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Educação Física – Capoeira

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental.

Fonte: Canva

Capoeira

A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que combina esporte, movimentos de luta, acrobacias, jogo, dança e música. Ela surgiu como uma forma de resistência e busca por liberdade dos africanos escravizados trazidos ao Brasil. Diversos grupos étnicos foram trazidos à força, principalmente para a Bahia, e foram esses povos que integraram suas tradições e saberes nesse processo de luta por sobrevivência e preservação cultural.

Assim, nesse período de escravidão no Brasil, a capoeira surgiu como uma das maneiras dos escravizados resistirem e se defenderem. Como eram proibidos pelos senhores de engenho de praticar lutas, eles camuflavam os movimentos de defesa com ritmos musicais e passos de dança, dando origem a essa forma única de expressão corporal chamada capoeira.

Existem várias versões da origem da palavra capoeira. Uma das teorias mais aceitas afirma que o nome “capoeira” teria surgido porque os africanos escravizados, ao fugirem das fazendas, se escondiam em regiões de vegetação baixa. Essas áreas eram conhecidas como capoeira. A origem da palavra vem do tupi: ka’a significa “mata” e pûer quer dizer “o que foi”. Por isso, o nome capoeira pode ser interpretado como “o que foi para a mata” — locais usados como esconderijo pelos escravizados que fugiam.

Mesmo sendo uma expressão cultural tipicamente brasileira, a capoeira foi proibida no Brasil por muitos anos. Durante o período da escravidão, quem fosse pego praticando capoeira podia receber até 200 chicotadas e ser preso. Depois da abolição, a perseguição aos capoeiristas ainda continuou. Em 1890, uma nova lei considerava a capoeira um crime e quem praticasse podia ser preso. Só em 1937, o então presidente Getúlio Vargas, legalizou essa prática no país.

Hoje podemos dizer que existem duas principais principais vertentes da capoeira, a angola e a regional.

A Capoeira Angola preserva as tradições ancestrais e se destaca por seus movimentos lentos, estratégicos e realizados próximos ao chão. Essa forma de capoeira valoriza a malícia e a habilidade, priorizando a técnica e a inteligência corporal em vez da força bruta. Vicente Ferreira Pastinha, conhecido como Mestre Pastinha, é amplamente reconhecido como o principal responsável pela preservação e difusão da Capoeira Angola.

Já a Capoeira Regional surge como uma proposta de renovação, incorporando um método estruturado de ensino que inclui sequências de movimentos, uso de uniforme, sistema de graduação e uma abordagem mais esportiva e técnica. Influenciada também por outras artes marciais, essa vertente reflete a adaptação da capoeira aos tempos modernos. Representa uma mudança significativa promovida por Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, que transformou a prática em um símbolo de liberdade e afirmação cultural, contribuindo decisivamente para a valorização da capoeira e o fim de sua criminalização no Brasil.

Existe uma ampla variedade de movimentos presentes nas diferentes vertentes da capoeira. Os nomes desses movimentos podem variar de acordo com a região ou o grupo que os pratica, e cada um tem uma função específica dentro do jogo, manifestando-se por meio de:

  • ataques (exemplos: martelo e bênção);
  • defesas (exemplos: cocorinha, negativa e aú);
  • acrobacias (exemplos: aú e macaquinho).

A base de todos os movimentos é a ginga — um deslocamento constante que mantém o ritmo da prática, confunde o oponente e prepara o corpo para iniciar outros movimentos.

A música desempenha um papel central nas rodas de capoeira, inclusive nas diferentes vertentes, marcando o ritmo e a dinâmica do jogo. Os instrumentos tradicionais — como o berimbau, o atabaque e o pandeiro — conduzem a roda, enquanto as canções, entoadas pelo mestre e respondidas pelo coro, narram histórias, transmitem saberes e prestam homenagens aos ancestrais. Quanto às palmas, na capoeira regional elas estão bastante presentes, enquanto na capoeira angola são raramente utilizadas.

Desde 2003, com a Lei 11.639/03, a capoeira passou a ser usada como uma ferramenta importante no ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil.

