You are currently viewing Educação Física – Dinâmica das lutas – Imprevisibilidade e Alvo móvel
Two female judo practitioners holding each other trying to throw each other to the ground.

Educação Física – Dinâmica das lutas – Imprevisibilidade e Alvo móvel

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/CNf3Q/MAEJeMCNf3Q/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240522%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240522T200427Z&X-Amz-Expires=93384&X-Amz-Signature=968543b6f20e6bdbd9e755bda4111d641c2d15482874f6b879930b108f747948&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Thu%2C%2023%20May%202024%2022%3A00%3A51%20GMT. Acesso: 23 de maio de 2024.

IMPREVISIBILIDADE

A imprevisibilidade na luta refere-se à capacidade de ser imprevisível para o oponente, de maneira que ele não consiga antecipar seus movimentos, estratégias ou técnicas. Isso pode ser alcançado através de várias maneiras:

Variedade de Técnicas: Usar uma ampla gama de técnicas e ataques, alternando entre diferentes estilos e métodos de combate.

Mudança de Ritmo: Variar o ritmo dos ataques e defesas para confundir o oponente. Alternar entre movimentos rápidos e lentos pode desorientar e criar oportunidades.

Fintas e Enganos: Utilizar fintas, movimentos falsos e mudanças de direção para enganar o adversário e abrir brechas em sua defesa.

Adaptação: Ser capaz de adaptar rapidamente sua estratégia em resposta às ações do oponente, mostrando uma resposta flexível e inesperada às suas táticas.

ALVO MÓVEL (OPONENTE)

A ideia de um “alvo móvel” refere-se ao conceito de que o oponente não é estático e está constantemente em movimento, tentando evitar ataques e encontrar oportunidades para contra-atacar.

Para lidar com um alvo móvel, são necessárias várias habilidades e estratégias:

Movimentação e Posicionamento: Desenvolver uma movimentação eficiente e fluida é crucial para permanecer fora da linha de ataque do oponente enquanto se posiciona para desferir ataques eficazes.

Antecipação e Leitura do Oponente: Ser capaz de ler e prever os movimentos do adversário, antecipando suas intenções para ajustar sua própria estratégia em tempo real.

Tempo e Distância: Dominar o controle do tempo e da distância, conhecendo quando se aproximar ou recuar, e cronometrando seus ataques para pegar o oponente em momentos vulneráveis.

Fintas e Distrações: Usar movimentos de distração e fintas para fazer o oponente reagir de maneira previsível, criando oportunidades para ataques bem-sucedidos.

SINERGIA ENTRE IMPREVISIBILIDADE E ALVO MÓVEL

A combinação de imprevisibilidade e a noção de um alvo móvel cria um ambiente dinâmico e fluido onde a adaptação constante é necessária.

A imprevisibilidade dificulta a tarefa do oponente de prever e responder eficazmente aos seus movimentos, enquanto entender e responder a um alvo móvel exige um ajuste contínuo de sua própria estratégia.

Esta dinâmica constante é central para muitos sistemas de combate e pode ser a diferença entre vitória e derrota.


QUESTÃO 01

No contexto da luta, a imprevisibilidade apresenta como principal característica

(A) surpreender o oponente.

(B) invariabilidade das técnicas.

(C) permitir antecipação.

(D) passividade nas investidas.

QUESTÃO 02

A concepção de um “alvo móvel” exige estratégias e técnicas utilizadas por um lutador durante um combate, como

(A) permanecer estático e esperar o ataque.

(B) desenvolver movimentação fluida para evitar ataques.

(C) ignorar o oponente e focar em ataques diretos.

(D) manter distância constante e ignorar as ações.

QUESTÃO 03

Responda:

Discorra sobre como a imprevisibilidade e o alvo móvel podem ser integradas de forma eficaz em uma estratégia de combate para maximizar a vantagem sobre o oponente.

QUESTÃO 04

Responda:

Na luta, a imprevisibilidade é a habilidade de surpreender o oponente, tornando difícil para ele antecipar seus movimentos, estratégias ou técnicas. De que maneira isso pode ser alcançado?

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Campos, Luiz Antônio Silva, 1956-Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea Paulista, SP:Fontoura,2014.

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022.