Olá, educando (a)!Esta videoaula de Educação física foi veiculada na TV no dia 22/04/2021(quinta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
A aula de hoje é sobre a Dança de Salão – Salsa, pontuando, conceitos, elementos constitutivos e técnicas básicas, caminhando para a construção coreográfica de novos saberes.
Assista a videoaula abaixo com a temática- Dança de salão: Salsa
DANÇA DE SALÃO – SALSA
Olá aluno (a), tudo bem? Nessa aula você terá a oportunidade de conhecer mais sobre as Danças do Brasil e do mundo, enfatizando a Dança de salão Salsa. Você já ouviu falar na dança de salão Salsa? Já dançou Salsa? Se não, convido você a entrar nesse ritmo e deixar sua imaginação e seu corpo sambarem, criando passos e compassos coreográficos para construção de novos saberes.
ORIGEM
A salsa surgiu nos anos 60, com sincretismo de músicas caribenhas e influências do mambo, cha-cha-cha, reggae e do samba brasileiro.
CARACTERÍSTICAS
PASSOS
A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, em quatro tempos. Os movimentos são executados para os lados com uso de muitos giros.
COREOGRAFIA
Geralmente, a dança é executada em pares, mas também existem passos para quem quer dançar sozinho ou para os momentos da coreografia em que os casais dançam separados, conhecido como shining. O ritmo é bastante rápido, envolvendo muita técnica, equilíbrio e consciência corporal.
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA DANÇA
A dança de salão apresenta três elementos básicos:
- MOVIMENTO CORPORAL
- ESPAÇO
- TEMPO
1- MOVIMENTO CORPORAL
É o movimento que o corpo pode fazer dentro do seu próprio limite. São pequenos movimentos que geram a ação, que passam as expressões que se quer transmitir. TRANSLAÇÕES E ROTAÇÕES
(transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações)
2- ESPAÇO
É o espaço existente entre o corpo e o ambiente em que ele se encontra, possibilitando escolher a direção onde se quer movimentar com movimentos de pequena, média e longa amplitude.
- DIREÇÕES (cima, baixo, direita e esquerda, frente, trás e diagonais)
- DIMENSÕES (pequena, média e grande)
- NÍVEIS (baixo, médio e alto)
- EXTENSÕES (perto, médio e longe)
3- TEMPO
É a velocidade da execução dos movimentos. Deve-se ter harmonia e sincronia entre o movimento e o ritmo.
- COMPASSO MUSICAL (lento, moderado e rápido)
TÉCNICAS BÁSICAS DA SALSA
POSIÇÃO INICIAL – APRENDENDO A DANÇAR SALSA
PRIMEIRA BASE DO PASSO BÁSICO
O condutor desloca-se levando com a perna esquerda à frente enquanto a conduzida desloca-se com a perna direita atrás em um movimento de vai e vem. Na sequência faça a inversão dos movimentos, o condutor desloca-se levando com a perna direita à frente enquanto a conduzida desloca-se com a perna esquerda atrás em um movimento de vai e vem. Repita essa sequência até consolidar a primeira base do passo básico.
SEGUNDA BASE DO PASSO BÁSICO
O condutor desloca-se lateralmente levando com a perna esquerda para a esquerda ao lado e volta enquanto a conduzida desloca-se levando a perna direita para o lado direito ao em um movimento de vai e vem, até fechar o passo
Na sequência faça a inversão dos movimentos, o condutor desloca-se lateralmente levando com a perna direita para a direita ao lado e volta enquanto a conduzida desloca-se levando a perna esquerda para o lado esquerdo em um movimento de vai e vem até fechar o passo.
Repita esse movimento até consolidar a segunda base do passo básico
Acesse o link e assista ao vídeo sobre passos básicos da salsa
PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA
VAMOS DANÇAR? CONVIDE UM FAMILIAR PARA ACOMPANHÁ-LO NESSA DANÇA.
Desloquem-se pelo espaço que você escolheu e pratique inicialmente os passos básicos da primeira e da segunda base. Ouça a música de maneira que possam realizar os movimentos no ritmo. Agora e com você e o seu parceiro ou parceira. DIVIRTAM-SE!
DANCE….
DANCE…
DANCE….
Ciclo da adolescência:Habilidade estruturante/Habilidades complementares | GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; (GO-EF08EF20) Identificar, apropriar-se e analisar características estéticas, histórico-culturais, valores, objetivos e técnicas presentes nas danças, com ênfase nas danças de salão; (GO-EF89EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; (GO-EF08EF21) Desenvolver com autonomia a capacidade de criação, improvisação, apreciação e registro nos processos de composição de sequências coreográficas nas diversas danças, contemplando as de salão; |