Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
IMPREVISIBILIDADE
A imprevisibilidade na luta refere-se à capacidade de ser imprevisível para o oponente, de maneira que ele não consiga antecipar seus movimentos, estratégias ou técnicas. Isso pode ser alcançado através de várias maneiras:
Variedade de Técnicas: Usar uma ampla gama de técnicas e ataques, alternando entre diferentes estilos e métodos de combate.
Mudança de Ritmo: Variar o ritmo dos ataques e defesas para confundir o oponente. Alternar entre movimentos rápidos e lentos pode desorientar e criar oportunidades.
Fintas e Enganos: Utilizar fintas, movimentos falsos e mudanças de direção para enganar o adversário e abrir brechas em sua defesa.
Adaptação: Ser capaz de adaptar rapidamente sua estratégia em resposta às ações do oponente, mostrando uma resposta flexível e inesperada às suas táticas.
ALVO MÓVEL (OPONENTE)
A ideia de um “alvo móvel” refere-se ao conceito de que o oponente não é estático e está constantemente em movimento, tentando evitar ataques e encontrar oportunidades para contra-atacar.
Para lidar com um alvo móvel, são necessárias várias habilidades e estratégias:
Movimentação e Posicionamento: Desenvolver uma movimentação eficiente e fluida é crucial para permanecer fora da linha de ataque do oponente enquanto se posiciona para desferir ataques eficazes.
Antecipação e Leitura do Oponente: Ser capaz de ler e prever os movimentos do adversário, antecipando suas intenções para ajustar sua própria estratégia em tempo real.
Tempo e Distância: Dominar o controle do tempo e da distância, conhecendo quando se aproximar ou recuar, e cronometrando seus ataques para pegar o oponente em momentos vulneráveis.
Fintas e Distrações: Usar movimentos de distração e fintas para fazer o oponente reagir de maneira previsível, criando oportunidades para ataques bem-sucedidos.
SINERGIA ENTRE IMPREVISIBILIDADE E ALVO MÓVEL
A combinação de imprevisibilidade e a noção de um alvo móvel cria um ambiente dinâmico e fluido onde a adaptação constante é necessária.
A imprevisibilidade dificulta a tarefa do oponente de prever e responder eficazmente aos seus movimentos, enquanto entender e responder a um alvo móvel exige um ajuste contínuo de sua própria estratégia.
Esta dinâmica constante é central para muitos sistemas de combate e pode ser a diferença entre vitória e derrota.
QUESTÃO 01
No contexto da luta, a imprevisibilidade apresenta como principal característica
(A) surpreender o oponente.
(B) invariabilidade das técnicas.
(C) permitir antecipação.
(D) passividade nas investidas.
QUESTÃO 02
A concepção de um “alvo móvel” exige estratégias e técnicas utilizadas por um lutador durante um combate, como
(A) permanecer estático e esperar o ataque.
(B) desenvolver movimentação fluida para evitar ataques.
(C) ignorar o oponente e focar em ataques diretos.
(D) manter distância constante e ignorar as ações.
QUESTÃO 03
Responda:
Discorra sobre como a imprevisibilidade e o alvo móvel podem ser integradas de forma eficaz em uma estratégia de combate para maximizar a vantagem sobre o oponente.
QUESTÃO 04
Responda:
Na luta, a imprevisibilidade é a habilidade de surpreender o oponente, tornando difícil para ele antecipar seus movimentos, estratégias ou técnicas. De que maneira isso pode ser alcançado?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Campos, Luiz Antônio Silva, 1956-Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea Paulista, SP:Fontoura,2014. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá : Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Dario, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Dario, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. |