Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino fundamental – Anos iniciais.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustra-o-de-capoeira-desenhada_66242237.htm#query=CAPOEIRA&position=7&from_view=search&track=sph&uuid=fcf8fec3-b6a0-4b43-bc51-8c7840b2aef5> acesso em 08/02/2024.
CAPOEIRA
A capoeira é disputada por duas pessoas que se desafiam no meio de uma roda formada por outros capoeiristas, ao som de palmas, berimbaus, pandeiros, atabaques e música. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde é utilizado todo o corpo.
Mistura de dança, luta e música, símbolo de resistência dos negros escravizados, a roda de capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Mas o que é patrimônio imaterial? São os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições. O patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração.
Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-nordestino-desenhada-a-mao_31883342.htm#query=CAPOEIRA&position=39&from_view=search&track=sph&uuid=2e87a7ce-38c8-4551-afa3-8d98afbfba0c > acesso em 08/02/2024.
Classificação da capoeira:
Capoeira Regional – criada pelo famoso mestre Bimba, possui um ritmo musical mais rápido e seco, além de movimentos mais suaves. Enquanto alguns integrantes jogam capoeira, os outros participantes ficam em pé batendo palmas.
Capoeira Angola – modalidade mais antiga. Consiste em mais golpes próximos ao solo, possui ritmo musical mais lento e durante a roda os praticantes não batem palmas.
Capoeira Contemporânea – surgiu durante a década de 1970, com uma mistura dos dois estilos anteriores. Aqui podem ser vistos elementos característicos da Angola como as acrobacias e a teatralidade, bem como elementos da regional, como uma maior agilidade e precisão de movimentos.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustra-o-gradiente-de-capoeira_64840545.htm#query=CAPOEIRA&position=9&from_view=search&track=sph&uuid=eff61c40-4bfc-4bfe-8125-a22c53e14110> acesso em 14/02/2024.
Movimentos da capoeira:
1- A GINGA É O MOVIMENTO BÁSICO;
2 – OS MOVIMENTOS DE ATAQUE SÃO OS GOLPES;
3 – OS MOVIMENTOS DE DEFESA SÃO AS ESQUIVAS.
Conhecer a história da capoeira, ajuda a entender a formação da cultura brasileira e sua diversidade.
QUESTÃO 1
Mistura de dança, luta e música, símbolo de resistência dos negros escravizados , a roda de capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Escreva em seu caderno o que significa esse reconhecimento e sua importância para o entendimento da cultura brasileira?
QUESTÃO 2
Complete as frases de acordo com o nome de cada movimento da capoeira.
GINGA | GOLPES | ATAQUE | ESQUIVAS | DEFESA |
- A _____________________________ É O MOVIMENTO BÁSICO;
- OS MOVIMENTOS DE ____________________________ SÃO OS _________________________________;
- OS MOVIMENTOS DE ____________________________ SÃO AS _________________________________.
Agora, entre os movimentos que você aprendeu, escolha 3 que mais gostou, cite-os e explique como eles são executados.
QUESTÃO 3
Conhecer a história da capoeira ajuda a entender a formação da cultura brasileira e sua diversidade. Hoje, a capoeira é dividida em 3 classificações. Escreva em seu caderno o nome de cada uma e explique suas características.
1-_________________________________________________________________
2-_________________________________________________________________
3-_________________________________________________________________
QUESTÃO 4
A capoeira foi criada no Brasil usando “ingredientes” africanos, tais como os movimentos e o ritmo marcado por instrumentos já tradicionais dos povos da África, como por exemplo: o berimbau, o atabaque, o pandeiro, o agogô e o reco-reco. Encontre no caça-palavras 10 nomes relacionados a elementos da capoeira e transcreva para o caderno.
G | M | E | A | T | I | E | E | U | N | O | G |
M | B | D | A | N | Ç | A | I | T | T | G | T |
I | E | A | T | L | U | T | A | E | T | O | O |
I | R | T | E | S | E | A | E | O | S | E | E |
T | I | T | S | P | S | B | I | N | H | E | U |
T | M | G | Q | R | L | A | L | I | E | S | S |
W | B | I | U | F | E | Q | L | E | M | C | Y |
U | A | H | I | D | T | U | E | Y | Ú | R | G |
Y | U | M | V | I | D | E | F | E | S | A | I |
R | O | D | A | D | F | E | N | G | I | V | N |
G | N | G | I | O | S | Y | W | R | C | O | G |
P | B | O | I | À | F | R | I | C | A | S | A |
Saiba mais
Autoria | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
(GO-EF05EF13) Praticar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (GO-EF05EF21) Analisar características histórico-culturais, valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas do contexto comunitário e regional e de matriz indígena e africana. (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular(BNCC). DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 2018/2019. A ORIGEM DO NOME CAPOEIRA. Portal da Capoeira. Disponível em: <https://portalcapoeira.com/capoeira/curiosidades/a-origem-do-nome-capoeira/> acesso, 18,nov. 22. IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Disponível em< https://capoeira.iphan.gov.br/ >acesso, 18,nov. 22. ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2017 |