Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação Física foi veiculada na TV no dia 23/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
Na aula de hoje vamos entender o que são os jogos, como eles se assemelham e se diferem das brincadeiras, vamos aprender jogos novos que auxiliam no desenvolvimento do raciocínio e vamos criar um jogo inspirado num quadro da TV.
Assista a videoaula abaixo, com a temática: Entender, aprender e criar jogos!
Que bom te ver aqui no Conexão Escola novamente! Espero que esteja gostando do nosso conteúdo e que esteja preparado para tudo o que te espera na aula de hoje! Hoje, vamos falar sobre Jogos, em especial sobre jogos que você pode se desafiar e se divertir sem precisar sair de casa, perfeitos para um dia de chuva, por exemplo, quando jogar ao ar livre se torna inviável.
Os jogos, assim como as brincadeiras, podem nos ensinar novas habilidades, desenvolver deixando ainda melhores habilidades que já possuímos ou simplesmente nos divertir. Mas, ao contrário do que estudamos nas brincadeiras, os jogos possuem várias regras, essas regras costumam ser mais complicadas que as regras que vimos nas brincadeiras, e, geralmente, as regras de um jogo funcionam de forma integrada, ou seja, uma complementa a outra. Uma outra característica marcante dos jogos é que, neles já começamos a observar o caráter de disputas, ou seja, ao final de um jogo sempre existe um vencedor. A existência das disputas é o que faz com que as regras dos jogos, ao contrário das regras das brincadeiras, sejam inflexíveis. Em outras palavras: as regras de um jogo precisam ser iguais e fixas para todos os participantes envolvidos numa disputa, ao longo de todo o período para que se mantenham condições justas de vitória para todos os jogadores.
ATIVIDADE 1
Na nossa primeira atividade de hoje vamos entender um pouco sobre os jogos de tabuleiro, como, por exemplo, o Jogo de Dama. Você sabia que o Jogo de Dama é mais antigo que a Era Cristã? Estudiosos afirmam que o Jogo de Damas surgiu no Egito 2000 a.C. (antes de Cristo nascer) e que esse jogo recebeu esse nome porque foi um jogo criado para a prática feminina, ou seja, quando esse jogo surgiu somente as Damas (mulheres) jogavam. Ao longo das grandes expansões históricas e das rotas de comércio o povo egípcio foi tendo contato com outros povos como os gregos e os árabes e aos poucos o Jogo de Damas foi se tornando conhecido no mundo todo. Hoje ele é praticado por homens, mulheres e crianças do mundo todo, contando com competições locais, regionais, nacionais e até internacionais regidas por regras oficiais. No vídeo abaixo você vai aprender as regras básicas do Jogo de Damas e logo abaixo do vídeo você verá a imagem de um tabuleiro, assim, caso você queira jogar e ainda não tenha um tabuleiro, você poderá construir seu tabuleiro aí na sua casa usando, para isso, somente papel, tesoura e material para desenhar e colorir.
Veja as regras do Jogo de Damas:
Veja o tabuleiro do Jogo de Damas:
ATIVIDADE 2
Outro grupo muito amplo de jogos são os Jogos de Carteado, ou seja, jogos que utilizam cartas para acontecer, tais como:
- Jogo da Memória
- Jogo de Caixeta
- Jogo de Paciência, dentre vários outros
Na nossa segunda atividade de hoje vamos falar de um jogo famoso e muito divertido: vamos falar do Uno!
O objetivo desse jogo é descarregar todas as cartas da sua mão antes dos demais jogadores, mas para isso uma série de regras devem ser seguidas, tais como:
- Sequência de jogo
- As regras de descarte de carta
- Reagir ou usar as cartas de ação (cada uma tem um poder diferente) para criar estratégias de jogo que aumentem suas chances de ganhar, ao mesmo tempo em que diminuem as chances de vitória dos seus adversários.
No vídeo a seguir você vai aprender como jogar Uno:
Caso você ainda não tenha o jogo Uno você pode jogar usando um baralho comum, no baralho comum o jogo que equivale ao Uno recebe o nome de Mau-Mau. Veja como jogar Mau-Mau no vídeo a seguir:
ATIVIDADE 3
Você sabe o que é um Quiz?
Quiz é todo e qualquer jogo que envolva uma dinâmica de perguntas e respostas. Os jogos do tipo Quiz, são uma ótima pedida pra te ajudar a estudar e exercitar seus conhecimentos sobre um assunto de qualquer matéria da escola. Vários programas de TV e filmes fazem uso dos jogos de perguntas e respostas. Em 2009 um filme sobre um Quis foi indicado a 09 prêmios do Oscar (o maior prêmio do cinema mundial) e das 09 categorias nas quais concorreu, o filme ganhou em 05 delas, dentre elas o de melhor filme daquele ano. Ficou interessado no filme? Se você tiver Netflix aí na sua casa, lá tem! O nome do filme é “Quem quer ser um milionário?”.
Além dos jogos de pergunta e resposta outra febre mundial são os jogos eletrônicos ou digitais. Eles surgiram junto com os computadores, inicialmente permitiam somente um jogador, na modalidade on-line, disputando contra o próprio computador. Anos mais tarde surgiram os videogames com 02 controles, permitindo assim que você jogasse um jogo eletrônico disputando no videogame contra um amigo seu que comandava ou outro controle (aí você podia jogar sozinho, disputando contra o videogame ou com 02 controles, disputando contra o seu amigo). Muitos anos mais tarde, com o surgimento da internet e a popularização dela vieram os jogos digitais em rede, que além de terem muito mais qualidade nas suas imagens, possibilitam um jogador no Brasil (conectado à internet) jogar contra um oponente de qualquer outro lugar no mundo (desde que esse oponente também esteja conectado à internet).
E se nós mostrássemos um jogo digital com um jogo de perguntas e respostas? Como ficaria?
Hora de jogar moçada! Clique no link abaixo e descubra quanto você ganharia se participasse do quadro “Quem quer ser um milionário?”. Boa diversão e boa sorte!
http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/quem-quer-ser-um-milionario/
RELEMBRANDO!!!!!!!
Na aula de hoje aprendermos:
- A diferença entre os jogos e as brincadeiras
- Que os jogos se parecem com as brincadeiras por serem divertidos e por nos ensinarem habilidades novas ou nos deixar ainda melhores em habilidades que já temos
- Que os jogos se diferenciam das brincadeiras por terem mais regras, regras mais elaboradas e caráter e eventos de competição
- Aprendemos sobre o Jogo de Damas
- Aprendemos o Jogo Uno e seu parente mais próximo do baralho tradicional: o Jogo Mau-Mau
- Aprendemos sobre o surgimento e a evolução dos jogos eletrônicos e praticamos um jogo eletrônico de perguntas e respostas que já foi tema de um premiadíssimo filme de cinema: o jogo “Quem quer ser um milionário?”
Ciclo da infância e adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares | (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não. |