You are currently viewing Educação Física – Classificando os esportes

Educação Física – Classificando os esportes

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5º ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Classificando os esportes

Vamos aprender um pouco sobre jogos e esportes e como eles podem ser divididos em diferentes tipos. Cada tipo de jogo ou esporte tem suas próprias regras e maneiras de jogar, o que torna cada um deles único e divertido!

Um jogo é uma atividade divertida que fazemos para brincar e nos divertir. Ele pode ser jogado com regras flexíveis, e o mais importante é aproveitar o momento. Já o esporte é parecido com o jogo, mas tem regras mais sérias, organizadas por federações e confederações e, muitas vezes, as pessoas treinam bastante para competir. No esporte, os jogadores precisam seguir as regras para ganhar, e isso exige muita dedicação.

Os esportes podem ser divididos em diferentes tipos. Nos esportes de marca, por exemplo, o objetivo é fazer o melhor tempo ou a melhor pontuação. Um exemplo é o atletismo, onde os atletas correm para ver quem é o mais rápido. 

Já nos esportes de precisão, o importante é acertar o alvo ou ser o mais preciso possível. Um bom exemplo é o tiro com arco, onde os jogadores precisam acertar o centro do alvo.

Nos esportes de invasão, como o futebol e o basquete, o objetivo é invadir o espaço do time adversário para marcar pontos, seja fazendo gols ou cestas. 

Em esportes de campo e taco, como o beisebol e o críquete, os jogadores usam um taco para bater na bola e tentar correr pelas bases ou marcar pontos no campo. 

Por fim, nos esportes de rede e parede, como o vôlei e o tênis, os jogadores envolvem jogar uma bola ou outro objeto por cima de uma rede ou contra uma parede, tentando mandar a bola para o outro lado sem deixá-la cair.

Hoje em dia, os esportes podem ser jogados de várias maneiras. Algumas pessoas jogam esportes como uma profissão, treinando muito e participando de competições para serem os melhores do mundo. Outras jogam por diversão, em atividades comunitárias ou de lazer, onde o objetivo principal é se divertir e fazer novos amigos, sem a pressão de ganhar.

Agora que você já sabe mais sobre os diferentes tipos de esportes, pode escolher o seu favorito e se divertir jogando!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Se você fosse escolher um esporte de invasão para jogar com seus amigos, qual escolheria e por quê?

QUESTÃO 2

Imagine que você está jogando futebol, qual estratégia você usaria para ajudar seu time a marcar um gol?

QUESTÃO 3

O principal objetivo dos esportes de invasão é

(A) fazer o maior número de passes.

(B) conquistar o espaço do adversário para marcar pontos.

(C) evitar tocar na bola.

(D) driblar os jogadores do próprio time.

QUESTÃO 4

O que os jogadores, tanto de futebol quanto de basquete precisam

(A) evitar chutar a bola.

(B) proteger o gol do adversário.

(C) trabalhar juntos para atacar e defender.

(D) correr sem direção no campo.

QUESTÃO 5

Se você pudesse inventar um novo esporte de invasão, como ele seria e qual nome teria?


Saiba mais

Assista aos vídeos e aprenda um pouco mais…

AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF04EF05) Vivenciar e fruir diferentes modalidades e características histórico-culturais presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede/parede, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo.
(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte de marca, precisão, invasão, campo e taco, rede e parede, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).
ReferênciasBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Marisa Martins Sanchez .Buriti mais – Educação física (3º a 5º anos). P- 40. Ed. Moderna. 1ª ed. São Paulo. 2021.