ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

BRINCANDO COM “CIRANDA, CIRANDINHA”
OLÁ, TURMINHA! HOJE VAMOS APRENDER COISAS SUPER LEGAIS USANDO A MÚSICA “CIRANDA, CIRANDINHA”! CONHEÇAM A LETRA DESSA CANTIGA DE RODA:


VOCÊS SABIAM QUE, ALÉM DE SER DIVERTIDA, ESSA MÚSICA PODE NOS AJUDAR A DESCOBRIR COMO NOSSO CORPO SE MOVIMENTA? VAMOS FALAR SOBRE RITMO, COORDENAÇÃO MOTORA E LATERALIDADE, MAS NÃO SE PREOCUPEM, PORQUE TUDO ISSO VAI SER UMA GRANDE BRINCADEIRA!
O RITMO É COMO A BATIDA DO CORAÇÃO NA MÚSICA, GUIANDO QUANDO DEVEMOS BATER PALMAS, ANDAR OU DANÇAR NO TEMPO CERTO. A COORDENAÇÃO MOTORA É A HABILIDADE DE USAR MÃOS, PÉS, OU MELHOR, O CORPO TODO DE FORMA HARMONIOSA, COMO AO PASSAR UMA BOLINHA NO RITMO DA MÚSICA E GIRAR NA RODA AO MESMO TEMPO. JÁ A LATERALIDADE É SABER DIFERENCIAR DIREITA E ESQUERDA, AJUDANDO NOSSO CÉREBRO A ENTENDER OS LADOS DO CORPO, COMO AO VIRAR DURANTE A MÚSICA. TUDO ISSO NOS TORNA MAIS ÁGEIS, ATENTOS E PREPARADOS PARA BRINCAR, APRENDER E CRESCER!

AGORA QUE JÁ SABEMOS O QUE É RITMO, COORDENAÇÃO MOTORA E LATERALIDADE, QUE TAL IMAGINAR ALGUMAS BRINCADEIRAS COM A MÚSICA? PODEMOS BRINCAR DE CIRANDA CIRANDINHA COM PALMAS, BATENDO PALMAS NO RITMO E VIRANDO PARA A DIREITA E PARA A ESQUERDA. OU ENTÃO, BRINCAR DE CIRANDA CIRANDINHA DOS OBJETOS, PASSANDO UMA BOLINHA PARA O AMIGO AO LADO ENQUANTO CANTAMOS, OU DA MANEIRA TRADICIONAL MESMO QUE É CANTANDO, RODANDO E SE DIVERTINDO.

TUDO O QUE APRENDEMOS HOJE AJUDA NOSSO CORPO E NOSSA MENTE A TRABALHAREM JUNTOS. QUANDO BRINCAMOS COM RITMO, COORDENAÇÃO E LATERALIDADE, FICAMOS MAIS ÁGEIS, ATENTOS E PREPARADOS PARA OUTRAS ATIVIDADES, COMO ESCREVER, DESENHAR, CORRER E PULAR.
ATIVIDADE
QUESTÃO1
COMPLETE O BALÃO VAZIO COM UMA DAS HABILIDADES QUE AS BRINCADEIRAS CANTADAS AJUDAM A DESENVOLVER:

QUESTÃO 2
COMPLETE A CANTIGA DE RODA ESCRITA ABAIXO COM O SUA PALAVRA PREFERIDA:

QUESTÃO 3
VAMOS BRINCAR DE DESCOBRIR AS MÃOS!
ESCOLHA UMA DAS SUAS MÃOS PARA DESENHAR E ESCREVA O NOME DO LADO QUE VOCÊ ESCOLHEU. VAMOS VER SE VOCÊ ACERTA!
QUESTÃO 4

QUAL BRINCADEIRA PODEMOS FAZER COM A MÚSICA “CIRANDA, CIRANDINHA”?
(A) BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE.
(B) BRINCAR DE RODA.
(C) JOGAR FUTEBOL.
(D) PINTAR UM DESENHO.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Habilidades: | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. |
Referências: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. CRUZ, Maria de Nazaré. Refletindo Sobre as Cantigas de Roda. 4° ed. Rio de Janeiro: O portão das letras, 1999. FARIAS, Elaine Gebrim. As Cantigas e Brincadeiras de Roda Como Instrumento Pedagógico na Alfabetização. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). 58 páginas. Brasília: Universidade de Brasília-UNB, 2013. |