You are currently viewing Educação Física – Diferença entre Luta e Briga
Judo woman in white kimono overpowering her sparring partner on the ground.

Educação Física – Diferença entre Luta e Briga

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-private.canva.com/fsieg/MAEI2Xfsieg/1/s.jpg?X-Amz-Algorithm=AWS4-HMAC-SHA256&X-Amz-Credential=AKIAJWF6QO3UH4PAAJ6Q%2F20240516%2Fus-east-1%2Fs3%2Faws4_request&X-Amz-Date=20240516T150633Z&X-Amz-Expires=32654&X-Amz-Signature=735b4f7b5cde70d96e15924a69aac52c6b7d48c16b35563d13aca9290a92a88b&X-Amz-SignedHeaders=host%3Bx-amz-expected-bucket-owner&response-expires=Fri%2C%2017%20May%202024%2000%3A10%3A47%20GMT. Acesso: 16 de maior de 2024.

LUTA

Conceito: Confronto físico regulamentado entre dois competidores.

Regras: As lutas são organizadas de acordo com regras específicas que definem como o combate deve ser conduzido. Há árbitros, juízes e comissões que supervisionam as lutas para garantir que as regras sejam seguidas.

Objetivo: vencer o oponente dentro dos limites e regras estabelecidas, seja por pontos, nocaute ou submissão, dependendo do esporte.

Disciplina e Técnica: Lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, disciplina e habilidades específicas. Os lutadores são treinados e seguem técnicas específicas.

Propósito Positivo ou Neutro: A luta pode ter um propósito positivo, como em competições esportivas, autodefesa

Exemplos Luta: Boxe, MMA (Mixed Martial Arts), judô, wrestling, taekwondo, entre outros.

BRIGA

Conceito: A palavra “briga” geralmente se refere a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas.

Briga geralmente refere-se a um conflito físico ou verbal entre duas ou mais pessoas. Por exemplo, brigas entre colegas, familiares ou desconhecidos.

Conotação Negativa: A briga geralmente carrega uma conotação negativa, associada a desentendimentos, raiva e violência não regulada. As brigas são frequentemente vistas como desordeiras e impulsivas.

Causas: Pode ocorrer por uma variedade de razões, desde disputas pessoais até diferenças de opinião.

Consequências: As brigas podem ser prejudiciais e causar danos emocionais e físicos, por isso é importante resolver conflitos de maneira pacífica sempre que possível.

Além disso, entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.


QUESTÃO 01

No contexto das lutas, é essencial fazer distinção entre briga e luta. Considerando as características distintivas desses eventos, luta pode ser definida como

(A) confronto sem regras.

(B) combate regulamentado.

(C) desentendimento verbal.

(D) treinamento físico.

QUESTÃO 02

O conceito e a conotação da palavra “Briga” podem ser descritos como

(A) combates organizados.

(B) confrontos negativos.

(C) esforços positivos.

(D) debates racionais.

QUESTÃO 03

Responda:

Discuta como as habilidades de comunicação e resolução de conflitos podem ajudar a prevenir brigas e transformar situações potencialmente violentas em interações pacíficas. Dê exemplos práticos.

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavras alusivas as diferenças entre Luta e Briga.

PACÍFICABRIGAVIOLÊNCIA FÍSICO LUTANEGATIVATÉCNICAS

Uma _____________________________ regulamentada é um confronto físico formal entre dois competidores, organizado de acordo com regras específicas que determinam como o combate deve ser conduzido. As lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, condicionamento físico e habilidades específicas, com os lutadores sendo treinados e seguindo ________________________ específicas.

Por outro lado, uma __________________________ refere-se a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas. Uma briga geralmente envolve um conflito ____________________________ ou verbal entre duas ou mais pessoas, como entre colegas, familiares ou desconhecidos. A briga geralmente carrega uma conotação _____________________________, associada a desentendimentos, raiva e ___________________________ não regulada.

É importante resolver conflitos de maneira ___________________________ sempre que possível. Entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.