Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
OBJETIVO GERAL
Conscientização Corporal: Foca no autoconhecimento, controle do corpo, e consciência dos movimentos. A intenção é melhorar a postura, reduzir tensões e aumentar a percepção corporal.
Condicionamento Físico: Visa o desenvolvimento da força, resistência, flexibilidade e aptidão física geral. O foco é na melhora da capacidade física e performance.
INTENSIDADE E RITMO
Conscientização Corporal: Geralmente tem um ritmo mais lento, com movimentos controlados e ênfase na qualidade do movimento e na respiração.
Condicionamento Físico: Pode variar em intensidade, com exercícios de alta intensidade focados em aumentar a frequência cardíaca, queima calórica e ganho muscular.
MÉTODOS E TÉCNICAS
Conscientização Corporal: Inclui práticas como Pilates, Yoga e técnicas de relaxamento, que envolvem movimentos suaves e conscientes.
Condicionamento Físico: Inclui exercícios aeróbicos, musculação, treino funcional e HIIT (treino intervalado de alta intensidade), que demandam maior esforço físico.
RESULTADOS ESPERADOS
Conscientização Corporal: Melhora da postura, redução do estresse, aumento da flexibilidade e melhora da consciência corporal.
Condicionamento Físico: Aumento da força, resistência cardiovascular, perda de peso, tonificação muscular e melhora da aptidão física geral.
SEMELHANÇAS ENTRE AS GINÁSTICAS DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
Benefícios para a Saúde: Ambos promovem benefícios físicos e mentais, como a melhoria da saúde geral, redução do estresse e aumento do bem-estar.
Necessidade de Regularidade: Ambos exigem prática regular para alcançar resultados duradouros e efetivos.
Atenção à Técnica: Em ambas as práticas, a execução correta dos exercícios é fundamental para evitar lesões e maximizar os benefícios.
Aplicação para Diferentes Níveis: Tanto a ginástica de conscientização corporal quanto a de condicionamento físico podem ser adaptadas para diferentes níveis de aptidão, desde iniciantes até avançado.
QUESTÃO 01
A Ginástica de Conscientização Corporal é uma prática focada no autoconhecimento e controle do corpo, cujo objetivo refere-se
(A) ao aumento da força e resistência.
(B) ao controle do corpo e consciência dos movimentos.
(C) a queima calórica e ganho muscular.
(D) ao desenvolvimento da aptidão física geral.
QUESTÃO 02
A Ginástica de Condicionamento Físico é uma prática voltada para o desenvolvimento das capacidades físicas como agilidade, coordenação, equilíbrio, força, velocidade, resistência, flexibilidade e aptidão física geral. Os métodos comumente usados correspondem
(A) ao pilates, yoga e tai chi chuan.
(B) a musculação e treino funcional.
(C) as técnicas de relaxamento e respiração.
(D) aos movimentos suaves e conscientes.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Quais são os benefícios físicos e mentais compartilhados tanto pela Ginástica de Conscientização Corporal quanto pela Ginástica de Condicionamento Físico?
b) Por que a regularidade na prática é importante tanto na Ginástica de Conscientização Corporal quanto na Ginástica de Condicionamento Físico?
QUESTÃO 04
Responda:
a) Como a atenção à técnica impacta a prática da Ginástica de Conscientização Corporal e da Ginástica de Condicionamento Físico?
b) De que forma as práticas de Ginástica de Conscientização Corporal e Ginástica de Condicionamento Físico podem ser adaptadas para diferentes níveis de aptidão?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor. São Paulo: Moderna,2022. AYOUB, E. Ginástica geral e educação física escolar. 3ª ed. Campinas, SP. Editora da Unicamp. 2013. Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |