Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
LUTA
Conceito: Confronto físico regulamentado entre dois competidores.
Regras: As lutas são organizadas de acordo com regras específicas que definem como o combate deve ser conduzido. Há árbitros, juízes e comissões que supervisionam as lutas para garantir que as regras sejam seguidas.
Objetivo: vencer o oponente dentro dos limites e regras estabelecidas, seja por pontos, nocaute ou submissão, dependendo do esporte.
Disciplina e Técnica: Lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, disciplina e habilidades específicas. Os lutadores são treinados e seguem técnicas específicas.
Propósito Positivo ou Neutro: A luta pode ter um propósito positivo, como em competições esportivas, autodefesa
Exemplos Luta: Boxe, MMA (Mixed Martial Arts), judô, wrestling, taekwondo, entre outros.
BRIGA
Conceito: A palavra “briga” geralmente se refere a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas.
Briga geralmente refere-se a um conflito físico ou verbal entre duas ou mais pessoas. Por exemplo, brigas entre colegas, familiares ou desconhecidos.
Conotação Negativa: A briga geralmente carrega uma conotação negativa, associada a desentendimentos, raiva e violência não regulada. As brigas são frequentemente vistas como desordeiras e impulsivas.
Causas: Pode ocorrer por uma variedade de razões, desde disputas pessoais até diferenças de opinião.
Consequências: As brigas podem ser prejudiciais e causar danos emocionais e físicos, por isso é importante resolver conflitos de maneira pacífica sempre que possível.
Além disso, entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.
QUESTÃO 01
No contexto das lutas, é essencial fazer distinção entre briga e luta. Considerando as características distintivas desses eventos, luta pode ser definida como
(A) confronto sem regras.
(B) combate regulamentado.
(C) desentendimento verbal.
(D) treinamento físico.
QUESTÃO 02
O conceito e a conotação da palavra “Briga” podem ser descritos como
(A) combates organizados.
(B) confrontos negativos.
(C) esforços positivos.
(D) debates racionais.
QUESTÃO 03
Responda:
Discuta como as habilidades de comunicação e resolução de conflitos podem ajudar a prevenir brigas e transformar situações potencialmente violentas em interações pacíficas. Dê exemplos práticos.
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavras alusivas as diferenças entre Luta e Briga.
PACÍFICA | BRIGA | VIOLÊNCIA | FÍSICO | LUTA | NEGATIVA | TÉCNICAS |
Uma _____________________________ regulamentada é um confronto físico formal entre dois competidores, organizado de acordo com regras específicas que determinam como o combate deve ser conduzido. As lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, condicionamento físico e habilidades específicas, com os lutadores sendo treinados e seguindo ________________________ específicas.
Por outro lado, uma __________________________ refere-se a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas. Uma briga geralmente envolve um conflito ____________________________ ou verbal entre duas ou mais pessoas, como entre colegas, familiares ou desconhecidos. A briga geralmente carrega uma conotação _____________________________, associada a desentendimentos, raiva e ___________________________ não regulada.
É importante resolver conflitos de maneira ___________________________ sempre que possível. Entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. |