Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Combater a corrupção no esporte requer uma abordagem multifacetada e coordenada, envolvendo diversas partes interessadas.
Aqui estão algumas medidas que podem ser adotadas para combater esse problema:
Regulamentação e Transparência: Implementar regulamentos claros e transparentes em todas as áreas do esporte, desde a gestão de organizações esportivas até as regras de competição. Isso inclui divulgar informações financeiras e decisões administrativas de forma aberta e acessível ao público.
Fiscalização e Investigação: Estabelecer mecanismos eficazes de fiscalização e investigação para detectar e punir atividades corruptas no esporte. Isso pode incluir agências governamentais, órgãos reguladores esportivos independentes e unidades especializadas dentro das forças policiais.
Educação e Conscientização: Educar atletas, treinadores, dirigentes esportivos e outros envolvidos sobre os perigos e consequências da corrupção. Isso pode envolver programas de treinamento, campanhas de conscientização e workshops sobre ética, integridade e fair play.
Colaboração Internacional: Promover a cooperação entre países e organizações internacionais para combater a corrupção no esporte de forma coordenada. Isso pode incluir compartilhamento de informações, troca de melhores práticas e coordenação de investigações transfronteiriças.
Sanções Severas: Impor sanções severas para aqueles que são encontrados culpados de corrupção no esporte, incluindo suspensões, multas e até mesmo penas de prisão. É importante que as punições sejam aplicadas de forma consistente e imparcial.
Fortalecimento da Integridade nas Apostas Esportivas: Trabalhar em conjunto com empresas de apostas esportivas para detectar e prevenir a manipulação de resultados e outras atividades corruptas relacionadas às apostas.
Participação da Sociedade Civil: Incentivar a participação da sociedade civil, incluindo torcedores, mídia e organizações não governamentais, no monitoramento e denúncia de atividades corruptas no esporte.
Criação de Canais de Denúncia: Estabelecer canais seguros e confidenciais para que pessoas possam denunciar casos de corrupção no esporte sem medo de represálias.
Essas são apenas algumas das medidas que podem ser adotadas para combater a corrupção no esporte. É importante que essas ações sejam implementadas de forma abrangente e contínua para garantir a integridade e a credibilidade das competições esportivas.
Questão 01
Combater a corrupção no esporte requer uma abordagem multifacetada. A implementação de diversas medidas e estratégias são eficazes para combater a corrupção no esporte como
(A) ignorar a presença de corrupção para evitar controvérsias.
(B) implementar transparência nas operações e finanças esportivas.
(C) encorajar práticas corruptas para alcançar resultados desejados.
(D) aumentar o anonimato das transações financeiras no esporte.
Questão 02
O combate à corrupção pode contribuir para um ambiente mais justo e equitativo para os competidores, garantindo que o sucesso no esporte seja alcançado por mérito e esforço legítimos, em vez de influências indevidas Isso fortalece os valores fundamentais do esporte e pode até mesmo melhorar a competitividade e a qualidade das competições esportivas, favorecendo
(A) contratos e licitações.
(B) a desigualdade entre os atletas.
(C) a manipulação de resultados.
(D) a promoção da integridade e da ética no ambiente esportivo.
Questão 03
a) Quais são os principais desafios enfrentados no combate à corrupção no esporte no âmbito geral?
b) Como as organizações esportivas podem fortalecer suas políticas e procedimentos para prevenir a corrupção entre atletas, dirigentes e outros envolvidos no esporte?
Questão 04
a) Qual é o papel das agências governamentais e das entidades reguladoras no combate à corrupção no esporte?
b) Além das medidas repressivas, como processos judiciais e sanções disciplinares, de que outras formas as organizações esportivas podem promover uma cultura de integridade e ética entre os atletas, treinadores, dirigentes e demais envolvidos no esporte?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira. |
Formação | Licenciada em Educação física. |
Componente Curricular | Educação Física |
Habilidade | (EF89EF05) Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo e discutir alguns de seus problemas (doping, corrupção, violência etc.) e a forma como as mídias os apresentam. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017 . Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. Seabra, Carlos – O livro dos jogos das crianças indígenas e africanas / Carlos Seabra; ilustração de Willian Yukio. 1. ed. Itapira, SP: editora Estrela Cultural, 2019. |