Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª ANO do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Brincadeiras de origem indígena
Disponível em: <canva.com> acesso em 15,fev.202.
A influência da cultura indígena na formação do povo brasileiro é profunda e essencial para compreender a identidade e diversidade cultural do país. Ao longo dos séculos, as contribuições dos povos indígenas influenciaram não apenas a forma de vida, mas também as tradições, costumes, alimentação e até mesmo as brincadeiras e jogos praticados pelos brasileiros.
Desde tempos remotos, as comunidades indígenas já possuíam uma rica tradição de brincadeiras e jogos que desempenhavam papéis importantes na socialização, educação e desenvolvimento das crianças. Essas atividades iam além do mero entretenimento, abrangendo aspectos culturais, espirituais e cognitivos.
Muitos desses jogos e brincadeiras indígenas foram absorvidos e adaptados pela sociedade brasileira, integrando-se de maneira orgânica ao cotidiano das diferentes regiões do país. Alguns exemplos notáveis incluem:
Arco e Flecha: A habilidade de manejar o arco e flecha era fundamental para a sobrevivência nas sociedades indígenas. Hoje, o arco e flecha é praticado como um esporte em muitas comunidades, preservando a tradição indígena da destreza e precisão.
Pau de Sebo: Esse jogo exige agilidade e coordenação motora. Originalmente utilizado como um ritual de celebração, no qual um mastro de madeira untado de sebo era escalado para alcançar recompensas no topo, essa brincadeira foi incorporada a festas populares em várias partes do Brasil.
Peteca: A peteca é um jogo tradicional indígena que consiste em arremessar uma espécie de saquinho com penas de um lado para o outro, utilizando apenas as mãos. Esse jogo foi incorporado ao cotidiano brasileiro e até mesmo transformado em esporte, com competições nacionais e internacionais.
Esses são apenas alguns exemplos das brincadeiras e jogos que foram influenciados pelas tradições indígenas e que se tornaram parte integrante da cultura brasileira. A preservação e celebração dessas atividades não apenas honram o legado dos povos indígenas, mas também enriquecem a identidade cultural do Brasil, promovendo uma conexão profunda entre as gerações passadas, presentes e futuras.
Atividade
QUESTÃO 1
A peteca (do Tupi Guarani que significa bater) é um brinquedo muito popular feito com areia, couro e penas usado pelos índios para se divertir. Vamos confeccionar uma?
Materiais Necessários:
- Um pedaço de couro, ou algum tecido que já tenha em sua casa (corte no tamanho de um quadrado 30×30 cm)
- Penas
- Barbante ou corda
- Areia
- Tesoura
Como Fazer:
Passo 1
Coloque a areia no pedaço de tecido/couro e faça que o mesmo se transforme num saquinho.
Passo 2
Antes de fechar o saquinho de couro com a areia dentro você deverá colocar as penas na ponta. Fique atento para não deixar as penas muito soltas para que não caiam.
QUESTÃO 2
Qual das seguintes atividades não é um exemplo de jogo tradicional indígena presente na cultura brasileira?
(A) Prática de arco e flecha como esporte
(B) Competições de peteca
(C) Futebol, importado de outras culturas
(D) Tomar banho diariamente
QUESTÃO 3
Qual é a importância das brincadeiras e jogos indígenas na cultura brasileira?
(A) São apenas uma forma de entretenimento
(B) Desempenham papéis importantes na socialização e educação
(C) Não têm influência na identidade cultural do Brasi
(D) Foram completamente esquecidos ao longo dos séculos
QUESTÃO 4
Encontre no caça palavras pelo menos 6 palavras que fazem referência a cultura indígena.
ARCO E FLECHA – PETECA – PESCAR – REDE – MANDIOCA – CAÇAR – BANHO – CANOA
B | Q | W | E | P | F | G | H | J | M | H |
A | R | C | O | E | F | L | E | C | H | A |
N | A | S | D | T | D | F | G | H | J | J |
H | Z | X | R | E | D | E | Q | W | E | R |
O | R | T | Y | C | U | B | I | I | O | C |
A | S | D | M | A | N | D | I | O | C | A |
Z | X | C | V | B | N | M | E | Q | W | Ç |
A | P | E | S | C | A | R | S | D | D | A |
Q | E | D | F | C | A | N | O | A | S | R |
E | S | P | A | D | A | N | C | X | S | W |
Com as palavras que você encontrou na questão acima, escreva um texto em seu caderno contando o que você aprendeu sobre esse povo tão importante para nossa cultura.
Saiba mais
Assista o vídeo abaixo e entenda um pouco mais sobre o Povo Indígena.
Autoria: | Livia Analy Rezende Amancio |
Formação: | Educação Física |
Componente Curricular: | Educação Física |
Habilidades: | (GO-EF05EF01) Vivenciar e analisar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (GO-EF05EF16) Projetar e construir materiais que sirvam de suporte para o jogo e brincadeira comparando essas produções e suas possibilidades de uso frente aos brinquedos industrializados. |
Referências | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999. LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022. Site significados: https://www.significados.com.br/cultura-indigena/#:~:text=Cultura%20ind%C3%ADgena%20%C3%A9%20o%20conjunto,de%20pensar%20e%20agir%20%C3%BAnicos. |