You are currently viewing Educação Física – Construção ou desconstrução da imagem corporal?

Educação Física – Construção ou desconstrução da imagem corporal?

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Imagem disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/Meu_corpo_suas_regras.jpg.
Acesso: 08 de maio de 2022.

CORPO SAUDÁVEL OU CORPO IDEAL?

A construção da imagem corporal é um processo complexo que envolve a percepção, a avaliação e a atitude em relação ao próprio corpo. 

Essa construção começa desde a infância e é influenciada por diversos fatores, como a cultura, a mídia, a família, os amigos e as experiências pessoais.

PERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL

A percepção da imagem corporal refere-se à forma como uma pessoa se enxerga fisicamente. Pode ser influenciada por distorções perceptivas, como a dismorfia corporal, em que a pessoa tem uma visão distorcida de seu próprio corpo, acreditando que está acima do peso ou com alguma imperfeição, mesmo que isso não seja verdade.

AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL 

A avaliação da imagem corporal envolve a atribuição de valor e significado ao corpo. Pode ser positiva, quando a pessoa se sente satisfeita e confortável com seu corpo, ou negativa, quando há insatisfação e desconforto. A mídia desempenha um papel de avaliação, ao promover padrões de beleza inatingíveis e idealizados. 

A atitude em relação ao próprio corpo refere-se às emoções e comportamentos relacionados à imagem corporal.

Pode incluir comportamentos de cuidado e valorização do corpo, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável, ou comportamentos prejudiciais, como dietas restritivas, uso de substâncias para emagrecer e até mesmo transtornos alimentares.

PROMOÇÃO DA CULTURA DE ACEITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CORPORAL

É importante ressaltar que a construção da imagem corporal é um processo individual e subjetivo, e cada pessoa pode ter uma percepção, avaliação e atitude diferentes em relação ao próprio corpo. 

É fundamental promover uma cultura de aceitação e valorização da diversidade corporal, para que cada indivíduo possa se sentir confortável e confiante em sua própria pele.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

A construção da imagem corporal é influenciada por diversos fatores como

(A) fatores genéticos.

(B) fatores sociais e culturais.

(C) fatores psicológicos.

(D) todas as alternativas estão corretas.

Questão 02

A insatisfação da imagem corporal é um sentimento negativo em relação à aparência física de uma pessoa. Pode ser causada por uma variedade de fatores atribuídos 

I – A promoção de padrões de beleza inatingíveis e idealizados, pressões sociais, , distúrbios alimentares, ansiedade e depressão.

II – Ao reforço de estereótipos de corpo ideal em detrimento do corpo saudável.

III – A influência das percepções de beleza, comparação com padrões de beleza, comentários negativos sobre sua aparência.  

IV – Ao aumento da autoestima e satisfação com seu corpo.

(A) todos os enunciados estão corretos.

(B) apenas o enunciado IV está correto.

(C) apenas os enunciados I, II e III estão corretos.

(D) nenhum dos enunciados estão corretos. 

Questão 03

Para responder em seu caderno. A avaliação da imagem corporal envolve a atribuição de valor e significado ao corpo. Quando ela pode ser negativa e positiva? Explique.

Questão 04

Responda no caderno as perguntas para entender melhor você e sua relação com seu corpo:

a) – Sente-se satisfeito com seu corpo?

b) – O que mais incomoda em você? 

c) – Que tal repensar sobre o que você realmente quer? 

d) – O que te motiva para ser realmente satisfeito com seu corpo? 

SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE “GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O FENÔMENO FITNESS

CANAL: 100% MOVIMENTO ” GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E O FENÔMENO FITNESS ”
Disponível em: <
AutoriaElaine Faria de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(GO-EF07EF24) Experimentar e fruir algumas ginásticas de condicionamento físico, refletindo sobre o fenômeno atual do fitness,  as construções da imagem corporal, que são influenciados pela existência de modelos de beleza, culto à perfeição e a mídia.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.