Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA
A dança de salão, assim como outras formas de dança, é formada por três elementos principais que compõem sua estrutura: movimento corporal, espaço e tempo.
Cada um desses componentes desempenha um papel fundamental na criação e execução de uma coreografia.
MOVIMENTO CORPORAL
Este elemento está diretamente relacionado aos movimentos realizados pelo corpo.
A dança envolve diferentes tipos de movimentos que podem ser classificados em três categorias principais:
- Movimento Potencial: Refere-se aos momentos em que o corpo está em pausa, sem se mover, mas ainda assim fazendo parte da dinâmica da dança.
- Movimento Liberado: São os movimentos realizados com o corpo em espaço, ou seja, quando há deslocamento físico.
FAMÍLIAS DE MOVIMENTO Esses movimentos são agrupados de acordo com seu tipo e função dentro da coreografia. |
TRANSFERÊNCIA DE PESO | Quando o dançarino muda seu peso de uma perna para a outra. |
LOCOMOÇÕES | Movimentos que envolvem deslocamento no espaço, como andar ou correr. |
SALTOS E ELEVAÇÕES | Movimentos em que o dançarino sai do chão. |
VOLTAS E QUEDAS | Movimentos que envolvem giro ou descida controlada. |
ESPAÇO
O espaço na dança de salão refere-se ao trajeto percorrido pelo corpo durante a dança. Esse elemento abrange a cinesfera, que é o espaço individual ao redor do corpo, determinado pela extensão dos membros superiores e inferiores.
O uso do espaço pode ser descrito de várias maneiras:
- Direções: Refere-se às orientações em que o corpo pode se mover no espaço, como (cima, baixo, para os lados, frente, trás e diagonais).
- Dimensões: A dança pode ser realizada em diferentes tamanhos de movimento. Isso pode ser (pequeno, médio ou grande), dependendo da amplitude do movimento.
- Níveis: Refere-se à altura do movimento, podendo ser baixo (no chão), médio (no nível do corpo) ou alto (elevações).
- Extensões: Refere-se à distância que o dançarino percorre durante os movimentos, podendo ser (perto, médio ou longe do corpo).
TEMPO
O tempo na dança de salão é fundamental, pois está diretamente relacionado à sincronização dos movimentos com a música.
O tempo determina a velocidade e o ritmo da dança, essencial para a harmonia entre os dançarinos e a música.
- Compasso Musical: A velocidade do compasso (lento, moderado ou rápido) é o que define o ritmo da dança.
- Ritmo: O ritmo da música e a cadência dos passos precisam estar perfeitamente alinhados para que a dança flua.
Esses três elementos – movimento corporal, espaço e tempo – são interdependentes e se combinam para criar a beleza e a emoção da dança de salão.
Quando bem explorados, eles transformam os passos em uma verdadeira arte, com fluidez, técnica e expressividade.
Compreender como esses elementos se relacionam é essencial para qualquer dançarino, pois são a base para a criação de performances inesquecíveis e envolventes.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE O TEMA
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 01
A dança envolve uma variedade de movimentos que podem ser classificados em três tipos principais. Essas classificações são essenciais para a criação de uma coreografia coesa e expressiva, permitindo aos dançarinos transmitir a música de forma harmoniosa. As três principais classificações dos movimentos na dança são
(A) potencial, liberado e famílias de movimentos.
(B) rápido, lento e moderado.
(C) fixo, fluido e recuperado.
(D) estático, contínuo e avançado.
QUESTÃO 02
O tempo na dança de salão é fundamental, pois está diretamente relacionado à sincronização dos movimentos com a música. O compasso musical define a velocidade da dança, e o ritmo precisa estar alinhado com a cadência dos passos para que a dança flua de forma harmônica. O tempo na dança de salão está diretamente relacionado à
(A) velocidade da dança e ao ritmo.
(B) tipo de música e aos passos.
(C) execução sem a música.
(D) mudanças no ritmo durante a dança.
QUESTÃO 03
Associe as colunas, relacionando os conceitos aos elementos constitutivos da dança.
COLUNA A | COLUNA B |
---|---|
01. Ritmo | ( ) Velocidade da música que pode ser lenta, moderada ou rápida. |
02. Compasso musical | ( ) Sincronização dos movimentos dos dançarinos com a música. |
03. Sincronização dos passos | ( ) A base temporal da dança. |
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto com as palavras do quadro abaixo alusivas ao ritmo na dança.
VELOCIDADE | ENERGIA | RITMO | BASE | SOM |
O ________________________________ é um dos elementos mais essenciais da dança, pois estabelece a ______________________________ temporal sobre a qual os movimentos são executados. Ele é a estrutura que organiza o ________________________________, criando uma cadência que guia o dançarino. O ritmo da música não é apenas uma sequência de batidas, mas também uma sensação que transmite a ___________________________ e a fluidez de cada movimento. Para que a dança seja bem-sucedida, a cadência dos passos deve estar perfeitamente alinhada com a música, ou seja, cada movimento deve ser executado de acordo com a _____________________________ e a intensidade das batidas.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira | |
Formação | Educação Física | |
Componentes Curriculares | Educação Física | |
Objeto do conhecimento / Conteúdo | Danças do Brasil e do mundo | |
Habilidades | (GO-EF09EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das diversas danças vivenciadas, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. | |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 9º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 9º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.- (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796 p. Santos, M. M. (2013). A dança e os seus elementos: Corpo, movimento, espaço e tempo. Editora Vozes. Cunningham, M., & Leland, J. (1999). A dança e o movimento: O corpo em ação. Editora Perspectiva. Shafir, A. (2010). Elementos da dança: A dança como linguagem. Editora Unesp. Banes, S. (1987). Dança moderna e seus fundamentos: Teoria e prática. Editora Cultrix. |