No Brasil, a capoeira foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 2008. Esse reconhecimento mostra o quanto a capoeira é importante para a história e a identidade do povo brasileiro.

Em 5 de julho é comemorado o Dia Mundial da Capoeira, data criada em 2009 para valorizar essa expressão cultural.

Em 2014, a UNESCO declarou a capoeira como patrimônio cultural da humanidade, destacando seu valor não só para o Brasil, mas para o mundo todo.

Hoje, a capoeira é praticada em mais de 160 países e ajuda a divulgar a cultura brasileira e a língua portuguesa pelo mundo. Além disso, ela continua sendo um símbolo de luta pela liberdade e identidade cultural, promovendo respeito às diferenças e valorização da diversidade.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE OS MOVIMENTOS CORPORAIS DA CAPOEIRA

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A capoeira é uma manifestação cultural do Brasil que combina movimentos de luta, acrobacias, jogo, dança e música. Ela surgiu no período da

(A) valorização do Brasil.

(B) proclamação da república.

(C) escravidão no Brasil.

(D) independência do Brasil.

QUESTÃO 2

Durante muito tempo, a capoeira era proibida e até criminalizada. Hoje, ela é reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. Sobre a capoeira, é correto afirmar que

(A) sempre foi respeitada e valorizada como cultura no Brasil desde sua origem.

(B) foi a única forma de resistência dos africanos durante toda a escravidão.

(C) teve início com indígenas e foi depois adotada pelos africanos escravizados.

(D) surgiu como uma forma de luta e resistência dos africanos escravizados.

QUESTÃO 3

Hoje, a capoeira é considerada uma importante manifestação da cultura e da história do Brasil, pois

(A) é uma prática corporal que não tem ligação com a história do país.

(B) representa a luta dos escravizados e valoriza a cultura afro-brasileira.

(C) foi criada recentemente para atrair visitantes ao Brasil e entretê-los.

(D) reconhece e valoriza os europeus que descobriram o Brasil.

QUESTÃO 4

Sobre a Capoeira Angola e Capoeira Regional, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A Capoeira Angola tem mais movimentos rápidos e usa muita força nos golpes.

( ) Mestre Pastinha é conhecido por ajudar a preservar a Capoeira Angola.

( ) A Capoeira Regional foi criada por Mestre Bimba e tem um método de ensino.

( ) A Capoeira Angola valoriza a malícia, os movimentos lentos e próximos ao chão.

QUESTÃO 5

É um movimento acrobático, também chamado de “estrelinha” fora do contexto da capoeira. Além disso, é usado como movimento de defesa para escapar de golpes baixos, como as rasteiras. O nome desse movimento é

(A) martelo.

(B) macaquinho.

(C) aú.

(D) bênção.

Fonte: Arquivo Pessoal

QUESTÃO 6

Ele é o movimento principal da capoeira e está presente durante todo o jogo. Ele serve para confundir o adversário e também como base para realizar outros movimentos. Ele é chamado de

(A) ginga.

(B) estrelinha.

(C) aú.

(D) negativa.

Fonte: Taciclei. Disponível em: Ginga.gif (250×250)

QUESTÃO 7

Leia a manchete da reportagem:

Diante disso, pense e responda:

De que forma a capoeira pode ajudar a combater o racismo na nossa sociedade?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objetos de Conhecimento/ConteúdosCapoeira: história e movimentos básicos.
Habilidades(GO-EF06EF24) Analisar as lutas do Brasil diante dos contextos históricos, políticos, sociais e econômicos.
(EF67EF14) Experimentar e fruir diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
ReferênciasCONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CAPOEIRA. Disponível em: História e Tradições – Capoeira do Brasil. Acesso em 19 de maio de 2025.
FONSECA, Mariana Bracks. História e memória corporal na capoeira angola. Disponível em: admin,+8.+MARIANA+BRACKS+FONSECA.pdf . Acesso em 19 de maio de 2025.
CAMPOS, Hellio. A sequencia de ensino: uma ferramenta lúdica de ensino-aprendizagem da Capoeira Regional. Disponível em: Capoeira regional.indd. Acesso em 19 de maio de 2025.