You are currently viewing Educação Física – Classificação das lutas

Educação Física – Classificação das lutas

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 9ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.

Imagem disponível em: https://media-public.canva.com/PHfRw/MAEcL1PHfRw/1/s.jpg. Acesso 14 de maio de 2024.

CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS

As lutas podem ser classificadas de várias maneiras, dependendo de como são praticadas e dos objetivos envolvidos.

LUTAS À DISTÂNCIA E DE TOQUE 

Luta de aproximação e de toque é uma categoria de luta que envolve contato físico direto entre os lutadores, embora esse contato não precise ser constante. Essas modalidades se caracterizam por golpes que precisam atingir o oponente, mas sem a necessidade de agarramentos contínuos. Exemplos incluem:

  • Capoeira: Uma arte marcial brasileira que combina dança, acrobacias e música. Envolve movimentos rápidos e complexos, incluindo chutes e rasteiras, com contato intermitente.
  • Karatê: Uma arte marcial japonesa que utiliza socos, chutes e bloqueios. Os praticantes mantêm distância e atacam com golpes rápidos e precisos.
  • Kung Fu: Um termo genérico para diversas artes marciais chinesas. Envolve uma ampla variedade de técnicas de golpes, incluindo socos e chutes, com foco em velocidade e precisão.
  • Taekwondo: Arte marcial coreana conhecida por seus chutes altos e rápidos. Os lutadores mantêm distância com técnicas de chute e soco.
  • Boxe: Luta onde os lutadores usam apenas os punhos para golpear o oponente. O contato é constante, mas não envolve agarramentos.
  • Muay Thai: Arte marcial tailandesa que utiliza socos, chutes, cotoveladas e joelhadas. O contato é frequente, mas não inclui agarramentos contínuos.
  • Kickboxing: Combina técnicas de boxe com chutes de artes marciais. Os lutadores utilizam uma combinação de socos e chutes para atacar o oponente.

LUTAS DE APROXIMAÇÃO E AGARRE

Lutas de aproximação e agarre são lutas que envolvem técnicas de agarrar, imobilizar e controlar o oponente. Nessas lutas, o objetivo é dominar o adversário por meio de projeções, chaves e imobilizações, utilizando o contato físico constante e próximo. Exemplos incluem:

  • Luta Greco-Romana: Um estilo de wrestling que proíbe ataques abaixo da cintura. Os lutadores usam técnicas de agarramento para derrubar e imobilizar o oponente, focando no controle da parte superior do corpo.
  • Wrestling (Luta Livre): Envolve uma ampla gama de técnicas de agarramento, incluindo derrubadas e imobilizações, permitindo o uso das pernas tanto para ataque quanto para defesa.
  • Huka-Huka: Uma forma tradicional de luta praticada pelos índios do Alto Xingu no Brasil. Os combatentes se agarram no chão, tentando imobilizar o adversário.
  • Luta Marajoara: Uma luta tradicional da ilha de Marajó, no Brasil, que combina técnicas de derrubada e controle corporal.
  • Laamb: Uma forma de luta senegalesa que combina técnicas de wrestling e striking. Os lutadores tentam derrubar o oponente, utilizando tanto o agarre quanto golpes.
  • Judô: Arte marcial japonesa que enfatiza arremessos, projeções e imobilizações. O objetivo é derrubar o oponente e imobilizá-lo no chão, usando técnicas de grappling.
  • Jiu-Jitsu Brasileiro: Focado em técnicas de solo, inclui uma variedade de chaves de braço, estrangulamentos e imobilizações. O objetivo é forçar o adversário a desistir por meio de submissões.
  • Sumô: Luta japonesa onde os competidores tentam forçar o oponente para fora de um anel circular ou fazê-lo tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja a sola dos pés.
  • Sambo: Arte marcial russa que combina técnicas de judo, wrestling e artes marciais tradicionais russas. Inclui tanto técnicas de projeção quanto de imobilização.

LUTAS COM INSTRUMENTOS

Lutas com instrumentos envolvem o uso de armas como espadas, bastões, facas e outros objetos. Essas modalidades se concentram no manejo de armas e na habilidade de atacar e defender-se usando esses instrumentos. Exemplos incluem

  • Aikidô: Embora principalmente conhecido como uma arte marcial de defesa pessoal sem armas, o Aikidô também inclui o treinamento com armas como o bokken (espada de madeira), jo (bastão) e tanto (faca). Os praticantes aprendem a desarmar e controlar oponentes armados.
  • Kendo: Uma arte marcial japonesa que significa “Caminho da Espada”. Utiliza espadas de bambu chamadas shinai e os praticantes usam armaduras protetoras. O objetivo é pontuar golpes precisos em áreas específicas do corpo do oponente.
  • Esgrima: Um esporte de combate ocidental que utiliza três tipos de espadas: florete, sabre e espada. Os esgrimistas vestem roupas protetoras e visam acertar o oponente em áreas regulamentadas, com regras específicas para cada tipo de espada.
  • Kali (ou Arnis/Eskrima): Uma arte marcial filipina que se concentra no combate com armas, especialmente bastões, facas e outras lâminas. Os praticantes também treinam técnicas de desarme e defesa contra várias armas.

QUESTÃO 01

As lutas de aproximação e de toque são caracterizadas por

(A) agarramento contínuo.

(B) golpes que tocam o oponente.

(C) uso de armas em combate.

(D) controle e imobilização.

QUESTÃO 02

As lutas de aproximação e agarre têm como objetivo

(A) dominar o oponente com projeções e imobilizações.

(B) defender-se com golpes e chutes baixos.

(C) contragolpear usando armas e bastões.

(D) controlar com chutes altos e rápidos.

QUESTÃO 03

Responda:

a) Qual a importância do treinamento em lutas com instrumentos para a prática de artes marciais?

b) Como o manejo de armas pode influenciar as habilidades de um lutador?

c) Quais são os benefícios e os desafios de se praticar lutas com instrumentos em comparação com as lutas desarmadas?

QUESTÃO 04

As lutas podem ser categorizadas de diversas formas, conforme a prática e os objetivos envolvidos. Identifique a categoria correspondente a cada luta. Siga o exemplo.

LUTAS DE DISTÂNCIA E DE TOQUE.

LUTA DE APROXIMAÇÃO E AGARRE.

LUTAS COM INSTRUMENTO.

AIKIDÔ LUTAS DE DISTÂNCIA E DE TOQUE
BOXE
ESGRIMA
JIU JITSU
MUAY THAI
KENDO
KICKBOXING
KARATÊ
CAPOEIRA
ESGRIMA
SUMÔ
MARAJOARA
Autoria Elaine Faria de Oliveira.
FormaçãoLicenciatura em Educação física.
Componente CurricularEducação Física
Habilidade (GO-EF09EF25) Reconhecer os fundamentos básicos das lutas e artes-caminhos marciais: lutas à distância e de toque (direta ou indireta); lutas de aproximação e agarre (direta ou indireta) e lutas com instrumentos.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 8º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020.

DARIDO, Suraya Cristina – Para ensinar educação física: Possibilidade de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP\: Papirus, 2007.

Se liga na educação física: 8º ano: manual do professor – São Paulo: Moderna,2022.

CAMPOS, Luiz Antônio Silva, 1956 – Metodologia do ensino das lutas na educação física escolar / Luiz Antônio Silva Campos. – 1.ed.- Várzea paulista, SP:Fontoura,2014.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto . Metodologia do ensino de lutas na escola / Luiz Gustavo Bonatto Rufino. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 232 p. 

Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Ricardo Garcia Cappelli. – Maringá: Eduem, 2014. v. 4 (138 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento).