ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.
Brincadeira Africana Terra/Mar
Você sabia que muitas coisas que temos no Brasil vieram da África? Isso mesmo! Há muito tempo, pessoas africanas foram trazidas para o nosso país de forma escravizada. Mesmo enfrentando muitas dificuldades, elas ajudaram a construir o povo brasileiro com força, coragem e inteligência.
Apesar de todo sofrimento causado pela escravidão, os negros escravizados trouxeram suas histórias, tradições e conhecimentos. Tudo isso se misturou com a sabedoria dos povos indígenas, que já viviam aqui, e com os hábitos trazidos pelos europeus. Foi assim que nasceu a cultura do Brasil: rica e cheia de diversidade, graças à união de diferentes povos e modos de viver!
Uma das heranças africanas está nas brincadeiras. Sabia que o jogo Terra/Mar nasceu em um país do continente africano chamado Moçambique? Ele chegou ao Brasil e rapidamente ficou muito popular! Essa atividade é simples e divertida! Para brincar, você só precisa de um espaço onde possa marcar uma linha no chão: de um lado fica a terra e do outro, o mar.

Uma pessoa será o comandante e vai dizer bem alto: “Terra!” ou “Mar!”. Quem estiver brincando precisa pular rapidamente para o lado certo. Mas atenção: quem pular para o lado errado, sai da rodada! O vencedor é quem ficar por último. A cada rodada, o comandante pode falar mais rápido, deixando o jogo ainda mais divertido e desafiador!
Aqui no Brasil, algumas pessoas brincam de um jeito diferente: o comandante fala o nome de um animal, e os jogadores precisam pensar se esse animal vive na terra ou no mar. Por exemplo: se disser “leão”, você pula para o lado da terra. Se disser “peixe”, vai para o lado do mar!
Essa brincadeira nos ajuda a mexer o corpo, prestar atenção e ainda aprender mais sobre os animais e os lugares onde eles vivem. Além disso, ela é uma parte muito especial da nossa história, e mostra como a cultura africana é importante na formação do Brasil e do nosso jeito de ser.
Vamos brincar juntos e valorizar toda essa diversidade presente no nosso país?
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A BRINCADEIRA TERRA/MAR
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A brincadeira Terra/Mar veio para o Brasil trazida por um dos grupos que ajudaram a formar o povo brasileiro. Esse povo é o
(A) europeu.
(B) indígena.
(C) asiático.
(D) africano.
QUESTÃO 2
Conhecer jogos e brincadeiras dos povos que ajudaram a formar o Brasil
(A) mostra que só podemos brincar com jogos novos e tecnológicos.
(B) não serve para aprender nada pois são atividades muito complicadas.
(C) ajuda a aprender sobre a cultura desses povos e a respeitar as diferenças.
(D) faz a gente esquecer os jogos da nossa região e valorizar os estrangeiros.
QUESTÃO 3
O objetivo da brincadeira Terra/Mar é
(A) correr o mais rápido possível depois do aviso do apito.
(B) dançar o maior tempo possível no ritmo da música.
(C) pular para o lado certo de acordo com o comando.
(D) adivinhar e ir para um dos lados o mais rápido possível.
QUESTÃO 4
Durante a brincadeira Terra/Mar, quando um participante pula para o lado errado, ele
(A) ganha a brincadeira.
(B) sai da brincadeira.
(C) conquista um ponto.
(D) vira o comandante.
QUESTÃO 5
Para brincar de Terra/Mar, é preciso
(A) correr rápido.
(B) pular alto.
(C) prestar atenção.
(D) nadar no mar.
QUESTÃO 6
Leia o texto e depois pesquise as palavras em negrito no caça palavras:
A brincadeira TERRA/MAR surgiu em Moçambique, um país do continente africano. Ela é muito divertida e pode ser jogada por pessoas de várias idades. Não tem número mínimo de participantes, e o mais legal é que você só precisa de um espaço para marcar uma linha no chão, separando um lado da terra e o outro do mar.

QUESTÃO 7
Se o comandante falar o nome desses animais, para qual lado você deve pular? Escreva “TERRA” ou “MAR” ao lado de cada um.
PEIXE:
CAVALO:
BALEIA:
ONÇA:
ELEFANTE:
TUBARÃO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física |
Objeto de Conhecimento/Conteúdo | Brincadeira da cultura popular/conceito, história e regras |
Habilidade | (GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural. |
Referência | DA SILVA, Alessandra Gomes. Histórias e brincadeiras para se conhecer um pouco mais sobre a África. |