You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras de matriz africana

Educação Física – Brincadeiras de matriz africana

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Pessoal, quem aí já se divertiu muito na escola, em casa ou na rua brincando de corre cutia, escravos de Jó, ciranda cirandinha, pulando corda, pulando elástico? Brincar é bom demais, não é? Então, hoje vamos aprender brincadeiras de matriz africana.  É uma oportunidade de saber mais sobre o modo de vida desse povo, seus valores e costumes, que são tão importantes na busca por uma sociedade mais cooperativa, solidária e justa.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/42150946500052524/  acesso em 08, jan. 2022

QUESTÃO 1

Você conhece a brincadeira “TERRA-MAR”? Não? Vamos juntos conhecer?

É uma brincadeira popular de Moçambique, muito simples. Primeiro você risca no chão uma longa reta, um lado é a Terra e o outro o Mar. Convide seus amigos ou o pessoal que mora na sua casa para brincar. No início, todos devem ficar do lado da Terra. Ao ouvirem: Mar! Todos pulam para o lado do mar. Ao ouvirem: Terra! Todos pulam para o lado da terra. E assim sucessivamente. Quem pular para o lado errado ou fizer menção de pular quando não deve pular, sai e espera a próxima rodada.

Depois de dominarem os dois lados, Terra e Mar, vocês podem colocar o elemento Ar, que vai significar um pulo sem sair do lugar. Divirtam-se!

QUESTÃO 2

Prontos para percorrer um labirinto? Primeiro você vai escolher onde vai brincar, se vai ser em um grande labirinto no chão, ou em um labirinto feito na folha em branco.

Para começar, posicione-se na extremidade externa do desenho (pode ficar em pé ou usar uma pedra para representar cada criança, no caso do labirinto desenhado no papel). Para avançar pelo caminho, os jogadores tiram par ou ímpar e o vencedor de cada rodada avança para a posição seguinte. Agora que aprendeu a brincadeira “LABIRINTO”, é hora de brincar.

QUESTÃO 3

De Gana, “Pilolo”, que significa procurar em português, é uma brincadeira onde vários objetos são escondidos. Para começar, todas ficam de costas ou de olhos fechados enquanto o líder esconde os objetos em diversos lugares dentro do local definido (como a sala, por exemplo). Depois de esconder, vai gritar “Pilolo” e as pessoas que estão participando vão procurá-los.

https://pixabay.com/pt/vectors/ancestral-hist%c3%b3rico-mapa-velho-1300292/

QUESTÃO 4

Agora que já se movimentou, se divertiu e brincou bastante, escreva três frases, uma sobre cada brincadeira que você fez nessa atividade, contando o que achou e como foi a experiência. 

SAIBA MAIS

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais das brincadeiras de matriz africana.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “Amarelinha africana”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=FlYw3cbk0sU> acesso em 14 fev 2022.
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:(GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. 
(GO-EF04EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens: corporal, oral, escrita e audiovisual, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico-cultural na preservação das diferentes culturas.
(EF04GE01-B) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas: indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas.
(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Referencial TeóricoBase  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017.

DC-GO Ampliado.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Escola Educação – Publicado em 16 mar, 2020. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/ . Acesso em 08, fev. 2022.

VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999.

LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022.