You are currently viewing Educação Física- Dança de salão: Salsa

Educação Física- Dança de salão: Salsa

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física  foi veiculada na TV no dia  22/04/2021(quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

A aula de hoje é sobre a Dança de Salão – Salsa, pontuando, conceitos, elementos constitutivos e técnicas básicas, caminhando para a construção coreográfica de novos saberes.

Dança Salsa, Salão De Baile, Salsa

Assista a videoaula abaixo com a temática- Dança de salão: Salsa

Educação Física – 9ºANO/Agrupamento I – Ciclo da Adolescência

DANÇA DE SALÃO – SALSA 

Olá aluno (a), tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de conhecer mais sobre as Danças do Brasil e do mundo, enfatizando a Dança de salão Salsa. Você já ouviu falar na dança de salão Salsa? Já dançou Salsa? Se não, convido você a entrar nesse ritmo e deixar sua imaginação e seu corpo sambarem, criando passos e compassos coreográficos para construção de novos saberes. 

ORIGEM 

A salsa surgiu nos anos 60, com sincretismo de músicas caribenhas e influências do mambo, cha-cha-cha, reggae e do samba brasileiro.

CARACTERÍSTICAS 

PASSOS 

A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, em quatro tempos. Os movimentos são executados para os lados com uso de muitos giros.

COREOGRAFIA 

Geralmente, a dança é executada em pares, mas também existem passos para quem quer dançar sozinho ou para os momentos da coreografia em que os casais dançam separados, conhecido como shining. O ritmo é bastante rápido, envolvendo  muita técnica, equilíbrio e consciência corporal.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA

A dança de salão apresenta três elementos  básicos:

  1.  MOVIMENTO CORPORAL
  2. ESPAÇO
  3. TEMPO

1- MOVIMENTO CORPORAL

É o movimento que o corpo pode fazer dentro do seu próprio limite. São  pequenos movimentos que geram a ação,  que passam as expressões que se quer transmitir. TRANSLAÇÕES E ROTAÇÕES

(transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações)

2- ESPAÇO 

É o espaço existente entre o corpo e o ambiente em que ele se encontra, possibilitando escolher a direção onde se quer movimentar  com movimentos de pequena, média e longa amplitude.

  • DIREÇÕES (cima, baixo, direita e esquerda, frente, trás e diagonais)
  • DIMENSÕES (pequena, média e grande)
  • NÍVEIS (baixo, médio e alto)
  • EXTENSÕES (perto, médio e longe) 

3- TEMPO 

É a velocidade da execução dos movimentos. Deve-se ter harmonia e sincronia entre o movimento e o ritmo.

  • COMPASSO MUSICAL (lento, moderado e rápido)

TÉCNICAS BÁSICAS DA SALSA 

POSIÇÃO INICIAL – APRENDENDO A DANÇAR SALSA 

PRIMEIRA BASE DO PASSO BÁSICO 

O condutor desloca-se levando com a perna esquerda à frente enquanto a conduzida desloca-se com a perna direita atrás em um movimento de vai e vem. Na sequência faça a inversão dos movimentos, o condutor desloca-se levando com a perna direita à frente enquanto a conduzida desloca-se com a perna esquerda atrás em um movimento de vai e vem. Repita essa sequência até consolidar a primeira base do passo básico.

SEGUNDA BASE DO PASSO BÁSICO 

O condutor desloca-se lateralmente levando com a perna esquerda para a esquerda ao lado e volta enquanto a conduzida desloca-se levando a perna direita para o lado direito ao em um movimento de vai e vem, até fechar o passo

Na sequência faça a inversão dos movimentos, o condutor desloca-se lateralmente levando com a perna direita para a direita ao lado e volta enquanto a conduzida desloca-se levando a perna esquerda para o lado esquerdo em um movimento de vai e vem até fechar o passo.

Repita esse movimento até consolidar a segunda base do passo básico

Acesse o link e assista ao vídeo sobre passos básicos da salsa

PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA 

VAMOS DANÇAR?  CONVIDE UM FAMILIAR PARA ACOMPANHÁ-LO NESSA DANÇA. 

Desloquem-se pelo espaço que você escolheu e pratique inicialmente os passos básicos da primeira e da segunda base. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo. Agora e com você e o seu parceiro ou parceira. DIVIRTAM-SE!

DANCE….

DANCE…

DANCE….

Ciclo da adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas;
(GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão;
(GO-EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão;
(GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão;