You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADERIA DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADERIA DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fonte: canva.com

BRINCADEIRA DE MATRIZ INDÍGENA: PETECA

OS POVOS INDÍGENAS SÃO TAMBÉM CHAMADOS DE POVOS ORIGINÁRIOS, TEM COMO COSTUME TOMAR BANHO VÁRIAS VEZES POR DIA EM RIOS E LAGOS, OS HOMENS SAEM PARA CAÇAR EM GRUPOS OU PESCAR, FAZEM CERIMÔNIAS COM MUITA DANÇA E MÚSICA E COSTUMAM PINTAR O CORPO. 

AS BRINCADEIRAS INDÍGENAS MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A NATUREZA, COMO POR EXEMPLO: SUBIR EM ÁRVORES, BRINCAR COM ARGILA, MIRAR COM ARCO E FLECHA, TOMAR BANHO EM RIOS, PETECA… 

FALANDO ESPECIFICAMENTE DA PETECA, ELA ERA FEITA PELOS INDÍGENAS COM MATERIAL NATURAL, COM DESTAQUE PARA AS CASCAS DE BANANEIRA, PALHAS DE MILHO E PENAS. ANTIGAMENTE ELA ERA UTILIZADA PELOS ÍNDIOS COMO ATIVIDADE PARA AQUECER CORPORAL DURANTE O INVERNO E TAMBÉM PARA DIVERSÃO.

PROFESSORA: LÍVIA ANALY

GRADUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE 

QUESTÃO 1


AS BRINCADEIRAS INDÍGENAS MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A NATUREZA. MARQUE ABAIXO A ALTERNATIVA QUE O OBJETO USADO PARA BRINCAR É DE ORIGEM INDÍGENA:

(A) QUEBRA-CABEÇA;

(B) SKATE;

(C) VIDEOGAME;

(D) PETECA.

QUESTÃO 2


BRINCAR DE PETECA É BOM DEMAIS, MAS VOCÊ SABE QUAL É A ORIGEM DESSE OBJETO? MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA ABAIXO.

(A) CHINESA; 

(B) AMERICANA;

(C) INDÍGENA;

(D) GOIANA.

QUESTÃO 3

EM SEU CADERNO ESCREVA QUAL A SUA BRINCADEIRA FAVORITA QUANDO VOCÊ ESTÁ EM CONTATO COM A NATUREZA? 

QUESTÃO 4

COMPLETE A FRASE COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:  

NATUREZAINDÍGENASPETECA

AS BRINCADEIRAS ____________________ MAIS COMUNS TRAZEM BASTANTE CONTATO COM A ____________________, COMO POR EXEMPLO: SUBIR EM ÁRVORES, ____________________, BRINCAR COM ARGILA, MIRAR COM ARCO E FLECHA, TOMAR BANHO EM RIOS, ENTRE OUTROS.

Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF01EF01) Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.
ReferênciasEnciclopédia das línguas portuguesas <https://www.labeurb.unicamp.br/elb/indigenas/indigenas.htm> consultado em 23/02/2023.
Confederação Brasileira de Peteca <https://cbpeteca.org.br/historia-da-peteca/ > consultado em 23/02/2023.
Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 
DC-GO Ampliado 2018/2019.
DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º e 2º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.