You are currently viewing Educação física – Danças Indígenas: Celebrando Nossa Cultura

Educação física – Danças Indígenas: Celebrando Nossa Cultura

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Danças Indígenas: Celebrando Nossa Cultura

Olá, crianças! Hoje vamos falar sobre algo muito especial: as danças dos povos indígenas. Essas danças são cheias de alegria, cores e ritmos, e têm muito a nos ensinar sobre a cultura indígena e a importância da dança em nossas vidas.

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do Brasil e, por isso, sua cultura é muito importante para nós. Eles nos ensinaram a cuidar da natureza, a valorizar a terra e a viver em harmonia com o meio ambiente. Muitos dos alimentos que comemos (mandioca, açaí, milho), as palavras que usamos e as festas que celebramos têm origem indígena.

A dança é muito mais do que apenas movimento. Ela é uma forma de expressão, uma maneira de contar histórias e de transmitir conhecimentos. Através da dança, podemos mostrar nossas emoções, celebrar momentos importantes e fortalecer nossos laços com os outros.

As danças indígenas são uma parte importante dessa herança. Quando aprendemos e participamos dessas danças, estamos nos conectando com a história e a sabedoria dos povos indígenas. Estamos mostrando respeito e gratidão por tudo o que eles nos ensinaram.

Vamos conhecer 3 exemplos de danças indígenas que são tão importantes na formação da cultura do povo brasileiro:

1- O Toré é uma dança sagrada para muitos povos indígenas do Brasil, especialmente no Nordeste. Ela é realizada para celebrar a união da comunidade e se conectar com os espíritos ancestrais.

2- O Kuarup é uma cerimônia muito importante para os povos do Xingu na região Centro-oeste, como os Kamayurá e os Kuikuro. Essa dança é realizada para homenagear os mortos e celebrar a vida.

3- A dança do Bate-pau, cultura no Mato Grosso e  Mato Grosso do Sul, mais especificamente acerca do povo Terena que representa uma batalha. Cada homem empunha um bastão com o qual simula o ataque, enquanto o outro defende-se.

Para os povos indígenas, a dança é uma parte essencial da vida comunitária. Ela é usada em cerimônias, festas e rituais para celebrar a vida, agradecer pela colheita, pedir proteção e se conectar com os espíritos da natureza. Cada dança é uma forma de manter viva a tradição e a identidade do povo.

QUESTÃO 1

As danças indígenas são importantes porque

(A) ensinam a cantar em inglês.

(B) servem como uma forma de expressão e transmissão de conhecimentos.

(C) são uma maneira de praticar esportes radicais.

(D) ajudam na construção de casas.

QUESTÃO 2

Uma das contribuições dos povos indígenas para a nossa cultura é a

(A) introdução de pratos japoneses.

(B) criação de músicas de rock.

(C) valorização da terra e o cuidado com a natureza.

(D) construção de arranha-céus.

QUESTÃO 3

Muitos dos alimentos que comemos, as palavras que usamos e as festas que celebramos têm origem indígena. Escolha dois alimentos que nós consumimos hoje e que vêm da influência indígena. Escrevam seus nomes e desenhem esses alimentos.

QUESTÃO 4

A dança é muito mais do que apenas movimento. Ela é uma forma de expressão, uma maneira de contar histórias e de transmitir conhecimentos. Sabendo disso, escreva o que as danças indígenas representam ou celebram?

Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF03EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.
Referências: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.
DC-GO – Documento Curricular para Goiás Ampliado.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional <http://portal.iphan.gov.br/> acesso em 22/04/2024.