Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
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Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-e-pessoas-fazendo-diferentes-exercicios_1503031.htm#query=crian%C3%A7as%20na%20gin%C3%A1stica%20desenho&position=1&from_view=search&track=ais>. Acesso em 18 mai. 2023.
Descobrindo a Ginástica: Competição e diversão
Vamos explorar um mundo cheio de movimentos, força e diversão: a ginástica! Existem duas formas principais de praticar ginástica: a competitiva e a não competitiva. Vamos conhecer as diferenças entre elas e descobrir como cada uma pode ser incrível à sua maneira.
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Na ginástica competitiva, os atletas treinam para se destacarem em competições. Eles são avaliados por juízes que observam sua técnica, habilidades e apresentação geral. Um exemplo de ginástica competitiva é a ginástica artística, onde os ginastas se esforçam para brilhar nos aparelhos, como a trave, as barras assimétricas, o solo e o salto.
Essa forma de ginástica requer muita disciplina, dedicação e persistência. Os atletas competem uns contra os outros, buscando pontuações altas e, claro, medalhas! Os ginastas aprendem a lidar com a pressão e a superar obstáculos, o que os ajuda a crescer como atletas e indivíduos.
Agora, vamos conhecer a ginástica não competitiva, também chamada de ginástica para todos, nela o foco principal é a diversão e o desenvolvimento pessoal. As crianças praticam movimentos básicos, aprendem acrobacias simples e se divertem explorando suas capacidades físicas. Exemplos de ginástica não competitiva são as aulas de ginástica oferecidas em academias ou escolas.
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Diferentemente da ginástica competitiva, na ginástica não competitiva não há competições formais nem juízes avaliando os participantes. O objetivo é se divertir, melhorar a coordenação motora, a flexibilidade e a força, e adquirir confiança em si mesmo. É uma ótima forma de se exercitar, fazer amigos e experimentar diferentes movimentos.
Um aspecto interessante da ginástica não competitiva é que ela permite que cada um explore seu próprio ritmo e estilo. Não importa se você é um iniciante ou já tem experiência, todos podem participar e se divertir. Além disso, é uma oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, ajudando e incentivando os colegas.
Que tal experimentar um pouco de cada tipo de ginástica? Vocês podem se divertir nas aulas recreativas e, se tiverem interesse, se dedicar a um treinamento mais intensivo no futuro. O importante é aproveitar ao máximo essa incrível modalidade esportiva!
QUESTÃO 1
Qual das opções a seguir descreve melhor a ginástica competitiva?
(A) É praticada apenas por atletas profissionais.
(B) O objetivo principal é se divertir e experimentar diferentes movimentos.
(C) Os ginastas são avaliados por juízes em competições.
(D) Não há competições formais nem busca por medalhas.
QUESTÃO 2
Qual das opções a seguir descreve melhor a ginástica não competitiva?
(A) Os ginastas treinam arduamente para competir em torneios.
(B) O objetivo principal é buscar pontuações altas e medalhas.
(C) É uma forma de se divertir, desenvolver habilidades físicas e melhorar a coordenação motora.
(D) Não é acessível a crianças e iniciantes.
QUESTÃO 3
Explique brevemente o que é a ginástica competitiva e como funciona o sistema de avaliação.
QUESTÃO 4
O foco principal da ginástica não competitiva é a diversão e o desenvolvimento pessoal. As crianças praticam movimentos básicos, aprendem acrobacias simples e se divertem explorando suas capacidades físicas. Cite três benefícios da prática da ginástica não competitiva.
Autoria | Livia Analy Rezende Amanacio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular | Educação física |
Habilidades | |
Referências | COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º, 4º e 5º ano: manual do professor. et al. 1 ed. – São Paulo:. Moderna, 2018. AYOUB, E. Ginástica Geral e Educação Física Escolar. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, v.2, p.11-137, 2007. https://www.cbginastica.com.br/ |