ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

BRINCADEIRA CANTADA: SOM E MOVIMENTO
QUE TAL CANTAR, DANÇAR E SE DIVERTIR? AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO MÁGICAS PORQUE MISTURAM MÚSICA, RITMO E MOVIMENTOS BEM LEGAIS! ENQUANTO CANTAMOS E MEXEMOS O CORPO, APRENDEMOS COISAS NOVAS, FAZEMOS AMIGOS E NOS DIVERTIMOS MUITO.
QUANDO BRINCAMOS ASSIM, NOSSO CORPO FICA ESPERTO, NOSSA MEMÓRIA FICA MAIS FORTE E NOSSA ALEGRIA CRESCE! ALÉM DISSO, APRENDEMOS MÚSICAS QUE OS ADULTOS CANTAVAM QUANDO ERAM CRIANÇAS, E ASSIM MANTEMOS VIVAS ESSAS CANÇÕES TÃO ESPECIAIS E NOSSA CULTURA.
O QUE APRENDEMOS COM AS BRINCADEIRAS CANTADAS?
- COORDENAÇÃO MOTORA
- RITMO E MUSICALIDADE
- MEMÓRIA
- SOCIALIZAÇÃO
- EXPRESSÃO CORPORAL
- CULTURA
EXEMPLOS DE BRINCADEIRAS CANTADAS: “A CANOA VIROU” E “BORBOLETINHA”
ESSAS BRINCADEIRAS SÃO MUITO ANIMADAS! VAMOS APRENDER AS MÚSICAS E COMO BRINCAR?
LETRA DA MÚSICA “A CANOA VIROU”

A CANOA VIROU
POR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DA (NOME DA CRIANÇA)
QUE NÃO SOUBE REMAR!
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A (NOME DA CRIANÇA)
DO FUNDO DO MAR!
COMO BRINCAR:
- TODO MUNDO DÁ AS MÃOS E FORMA UMA RODA BEM GRANDE.
- CANTAMOS A MÚSICA JUNTOS, E QUANDO FALAMOS O NOME DE UM AMIGUINHO, ELE VAI PARA O CENTRO DA RODA.
- DEPOIS, CANTAMOS A SEGUNDA PARTE DA MÚSICA, E TODOS AJUDAM O AMIGUINHO A SAIR DO CENTRO, COMO SE ESTIVÉSSEMOS “RESGATANDO” ELE.
- A BRINCADEIRA CONTINUA ATÉ QUE TODOS TENHAM IDO PARA O CENTRO.
LETRA DA MÚSICA “BORBOLETINHA”

BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO CHOCOLATE PARA A MADRINHA
POTI-POTI
PERNA DE PAU
OLHO DE VIDRO
E NARIZ DE PICA-PAU
PAU-PAU
É PURA DIVERSÃO! COM “A CANOA VIROU” E “BORBOLETINHA”, APRENDEMOS A BRINCAR EM GRUPO, CANTAR E MEXER O CORPINHO.
RESUMINDO, AS BRINCADEIRAS CANTADAS SÃO UMA MAMEIRA PODEROSA DE APRENDER BRINCANDO! ELAS UNEM MÚSICA, MOVIMENTO E INTERAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DE MANEIRA ALEGRE E SIGNIFICATIVA.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE BRINCADEIRAS CANTADAS: SOM E MOVIMENTO
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O PRINCIPAL OBJETIVO DAS BRINCADEIRAS CANTADAS É
(A) ENSINAR A NADAR.
(B) DIVERTIR E CANTAR.
(C) FAZER UMA COMPETIÇÃO.
(D) CONSTRUIR CANOAS.
QUESTÃO 2
AS BRINCADEIRAS CANTADAS AJUDAM A DESENVOLVER
(A) SOMENTE A FORÇA FÍSICA.
(B) O SILÊNCIO E CALMA.
(C) A COORDENAÇÃO MOTORA E MEMÓRIA.
(D) SOMENTE A FORÇA DOS BRAÇOS.
QUESTÃO 3
COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO DA MÚSICA “A CANOA VIROU” COM O NOME DE UMA AMIGO.
A CANOA VIROU
POR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DA ____________________
QUE NÃO SOUBE REMAR!
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A ________________________
DO FUNDO DO MAR!
QUESTÃO 4
FAÇA UM LINDO DESENHO QUE REPRESENTE A MÚSICA “ A CANOA VIROU” E ESCREVA O NOME DO QUE VOCÊ DESENHOU.
QUESTÃO 5
COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO DA MÚSICA “ BORBOLETINHA” E DEPOIS CANTE E DANCE COM ALGUÉM QUE VOCÊ GOSTE MUITO.
BORBOLETINHA TÁ NA COZINHA
FAZENDO ____________________________________________ PARA A MADRINHA
POTI-POTI
PERNA DE __________________________
OLHO DE VIDRO
E ___________________________________________ DE PICA-PAU
PAU-PAU
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Objeto(s) de conhecimento/ Conteúdo | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História Valores Regras |
Habilidades: | (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. |
Referências: | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019. KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes,1993. |