ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º ANO DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
DANÇANDO COM AS CANTIGAS DE RODA
ERA UMA VEZ, EM TEMPOS ANTIGOS, QUANDO NÃO HAVIA TELEVISÃO NEM VIDEOGAMES, AS CRIANÇAS SE DIVERTIAM DE UMA FORMA MÁGICA: CANTANDO E DANÇANDO EM RODA! ESSAS BRINCADEIRAS SE CHAMAVAM CANTIGAS DE RODA. ELAS SÃO AQUELAS MÚSICAS TRADICIONAIS QUE A GENTE CANTA ENQUANTO BRINCA EM RODA, BATENDO PALMAS E DANÇANDO. MAS COMO ELAS SURGIRAM?
BOM, ESSAS CANTIGAS TÊM ORIGEM BEM ANTIGAS, LÁ NA EUROPA. DEPOIS, COM O TEMPO, ELAS FORAM SE TRANSFORMANDO E SE ESPALHANDO PELO MUNDO, TRANSMITIDAS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, ATRAVÉS DA TRADIÇÃO ORAL, CHEGANDO ATÉ AQUI, NO BRASIL, MISTURANDO-SE COM NOSSAS PRÓPRIAS TRADIÇÕES E RITMOS.
ELAS NÃO SÃO SÓ DIVERSÃO, MAS TAMBÉM ENSINAM MUITAS COISAS. COM ELAS, APRENDEMOS A TRABALHAR EM GRUPO (SOCIALIZAÇÃO), RESPEITAR OS OUTROS (EMPATIA), ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO, ALÉM DE DESENVOLVER HABILIDADES MOTORAS (EQUILÍBRIO, COORDENAÇÃO, AGILIDADE E RITMO). IMAGINE SÓ, UMA SIMPLES BRINCADEIRA PODE NOS ENSINAR TANTO!
OS MOVIMENTOS PODEM SER TANTO LIVRES, PERMITINDO QUE CADA UM SE EXPRESSE DE FORMA ÚNICA, QUANTO CONTROLADOS, SEGUINDO UMA COREOGRAFIA OU PADRÃO DE MOVIMENTO TRAZIDO PELA TRADIÇÃO DA CANTIGA. RESUMINDO, AS CANTIGAS DE RODA SÃO COMO UM ABRAÇO DO PASSADO CHEIO DE DIVERSÃO, RITMO, HISTÓRIA E APRENDIZAGEM.
ATIVIDADE
QUESTÃO 1
OS MOVIMENTOS NAS CANTIGAS DE RODA
(A) SÃO SEMPRE CONTROLADOS E PADRONIZADOS.
(B) SÃO SEMPRE LIVRES E SEM REGRAS.
(C) PODEM SER TANTO LIVRES QUANTO CONTROLADOS.
(D) NÃO ENVOLVEM MOVIMENTOS FÍSICOS.
QUESTÃO 2
AS CANTIGAS DE RODA SÃO UMA FORMA DE BRINCADEIRA QUE ENVOLVE
(A) APENAS MÚSICA.
(B) APENAS DANÇA.
(C) MÚSICA E DANÇA EM GRUPO.
(D) ATIVIDADES SOLITÁRIAS.
QUESTÃO 3
CONVERSE COM SEUS PAIS SOBRE AS CANTIGAS DE RODA, DEPOIS ESCREVA QUAIS FORAM AS CANTIGAS QUE ELES CANTAVAM E DANÇAVAM DURANTE A INFÂNCIA E ONDE ELES BRINCAVAM.
QUESTÃO 4
QUAL É A SUA CANTIGA DE RODA PREFERIDA E O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NESSA BRINCADEIRA?
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF02EF11) Vivenciar, identificar e recriar diferentes danças do contexto comunitário e regional, tais como: rodas cantadas, brincadeiras rítmicas e expressivas, respeitando as diferenças individuais. (GO-EF02EF12) Praticar e comparar os elementos constitutivos das danças (fluxo/fluência, livre e controlada, peso, leve e pesado, tempo/ritmo, rápido e lento, espaço, planos/níveis, direções e deslocamentos) do contexto comunitário e regional, valorizando e respeitando as manifestações de diferentes culturas. |
Referências: | KISHIMOTO, T.M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. |