Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Exercício físico e atividade física
O movimento é uma ação natural e necessária para o corpo humano. Podemos dizer que nosso corpo foi feito para se mexer, porque ele tem várias partes — como ossos, músculos e articulações — que trabalham juntas para isso acontecer. Além disso, quando estamos em movimento, nosso corpo funciona melhor. Ficar ativo é essencial para ter uma vida mais saudável. E isso vale para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos podem aproveitar os benefícios de ter uma rotina com mais movimento no dia a dia.
Quando falamos sobre ter uma vida mais ativa, sempre ouvimos duas expressões: atividade física e exercício físico. Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é. Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico. As duas têm em comum o fato de serem boas para o corpo e ajudarem a combater o sedentarismo, que acontece quando a pessoa passa muito tempo parada, sem se movimentar. A diferença entre elas está na forma como são realizadas.
A atividade física é qualquer movimento do corpo que nos faz sair do repouso e requer gasto de energia. Pode ser brincar, passear com o cachorro, subir escadas, ajudar nas tarefas de casa ou caminhar até a escola.
Já o exercício físico é um tipo de atividade física que tem um plano e um objetivo estabelecido, como melhorar a força, a resistência ou o condicionamento físico. Ele é feito de forma mais organizada e, normalmente, com a orientação de um professor de Educação Física. Exemplos de exercício físico são as aulas de natação, futebol, ginástica ou musculação.
O ideal é associar os dois: atividade física e exercício físico. Afinal, mesmo quem faz exercícios com frequência pode levar um estilo de vida sedentário se, fora do horário do treino, passar muitas horas sentado no sofá, assistindo TV ou usando o celular. Por isso, o melhor é praticar exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e, além disso, tentar se manter fisicamente ativo todos os dias. Isso significa evitar passar muito tempo sentado.
Quanto mais cedo a atividade física e o exercício físico virarem um hábito diário, melhores serão os resultados para a saúde. Veja alguns dos benefícios:
- Ajuda a controlar o peso;
- Diminui o risco de alguns tipos de câncer;
- Reduz as chances de desenvolver doenças como diabetes, pressão alta e problemas no coração;
- Aumenta a disposição;
- Favorece a saúde mental e emocional;
- Melhora o convívio com outras pessoas.
No dia a dia, o estudante pode se manter ativo de vários jeitos. Ir às aulas de Educação Física, fazer algum esporte ou outra prática corporal no tempo livre, pelo menos três vezes por semana, já ajuda bastante. Em casa, tente não ficar muito tempo parado vendo TV ou usando o celular. Suba escadas em vez de usar o elevador, ajude nas tarefas da casa e, no recreio, aproveite para andar, brincar e jogar. Quando os professores estiverem trocando de sala, levante e fique um pouco em pé.
Mexa-se sempre que puder! O movimento faz bem para a saúde.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE SEDENTARISMO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Movimentar o corpo faz bem para a saúde. Alguns dos benefícios são
(A) ficar mais cansado e com vontade de ficar deitado.
(B) ter mais vontade de assistir TV e ficar em telas.
(C) aumentar a disposição e prevenir doenças.
(D) comer mais doces e aumentar o peso corporal.
QUESTÃO 2
A prática de exercícios físicos e atividades físicas são maneiras de movimentar o corpo. Por mais que elas tenham características em comum, elas são diferentes. A principal diferença entre eles é que a atividade física
(A) é uma prática realizada somente em escolas, enquanto o exercício físico pode ser praticado em parque, clubes e academias.
(B) é qualquer movimento corporal que nos faz sair do repouso, enquanto o exercício físico é uma atividade planejada e estruturada.
(C) requer planos e objetivos estabelecidos, enquanto o exercício físico envolve qualquer movimento com gasto de energia.
(D) é uma prática corporal realizada somente em grupos, enquanto o exercício físico pode ser realizado individualmente e em grupos.
QUESTÃO 3
O que significa a frase: “Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico”?
QUESTÃO 4
“É feito com um plano e um objetivo estabelecido, como melhorar a força, a resistência ou o condicionamento físico”. Essa frase fala sobre
(A) sedentarismo.
(B) exercício físico.
(C) atividade física.
(D) brincadeira.
QUESTÃO 5
É um exemplo de atividade física
(A) fazer tarefas de matemática.
(B) caminhar até a escola.
(C) dormir à tarde.
(D) assistir a um filme.
QUESTÃO 6
É um exemplo de exercício físico
(A) brincar de futebol no parque com os amigos.
(B) subir as escadas para chegar em casa.
(C) treinar natação para competir em um torneio.
(D) ir e voltar da escola usando patinete.
QUESTÃO 7
O sedentarismo é um jeito de viver que pode fazer mal para a saúde com o tempo. Por isso, hoje ele é considerado um problema de saúde pública.
Sedentarismo é quando a pessoa
(A) faz muitos exercícios físicos todos os dias.
(B) trabalha sempre caminhando e em pé.
(C) se alimenta e dorme mal diariamente.
(D) passa muito tempo sem se movimentar.
QUESTÃO 8
Leia o texto abaixo:
Você faz parte desses 52%? E sua família, costuma fazer atividades físicas? Conhece alguém que quase não se movimenta? Por que você acha que tantas pessoas passam muito tempo paradas hoje em dia? O que poderia fazer essas pessoas mudarem esse jeito de viver e se movimentarem mais?
Escreva um pequeno texto respondendo essas perguntas com a sua opinião.
Autor | Jordana Ferreira | ||
Formação | Educação Física | ||
Componente Curricular | Educação Física | ||
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Conceito e reflexões sobre exercício físico e atividade física. | ||
Habilidades | (EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar. | ||
Referências | BRASIL, Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília, DF, 2021. GUALANO, Bruno; TINUCCI, Taís. Sedentarismo, exercício físico e doenças crônicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 37-43, 2011. HALLAL, Pedro Curi et al. Prevalência de sedentarismo e fatores associados em adolescentes de 10-12 anos de idade. Cadernos de saúde pública, v. 22, p. 1277-1287, 2006. | ||