ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

Brinquedos artesanais e industrializados
Hoje em dia, as brincadeiras das crianças estão mudando. Antes, era comum ver crianças brincando de amarelinha, pião, pipa, bola ou outras brincadeiras inventadas com a própria imaginação. Agora, é cada vez mais comum brincar com brinquedos comprados em lojas, feitos por grandes fábricas.
Esses brinquedos, chamados de industrializados, fazem parte da chamada indústria cultural. Isso quer dizer que eles são produzidos por empresas que querem vender bastante e ganhar dinheiro. Eles podem ser vistos o tempo todo em propagandas televisivas, anúncios na internet, e acabam incentivando os consumidores, as crianças geralmente, a desejarem sempre o brinquedo mais novo, mesmo sem precisar.
Os brinquedos industrializados são aqueles feitos em fábricas, geralmente de plástico ou metal, e muitos usam pilhas ou baterias. Eles geralmente fazem barulho, piscam luzes e até se mexem sozinhos. Esses brinquedos costumam vir prontos, com tudo definido, o que pode dificultar a imaginação e a criação de novas formas de brincar. Além disso, quando quebram, acabam virando lixo e podem poluir o meio ambiente. Por outro lado, eles também têm pontos positivos: existem muitos tipos diferentes nas lojas, para várias idades e gostos. Alguns ajudam no aprendizado de letras, números, idiomas ou programação. Quando são fabricados com segurança, têm materiais resistentes e são feitos para evitar acidentes.
Já os brinquedos artesanais são diferentes. Eles são feitos à mão, muitas vezes com materiais simples que podemos encontrar na natureza, como pedras e galhos, ou com objetos que iriam para o lixo, como tecido, papelão, tampinhas, latas e garrafas. Podem ser criados por adultos ou até mesmo pelas próprias crianças. Esses brinquedos despertam a criatividade, fazem a imaginação voar e ainda ajudam a cuidar do meio ambiente.
Por isso, é importante lembrar que tanto os brinquedos industrializados quanto os artesanais têm seu valor e não devem ser deixados de lado. O mais importante é encontrar um equilíbrio: aproveitar os brinquedos comprados, mas também usar a criatividade para criar os próprios brinquedos, imaginar novos jogos e brincadeiras e se divertir com os amigos.
Brincar e jogar com qualquer tipo de brinquedo vai muito além de apenas passar o tempo. Essas atividades são importantes porque ajudam as crianças a aprender, crescer, criar e sonhar. Quando brincamos, desenvolvemos nosso corpo, melhoramos a coordenação motora, ganhamos força e equilíbrio. Além disso, o raciocínio, a atenção e a memória também são estimulados. Brincar também ensina a conviver com os colegas, trabalhar em equipe, seguir regras e lidar com os sentimentos.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE BRINQUEDOS FEITOS À MÃO
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Os brinquedos industrializados fazem parte da chamada indústria cultural, que
(A) é um lugar onde as crianças vão brincar.
(B) é um tipo de brincadeira de rua.
(C) é formada por empresas que visam lucro.
(D) é uma escola que ensina a fazer brinquedos.
QUESTÃO 2
Uma das características dos brinquedos industrializados é que
(A) são feitos de materiais da natureza, como pedras e madeira.
(B) ajudam a criança a criar novas brincadeiras com a imaginação.
(C) são todos feitos de papel e não fazem nenhum barulho.
(D) geralmente usam pilhas, fazem barulho e piscam luzes.
QUESTÃO 3
Podemos dizer que os brinquedos artesanais são importantes pois
(A) custam caro e são complicados de construir.
(B) ensinam as crianças a usar aparelhos eletrônicos.
(C) estimulam a criatividade e cuidam da natureza.
(D) são comprados nas maiores lojas da cidade.
QUESTÃO 4
Leia o trecho do texto:
“…tanto os brinquedos industrializados quanto os artesanais têm seu valor e não devem ser deixados de lado. O mais importante é encontrar um equilíbrio: aproveitar os brinquedos comprados, mas também usar a criatividade para criar os próprios brinquedos, imaginar novos jogos e brincadeiras e se divertir com os amigos.”
A principal mensagem do texto é que
(A) só é certo brincar com brinquedos artesanais feitos em casa.
(B) brincar com brinquedos modernos faz mal e devem ser evitados.
(C) o importante é brincar com equilíbrio com todo tipo de brinquedo.
(D) não deve brincar de forma alguma com brinquedos industrializados.
QUESTÃO 5
Marque (V) para as alternativas verdadeira e (F) para as falsas:
( ) Brinquedos artesanais poluem mais o meio ambiente do que os industrializados.
( ) Brincar é apenas uma forma de passar o tempo e não traz nenhuma aprendizagem.
( ) Crianças também podem construir seus próprios brinquedos e formas de brincar.
( ) A indústria cultural incentiva o consumo de brinquedos por meio das propagandas.
QUESTÃO 6
Você sabia que dá para fazer uma bola para jogar queimada, batata quente ou até treinar malabarismo usando apenas meias velhas e pedaços de tecido? É isso mesmo! Com criatividade e materiais que temos em casa, podemos construir brinquedos legais sem gastar quase nada. E você, quais outros brinquedos acha que dá para fazer com materiais simples e acessíveis?

QUESTÃO 7
O que você pensa sobre os brinquedos feitos à mão e os comprados nas lojas? Qual tipo você gosta mais? Justifique.
QUESTÃO 8
Use materiais simples que você tenha em casa para criar um brinquedo. Depois, preencha a ficha para contar sua ideia e compartilhar com os colegas.

Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Brinquedos artesanais e industrializados: conceitos e valores |
Habilidades | (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. |
Referências | ARRUDA, Fabiana Moura. Indústria Cultural e Brinquedos Industrializados: as implicações para o imaginário infantil na sociedade contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, v. 10, n. 118, p. 92-99, 2011. |