You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – ELEMETOS DA DANÇA E AS BRINCADEIRAS CANTADAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – ELEMETOS DA DANÇA E AS BRINCADEIRAS CANTADAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


ELEMETOS DA DANÇA E AS BRINCADEIRAS CANTADAS

A DANÇA É UMA ARTE QUE USA OS MOVIMENTOS DO CORPO, O ESPAÇO E O TEMPO PARA SE EXPRESSAR, IGUAL AOS PERSONAGENS DE CONTOS DE FADAS QUE DANÇAM EM SEUS CASTELOS ENCANTADOS. CADA UM DESSES ELEMENTOS É MUITO IMPORTANTE PARA CRIAR UMA COREOGRAFIA E CONTAR UMA HISTÓRIA MÁGICA, COM É O CASO DAS BRINCADEIRAS CANTADAS QUE FAZEM O CORPO MEXER E REMEXER E AINDA TRAZEM MUITA CULTURA EM SUAS LETRAS.

O MOVIMENTO DO CORPO É A PARTE PRINCIPAL DA DANÇA, COMO QUANDO OS SUPER-HERÓIS PULAM E GIRAM PARA SALVAR O DIA. ELE INCLUI TODAS AS POSTURAS E MOVIMENTOS FEITOS DURANTE A DANÇA. É ATRAVÉS DESSES MOVIMENTOS QUE O DANÇARINO CONSEGUE MOSTRAR SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, COMO QUANDO A PRINCESA DANÇA FELIZ NO BAILE.

O ESPAÇO É O LUGAR ONDE A DANÇA ACONTECE, COMO O PALCO DE UM TEATRO OU O QUINTAL DE UMA CASA. PODE SER UM LUGAR MÁGICO, COMO O REINO DOS ELFOS, OU UM LUGAR COMUM, COMO O PLAYGROUND DA ESCOLA. O DANÇARINO SE MOVIMENTA DENTRO DESSE ESPAÇO, FAZENDO SEUS PASSOS DE DANÇA.

O TEMPO É O QUE CRIA O RITMO DA DANÇA, COMO A BATIDA DE UMA MÚSICA DIVERTIDA QUE TOCA NA FESTA DE ANIVERSÁRIO. A MÚSICA AJUDA A CRIAR ESSE RITMO, FAZENDO UMA COMBINAÇÃO PERFEITA ENTRE MOVIMENTO E SOM. O TEMPO FAZ COM QUE A DANÇA TENHA UMA CADÊNCIA, COMO SE FOSSE UMA BATIDA QUE GUIA OS MOVIMENTOS, IGUAL AO RELÓGIO MÁGICO QUE MARCA A MEIA-NOITE NO BAILE DA CINDERELA.

ENTÃO, QUANDO DANÇAMOS, USAMOS O MOVIMENTO DO CORPO, O ESPAÇO AO NOSSO REDOR E O TEMPO DA MÚSICA PARA CONTAR UMA HISTÓRIA E MOSTRAR COMO ESTAMOS NOS SENTINDO. E O MAIS LEGAL É QUE CADA UM DESSES ELEMENTOS AJUDA A TORNAR A DANÇA AINDA MAIS ESPECIAL E EMOCIONANTE, COMO SE ESTIVÉSSEMOS VIVENDO UMA AVENTURA INCRÍVEL EM UM MUNDO ENCANTADO!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

IMAGINE UMA DANÇA ACONTECENDO EM UM LUGAR MÁGICO COMO UM CASTELO OU UM PARQUE. DESENHE ESSE LUGAR E ESCREVA UM NOME PARA ESSE MOMENTO.

QUESTÃO 2

PENSE EM UMA MÚSICA QUE VOCÊ GOSTA E IMAGINE COMO VOCÊ DANÇARIA AO RITMO DESSA MÚSICA. ESCREVA O NOME DA MÚSICA QUE VOCÊ PENSOU.

QUESTÃO 3

O ESPAÇO É O LUGAR ONDE A DANÇA ACONTECE, COMO

(A) O CADERNO DE ESCOLA.

(B) O PALCO DE UM TEATRO OU O QUINTAL DE UMA CASA.

(C) A TELA DA TV.

(D) O LIVRO DE HISTÓRIAS.

QUESTÃO 4

O MOVIMENTO DO CORPO NA DANÇA É IMPORTANTE PORQUE ELE

(A) NOS FAZ CORRER RÁPIDO.

(B) PERMITE QUE O DANÇARINO MOSTRE SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS.

(C) NOS DEIXA COM FOME.

(D) FAZ A MÚSICA TOCAR MAIS ALTO.

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF01EF11) Conhecer, experimentar e fruir diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como: rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais.
(GO-EF01EF13) Conhecer e vivenciar várias formas de dança, principalmente de livre interpretação, para experimentar, (re)conhecer e identificar a natureza motriz individual a partir do seu próprio corpo e o do outro, para relacionar-se com o universo rítmico e seu potencial artístico e criativo, buscando o movimento dançado.
Referências: KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993.
BITTENCOURT, Alessandra Torres. Atividades rítmicas e dança. Curitiba: IESD, 2020.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.