You are currently viewing Educação Física – Brincadeiras de mãos cantadas

Educação Física – Brincadeiras de mãos cantadas

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

Fonte: Canva

Brincadeiras de mãos cantadas

As brincadeiras de mãos cantadas são formas de usar o corpo, principalmente as mãos, para brincar seguindo o ritmo da música e fazendo movimentos junto com o colega. Esses movimentos incluem batidas de palmas, mímicas e desafios que deixam tudo mais animado.

Essas atividades podem acontecer em muitos lugares: na escola, em casa, no parque ou em qualquer espaço onde dê para brincar, porque não precisam de materiais, apenas de um parceiro. Elas passam de geração em geração e, com o tempo, podem mudar um pouco, ganhando novas músicas, ritmos e gestos.

Para aprender essas brincadeiras basta observar e imitar os amigos, repetindo várias vezes até conseguir fazer bem. Enquanto brincam, as crianças também inventam movimentos diferentes, mudam algumas palavras, aceleram a música ou misturam outros ritmos.

Além da diversão, essas brincadeiras desenvolvem a coordenação motora, a memória, a atenção e a criatividade. Elas também fortalecem o trabalho em grupo, pois exigem parceria e comunicação. Cada uma delas também traz um pouco da nossa história, já que muitas têm influências de povos indígenas, africanos, europeus e outros que fazem parte da cultura brasileira.

Essas brincadeiras podem ser feitas em duplas, trios ou rodas com várias pessoas. São simples, animadas e podem ser modificadas sempre que as crianças quiserem experimentar algo novo. Alguns exemplos dessas brincadeiras são Adoleta, Soco soco, O Trem Maluco, Parara Parati, Aonde Vai Fifi, Tricilomelo, Babalu, Popeye entre muitas outras que as crianças adoram praticar.

Hoje em dia, muitas crianças passam bastante tempo usando celular, videogame ou assistindo televisão. Esses aparelhos são legais, mas é importante não usar por muito tempo seguido. Quando ficamos muitas horas na frente das telas, podemos sentir cansaço nos olhos, ficar com a postura errada, ter dor de cabeça e nos mexer menos, o que não faz bem para a saúde.

Por isso, é importante equilibrar o uso da tecnologia com momentos de brincadeiras, especialmente as brincadeiras tradicionais, como as cantadas com as mãos. Assim, crescemos de um jeito mais saudável, aprendemos melhor e ainda ajudamos a manter viva a cultura do nosso país.

ASSISTA AO VÍDEO E CONHEÇA ALGUMAS BRINCADEIRAS DE MÃOS CANTADAS.

Fonte: Estúdio Conexão Escola

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 1

As brincadeiras de mãos cantadas acontecem quando as crianças

(A) movem as mãos e outras partes do corpo seguindo a música.

(B) ficam paradas sem fazer nenhum movimento e no silêncio.

(C) brincam sozinhas sem olhar e prestar atenção no parceiro.

(D) batem palmas sem ritmo e sem combinar com o parceiro.

QUESTÃO 2

Para fazer as brincadeiras de mãos cantadas, as crianças precisam

(A) de muitos brinquedos caros.

(B) apenas de um parceiro para brincar.

(C) de celular da moda e internet.

(D) de uma sala fechada e silenciosa.

QUESTÃO 3

As brincadeiras de mãos cantadas são importantes porque

(A) fazem as crianças discutirem e brigarem mais durante a atividade.

(B) deixam os participantes mais cansados e agitados sem aprender nada.

(C) ajudam a melhorar a memória, a coordenação e a atenção das crianças.

(D) atrapalham o desenvolvimento da coordenação motora de quem brinca.

QUESTÃO 4

Descubra os enigmas e encontre os nomes de duas brincadeiras cantadas com as mãos.

QUESTÃO 5

Desembaralhe as sílabas e forme as palavras. Depois, marque qual delas é uma brincadeira de mãos cantadas.

QUESTÃO 6

Complete o texto abaixo usando suas palavras:

É muito legal brincar com celulares, videogames e assistir televisão. Mas também precisamos brincar de outras formas, como nas brincadeiras de mãos cantadas, porque quando ficamos muito tempo nas telas ___________________________________________________.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física
Objeto de Conhecimento/ConteúdoBrincadeiras Populares
Habilidade(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.
ReferênciasTHOMÉ, Tiago Ferraz. Brincadeiras de mãos cantadas nas aulas de Educação Física: acolhendo e divulgando as culturas infantis na escola. Rio Claro, 2024.
SOUZA, Fernanda de. Os jogos de mãos: um estudo sobre o processo de participação orientada na aprendizagem musical infantil. Curitiba, 2009.