, CONSCIÊNCIA CORPORAL E COORDENAÇÃO. AVENTURE-SE NO SLACKLINE.
QUESTÃO 1
SOBRE A ORIGEM DO SLACKLINE, COMPLETO O TEXTO A SEGUIR COM AS PALAVRAS DA TABELA.
Fonte: cana.com
CHUVA | ESCALADA | EQUILÍBRIO | SEMANAS | SLACKLINE | ESPORTE |
O _________________________ INICIOU-SE A PARTIR DA DÉCADA DE 60, NOS EUA, NOS CAMPOS DE ESCALADA DO VALE DE YOSEMITE. OS ESCALADORES PASSAVAM ____________________________ ACAMPANDOS EM BUSCA DE NOVAS ÁREAS DE ESCALADA. NOS TEMPOS VAGOS OU QUANDO A ____________________________ ATRAPALHAVA, ELES ESTICAVAM AS SUAS FITAS, ATRAVÉS DOS EQUIPAMENTOS, PARA TREINAR O ______________________________ E CAMINHAR. COM ISSO, PERCEBERAM QUE SUA POSTURA TAMBÉM MELHORAVA, FACILITANDO A PRÁTICA DA ____________________________. ASSIM SURGIU O __________________________.
QUESTÃO 2
AGORA ENCONTRE AS MESMAS PALAVRAS QUE VOCÊ USOU PARA COMPLETAR O TEXTO NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO.
CHUVA | ESCALADA | EQUILÍBRIO | SEMANAS | SLACKLINE |
E | Q | W | E | R | T | S | Y | U | S | I | O |
S | C | H | U | V | A | L | A | S | E | F | G |
C | F | Z | X | C | V | A | B | N | M | Q | W |
A | P | O | I | U | Y | C | T | R | A | X | C |
L | A | S | D | F | G | K | G | B | N | S | N |
A | A | Y | W | F | G | L | W | D | A | V | B |
D | Z | X | C | V | B | I | N | R | S | W | Q |
A | Q | W | E | R | T | N | V | B | N | J | K |
E | S | P | O | R | T | E | S | X | C | V | M |
Z | X | C | V | B | N | H | R | S | V | N | M |
S | D | E | Q | U | I | L | Í | B | R | I | O |
P | O | I | U | U | Y | T | R | E | W | Q | A |
QUESTÃO 3
EXISTEM 2 TIPOS DE PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA, QUANDO CLASSIFICADAS EM RELAÇÃO AO LUGAR ONDE SÃO PRATICADOS. CITE CADA UMA DELAS.
QUESTÃO 4
COMO O SLACKLINE BENEFICIA TANTO O CORPO QUANTO A MENTE?
(A) O SLACKLINE FOCA APENAS NA VELOCIDADE DE REAÇÃO.
(B) A ATIVIDADE NÃO EXIGE CONCENTRAÇÃO DO PRATICANTE.
(C) O SLACKLINE TRABALHA A MENTE E O CORPO SIMULTANEAMENTE, EXIGINDO EQUILÍBRIO, CONCENTRAÇÃO E COORDENAÇÃO.
(D) A TÉCNICA DO SLACKLINE NÃO REQUER CONSCIÊNCIA CORPORAL.
SAIBA MAIS
Canal Livia Analy Rezende Amancio “Práticas Corporais de Aventura”. Disponível em: <https://youtu.be/Bfxqp_RZqlo> acesso em 17, nov, 2022.
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidade: | (GO-EF03EF21) Vivenciar práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, explorando espaços e materiais que possam ser adaptados para as vivências, desenvolvendo atitudes e mudanças de comportamento acerca do cuidado e da conservação dos espaços públicos. |
Referências | Base Nacional Comum curricular(BNCC). DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019. Vivaslack, disponível em: < https://vivaslack.com.br/ > , acesso em 13, out, 2022. BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011. CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15 SET 2022. |