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Educação Física – Brincadeiras Tradicionais: A Magia da Pipa

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.



Brincadeiras Tradicionais: A Magia da Pipa

Brincar de soltar pipa é uma das brincadeiras tradicionais mais antigas e divertidas que existem, e sua magia continua encantando pessoas de todas as idades. Essa brincadeira, que também é conhecida como papagaio ou raia em algumas regiões, surgiu há mais de 1200 anos na China, onde era até utilizada para enviar mensagens durante guerras. 

Com o tempo, a pipa se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil, onde se tornou uma das atividades preferidas das crianças e até de adultos, mantendo viva uma tradição que passa de geração em geração. As brincadeiras tradicionais, como soltar pipa, são parte importante da nossa cultura. Elas são ensinadas pelos avós aos pais, e pelos pais aos filhos, criando um elo entre as gerações e preservando a história e as tradições de um povo. 

Além de serem extremamente divertidas, essas brincadeiras ensinam valores essenciais, como trabalho em equipe, criatividade e respeito. No caso da pipa, por exemplo, a diversão começa desde a sua confecção. Escolher as cores, cortar o papel, montar a estrutura e decorar são etapas que estimulam a criatividade e transformam a brincadeira em uma verdadeira arte.

Soltar pipa é uma atividade que nos conecta com a natureza, pois exige espaço aberto, vento e um céu azul para que tudo funcione perfeitamente. Além disso, a brincadeira também traz aprendizado, já que envolve noções como a força do vento e o equilíbrio necessário para manter a pipa no ar.

Outro aspecto importante é a socialização, pois soltar pipa é uma atividade que pode ser feita em grupo, unindo amigos e familiares em momentos de descontração e alegria. Em muitas regiões do Brasil, inclusive, existem competições para ver quem faz a pipa mais bonita ou quem consegue fazê-la voar mais alto, o que torna a brincadeira ainda mais especial.

No entanto, é essencial tomar cuidados, como escolher locais abertos longe de fios elétricos, evitar o uso de cerol (perigoso para pessoas e animais) e preferir horários com ventos mais calmos, como no final da tarde.

Brincar de pipa é uma forma de preservar uma tradição que atravessa séculos, conectando gerações. Que tal aprender a fazer uma pipa e ensinar aos amigos? Assim, você contribui para manter viva essa brincadeira tão especial. Prepare-se, pegue sua pipa e vá colorir o céu!

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

Como a brincadeira de soltar pipa pode contribuir para o desenvolvimento de valores como trabalho em equipe, criatividade e respeito?

QUESTÃO 2

Nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e o uso excessivo de celulares e videogames, muitas brincadeiras tradicionais, como soltar pipa, estão sendo deixadas de lado. Como você acha que podemos incentivar o resgate dessas brincadeiras, mantendo-as vivas e seguras?

Leia a charge e responda as questões a seguir:

QUESTÃO 3

O cerol é perigoso ao soltar pipa porque
(A) pode deixar a pipa mais pesada.
(B) pode machucar pessoas e animais.
(C) faz a pipa voar mais baixo.
(D) atrai raios durante a tempestade.

QUESTÃO 4

Um dos principais cuidados ao soltar pipa é
(A) usar cerol para deixar a linha mais resistente.
(B) escolher locais abertos, longe de fios elétricos.
(C) soltar pipa em dias de chuva.
(D) usar pipas de metal para voos mais altos.

QUESTÃO 5

Desenhe uma cena que represente um dia feliz ao lado das pessoas que você mais ama, utilizando a temática PIPA. Dê um título para essa ilustração.


SAIBA MAIS

ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA SOBRE A ORIGEM DA PIPA E SUA IMPORTÂNCIA EM ALGUMAS DESCOBERTAS AO LONGO DA HISTÓRIA.


AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação física
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:
(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural.
(GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas.
(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.
Referências:Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.
DC-GO Ampliado 2018/2019.
Wikipedia – Pipa (brinquedo) < https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipa_(brinquedo) > acesso em 2025.