You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras com bola

Educação Física – Brincadeiras com bola

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Brincadeiras com bola


 Disponível em: < https://www.pexels.com/pt-br/foto/bolas-coragem-colhoes-filhos-9648764/ > acesso em 11, fev. 2022.

Vocês sabiam que jogar bola é mais do que apenas uma diversão? Isso mesmo! Além de nos fazer sorrir e nos divertir muito, a bola também nos ajuda a desenvolver muitas habilidades incríveis. Vamos descobrir juntos?

Coordenação motora: Quando brincamos com a bola, seja chutando, arremessando ou pegando, estamos exercitando a nossa coordenação motora. Isso significa que estamos treinando o nosso corpo para fazer movimentos precisos, como acertar a bola com o pé, as mãos ou a cabeça.

Equilíbrio: Para jogar com a bola, precisamos ter um bom equilíbrio. Isso significa manter nosso corpo estável enquanto corremos, pulamos e nos movimentamos.

Concentração: Durante as brincadeiras com bola, precisamos estar atentos e concentrados no que estamos fazendo.

Socialização: Brincar com bola é uma ótima oportunidade para fazer novos amigos e se divertir em grupo. Quando estamos jogando, aprendemos a compartilhar, a respeitar as regras do jogo e a trabalhar em equipe. Isso nos ajuda a desenvolver habilidades sociais importantes, como a cooperação e a comunicação.

Saúde e condicionamento físico: Jogar bola nos faz mexer o corpo, correr, pular e gastar energia.

Diversão e criatividade: Por fim, mas não menos importante, brincar com bola é uma forma de expressão e diversão. Podemos inventar jogos, criar novas regras e explorar a nossa imaginação. A bola nos dá a liberdade de sermos criativos e nos divertir de diferentes maneiras, seja jogando futebol, basquete, vôlei ou outras brincadeiras.

Então, agora vocês sabem como as brincadeiras com bola são especiais e importantes para o nosso desenvolvimento. Pratiquem essas atividades com alegria e sempre lembrem-se de respeitar as regras e os limites de segurança. Divirtam-se, movimentem-se e aproveitem ao máximo a magia da bola!


QUESTÃO 1

Qual das habilidades abaixo é desenvolvida ao brincar com bola?

(A) Leitura e escrita

 (B) Coordenação motora

(C) Habilidade culinária

(D) Pintura e desenho


QUESTÃO 2

Além da diversão, concentração, equilíbrio, qual outro benefício as brincadeiras com bola oferecem?

(A) Aumento da altura

(B) Desenvolvimento de habilidades musicais

(C) Socialização

(D) Aprendizado de habilidades de costura


QUESTÃO 3

Porque durante os jogos com bola podemos desenvolver nossa imaginação e criatividade?


QUESTÃO 4

Escreva um texto em seu caderno contando qual brincadeiras com bola você mais gosta e por que.


SAIBA MAIS

Que tal aprender um pouquinho mais sobre esse objeto tão legal que ultilizamos hoje durante a nossa atividade. assista o video abaixo e viaje no universo das bolas.

Canal Livia Analy Rezende Amancio “O mundo das Bolas”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=4ElQ6Edqvug> acesso em 14 fev 2022.
AutoriaLivia Analy Rezende Amancio
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Habilidade(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.  
(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.
Referências Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino 
Fundamental, 2017.

DC-GO Ampliado.

DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 3º ao 5º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.

Escola Educação – Publicado em 16 mar, 2020. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/ . Acesso em 08, fev. 2022.

VALADARES, Solange. Educação Física no cotidiano escolar: Brincadeiras Folclóricas. 1ª edição. Belo Horizonte-MG. Editora Fapi. Agosto 1999.

LOPES, Patrícia. “Significado da Brincadeira”. Brasil escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/significado-brincadeira.htm . Acesso em 11, fev. 2022.