Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
O forro é uma dança de salão extremante cativante, com passos alegres e contagiantes, um arrasta pé, marcado com movimentos rápidos e próximos ao chão.
Manifestação cultural e popular emblemática no Nordeste, por ser sua região de origem, dança muito apreciada pelos nordestinos, com visibilidade na maioria dos festejos da região, sobretudo em festas juninas.
FORRÓ NO SERTÃO
Quando a lua e a cortina estrelada resplandecem no céu pernambucano e a noite veste-se de encanto e magia transcendendo alegria no arraial mais esperado do ano
O estrelato da festa junina, é dia de Forró no interior do sertão.
Vilarejo todo repaginado, decorado com lanterninhas e cordões,
fitas, bandeirinhas e balões coloridos pendurados
E o maior evento cultural popular finalmente é anunciado pelo chamariz reluzente orquestrado
Pela sinfonia de rojões e pelo chafariz de fogos de artifícios
A via rural transforma-se numa deslumbrante galeria bucólica de multicores
E o semblante melancólico do ruralista de alma sofrida, de fisionomia maculada pela pirografia da lida, da labuta da vida pungente árdua e dura no sertão
Ao receber o convite, se inebria de emoção tamanha euforia e satisfação ao ser invitado para o Forró de cabo a rabo, A festa mais animada da região
O campesino nordestino entusiasmado contente, sentindo-se especial entra no clima nostálgico Dá um grau no visual, caprichando na produção
No quarto de pau a pique , retira do baú, seu traje típico mais chique, cuidadosamente guardado para ser usado na ocasião
Camarim com figurinos rusticados, vestidos estampados e bordados,
Saias de chitão rendadas e enfeitadas, tudo nos trinques
Camisa xadrez, calça de brim e algodão cru fino chuleados e engomados
Chapéu e calçados de couro, na mão trançados e costurados
Só ou acompanhado, a pé, de jumento, à cavalo, de bicicleta, de carroça ou na boleia de caminhão, presença confirmada, não importa a condução
O lugarejo do festejo fica na vila forrobodó esquina com forrobodão
Grita o anfitrião:
Ligeiro povão festeiro
Se apresse, simbora, sem demora
Carece ficar de fora não
Vai começar o forrozão!
E a canção de ouro do rei Luiz Gonzaga retumba pelo barracão
Na penumbra do torrão de reboco de taipa de mão, alumiado por lamparina e lampião
Ao som timbrado do triângulo, zabumba e acordeon
Acompanhado pelo trio do coro dos tocadores do grupo “amansa touro”
Severina, Sebastião, menina, menino, criança, ninguém fica sentado, tamboretes desocupados
Capangas enganchadas e sob o piso de barro batido e molhado, o povoado cai na festança, todo animado
No encangado abraço fechado, sob a pista de dança na esteira do chão de terra, só diversão
A multidão na maior forrozeira e sem levantar uma só poeira, impera o forró pé de serra
O sanfoneiro não dá mole, manda ver no fole
No encalço da melodia, sertanejos dançam enlaçados com rosto coladinho
Rasteirinhas e precatas surradas, arrastam-se pareadas, marcando forte sapateado
Pares testados, grudados feito carrapicho, num vai e vem embalado, agradados que nem pinto no lixo
Arranjam a coreografia com passos miudinhos e acelerados
Molejos e requebrados em ritmos tradicionais variados
Dança-se arrasta pé, coco, xote, xaxado e baião
Abertura, chuveirinho, bate quadril, dobradiça, participa e comemoração
Na choça não há espaço para cansaço, tristeza na roça, está fora de cogitação
Na palhoça mal acabada e quente, arrochada de tanta gente, sobeja lugar apenas para alegria!
Eita forró danado de bom, bora forrozá povão, inté rompê o dia!
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O passo básico que caracteriza o movimento de “arrastar” no forró refere-se
(A) ao deslocamento dos pés no mesmo lugar.
(B) aos saltos sincronizados com a música.
(C) aos giros rápidos ao redor do parceiro.
(D) as batidas fortes no chão com os calcanhares.
QUESTÃO 02
Analise as questões alusivas às características do Forró
I – O forro é uma dança cativante, marcada por passos alegres e contagiantes, com movimentos de arrasta-pé, rápidos e próximos ao chão.
II – Apesar de sua origem ser Nordestina apresenta pouca representatividade e visibilidade nessa região.
III – Dança pouco apreciada pelos nordestinos, presente somente em shows de pagodes.
IV – Pandeiro, violão e saxofone são os principais instrumentos do Forró tradicional.
(A) todas estão corretas
(B) I, II e III estão corretas
(C) I, III e IV estão corretas
(D) I e IV estão corretas
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo alusivas aos estereótipos e preconceitos no forró.
CULTURAL | LIBERDADE | ESTEREÓTIPOS | FORRÓ | GÊNEROS | SOCIAL |
É importante reconhecer que esses _________________________ e preconceitos não refletem a realidade completa do ____________________________ nem das pessoas que o praticam ou apreciam. O forró é uma forma rica e diversificada de expressão ________________________ que pode ser apreciada por pessoas de diferentes _________________________, idades e identidades.
Além disso, o forró é uma dança _________________________, o que significa que é praticada em pares, não obstante o casal deve seguir a definição histórica de “cavalheiro e dama ” ou gêneros diferentes, e sim condutor (a) ou conduzido (a), proporcionando maior _________________________ para a pessoa dançar com quem quiser.
Isso cria uma atmosfera acolhedora e de camaradagem, onde as pessoas estão dispostas a ajudar umas às outras e a compartilhar suas experiências.
QUESTÃO 04
ENCONTRE NAS PALAVRAS CRUZADAS OS PASSOS BÁSICOS DO FORRÓ TRADICIONAL.
Q | S | A | B | E | R | T | U | R | A | T | E | S | D |
W | A | D | R | S | E | R | Y | U | I | P | B | I | F |
E | N | F | D | O | B | R | A | D | I | Ç | A | M | G |
R | F | G | X | T | Â | Q | W | E | R | T | T | A | H |
T | O | H | C | X | Ç | N | U | I | R | E | E | T | J |
Y | N | J | V | Z | X | P | G | L | Ç | W | Q | E | G |
C | H | U | V | E | I | R | I | N | H | O | U | R | F |
B | L | C | O | M | E | M | O | R | A | Ç | A | O | D |
I | S | L | N | P | W | E | R | T | Y | O | D | A | S |
M | Q | W | N | B | E | R | V | C | T | Y | R | L | Z |
C | A | M | I | N | H | A | D | A | Y | B | I | P | A |
Z | M | B | C | X | W | S | D | F | T | U | L | I | V |
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE PASSOS BÁSICOS DO FORRÓ.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF12) Vivenciar e fruir as diversas danças, priorizando as danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |