Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
A corrupção no esporte é um problema global que pode assumir várias formas, desde subornos e manipulação de resultados até lavagem de dinheiro e tráfico de influência.
Essa corrupção pode minar a integridade e a credibilidade do esporte, afetando tanto competições profissionais quanto amadoras.
Alguns dos casos mais notórios de corrupção no esporte envolvem organizações como a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) e o COI (Comitê Olímpico Internacional). Escândalos de suborno, fraude e lavagem de dinheiro foram descobertos em várias ocasiões, levando à prisão de dirigentes e funcionários de alto escalão.
Além disso, a manipulação de resultados em eventos esportivos é uma preocupação crescente. Isso pode incluir jogadores, árbitros ou outros envolvidos que são subornados para influenciar o resultado de uma partida.
Para combater a corrupção no esporte, é necessário um esforço conjunto de governos, organizações esportivas, autoridades policiais e a sociedade em geral.
Isso pode envolver a implementação de regulamentos mais rígidos, investigações transparentes, punições severas para os infratores e promoção da transparência e prestação de contas em todas as áreas do esporte.
Além disso, é importante educar atletas, treinadores e outros envolvidos sobre os perigos e consequências da corrupção e incentivar uma cultura de integridade e fair play.
QUESTÃO 01
A definição correta de corrupção no contexto esportivo, refere-se
(A) a manipulação de resultados esportivos para obter vantagens financeiras.
(B) ao uso do doping para melhorar o desempenho atlético.
(C) a violação das regras do jogo durante as competições.
(D) a contratação de jogadores estrangeiros sem autorização das autoridades esportivas.
QUESTÃO 02
Os principais motivos que impulsionam a corrupção no esporte, atribuem-se
(A) ao desejo por fama e reconhecimento.
(B) a pressão financeira e ganância.
(C) a dedicação ao espírito esportivo.
(D) ao Amor pelo jogo limpo e justo.
QUESTÃO 03
Responda:
a) Quais situações são consideradas exemplos de corrupção no esporte?
b) Como a corrupção afeta a integridade do esporte?
QUESTÃO 04
Responda:
a) Qual órgão é responsável por investigar casos de corrupção no esporte internacionalmente?
b) Como a corrupção afeta a credibilidade das instituições esportivas?
c) Quais são as possíveis consequências para indivíduos envolvidos em atos de corrupção no esporte?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciatura em educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |