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Judo woman in white kimono overpowering her sparring partner on the ground.

Educação Física – Diferença entre Luta e Briga.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

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LUTA

Conceito: Confronto físico regulamentado entre dois competidores.

Regras: As lutas são organizadas de acordo com regras específicas que definem como o combate deve ser conduzido. Há árbitros, juízes e comissões que supervisionam as lutas para garantir que as regras sejam seguidas.

Objetivo: vencer o oponente dentro dos limites e regras estabelecidas, seja por pontos, nocaute ou submissão, dependendo do esporte.

Disciplina e Técnica: Lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, disciplina e habilidades específicas. Os lutadores são treinados e seguem técnicas específicas.

Propósito Positivo ou Neutro: A luta pode ter um propósito positivo, como em competições esportivas, autodefesa

Exemplos Luta: Boxe, MMA (Mixed Martial Arts), judô, wrestling, taekwondo, entre outros.

BRIGA

Conceito: A palavra “briga” geralmente se refere a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas. Briga geralmente refere-se a um conflito físico ou verbal entre duas ou mais pessoas. Por exemplo, brigas entre colegas, familiares ou desconhecidos.

Conotação Negativa: A briga geralmente carrega uma conotação negativa, associada a desentendimentos, raiva e violência não regulada. As brigas são frequentemente vistas como desordeiras e impulsivas.

Causas: Pode ocorrer por uma variedade de razões, desde disputas pessoais até diferenças de opinião.

Consequências: As brigas podem ser prejudiciais e causar danos emocionais e físicos, por isso é importante resolver conflitos de maneira pacífica sempre que possível.

Além disso, entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.


QUESTÃO 01

No contexto das lutas, é essencial fazer distinção entre briga e luta. Considerando as características distintivas desses eventos, luta pode ser definida como

(A) um confronto físico espontâneo entre dois competidores, sem regras definidas, que pode ocorrer em qualquer esporte.

(B) uma modalidade de confronto corporal regulamentada entre dois competidores, organizada de acordo com regras específicas, supervisionada por árbitros e juízes.

(C) um desentendimento verbal que pode levar a penalidades ou desqualificações em uma partida esportiva.

(D) um tipo de treinamento físico que envolve técnicas de autodefesa, mas não é considerado um esporte de competição.

QUESTÃO 02

O conceito e a conotação da palavra “Briga” podem ser descritos como

(A) combates organizados com regras claras e objetivos definidos, frequentemente vistos em competições esportivas como boxe e MMA.

(B) confrontos espontâneos e não planejados, que ocorrem em situações cotidianas e geralmente carregam uma conotação negativa.

C) esforços disciplinados para alcançar um objetivo positivo, como a luta pela justiça ou a luta pela sobrevivência.

D) debates intelectuais e discussões acadêmicas, onde prevalece a troca de ideias e argumentos racionais.

QUESTÃO 03

Responda:

Discuta como as habilidades de comunicação e resolução de conflitos podem ajudar a prevenir brigas e transformar situações potencialmente violentas em interações pacíficas. Dê exemplos práticos.

QUESTÃO 04

Preencha as lacunas do texto abaixo com as respectivas palavras alusivas as diferenças entre Luta e Briga.

PACÍFICABRIGAVIOLÊNCIA FÍSICO LUTANEGATIVATÉCNICAS

Uma _____________________________ regulamentada é um confronto físico formal entre dois competidores, organizado de acordo com regras específicas que determinam como o combate deve ser conduzido. As lutas frequentemente envolvem treinamento técnico, condicionamento físico e habilidades específicas, com os lutadores sendo treinados e seguindo ________________________ específicas.

Por outro lado, uma __________________________ refere-se a confrontos espontâneos, muitas vezes não planejados, que podem ocorrer em situações cotidianas. Uma briga geralmente envolve um conflito ____________________________ ou verbal entre duas ou mais pessoas, como entre colegas, familiares ou desconhecidos. A briga geralmente carrega uma conotação _____________________________, associada a desentendimentos, raiva e ___________________________ não regulada.

É importante resolver conflitos de maneira ___________________________ sempre que possível. Entender as causas subjacentes das brigas e desenvolver habilidades de comunicação e resolução de conflitos pode ajudar a evitar confrontos desnecessários.

Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.