Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
O jogo popular “bete”, também conhecido como “taco”, “tacobol” ou “bet’s”, é um jogo de rua bastante praticado em diversas regiões do Brasil.
Aqui está uma breve explicação sobre sua dinâmica
OBJETIVO
O objetivo principal é rebater a bola lançada pelo adversário para marcar pontos. Geralmente, é jogado entre duas duplas, com cada equipe revezando-se entre atacantes (rebatedores) e defensores (lançadores).
EQUIPAMENTO
- Dois tacos (ou pedaços de madeira) semelhantes aos de críquete.
- Uma bola pequena (pode ser de tênis ou de borracha).
- Dois alvos (como garrafas PET ou latas), chamados de “casas” ou “bases”.
REGRAS BÁSICAS
Cada dupla se divide em lançadores e rebatedores. Os rebatedores ficam cada um ao lado de uma das “casas” (os alvos) com um taco.
Os choques lançadores tentam as “casas” jogando a bola com a mão.
O objetivo dos rebatedores é defender a “casa” com o taco, rebatendo a bola lançada. Se uma bola for rebatida para longe, os rebatedores podem trocar de “casa” para marcar pontos.
Caso a bola derrube a “casa” ou seja pega no ar pelos lançadores após uma rebatida, a dupla de rebatedores é substituída pela dupla de lançadores.
PONTUAÇÃO
Os pontos são marcados quando os rebatedores trocam de “casa” sem que a bola derrube os alvos ou seja pega no ar pelos adversários.
O jogo segue até que uma das equipes alcance uma pontuação pré-estabelecida ou até que os jogadores decidam marcar a partida.
ASPECTOS CULTURAIS E RECREATIVOS
- Valorização da Cultura Popular: Como uma brincadeira popular em diversas regiões, o “bete” ajuda a manter vivas as tradições culturais relacionadas aos jogos de rua.
- Diversão e Recreação: Proporciona momentos de lazer e diversão, sendo uma atividade que pode ser praticada por crianças, adolescentes e até mesmo adultos, favorecendo a integração social.
“O ‘Bete’ é um jogo da cultura popular que desenvolve capacidades físicas como cognitiva motora, agilidade e trabalho em equipe, sendo uma atividade lúdica e recreativa comum em espaços abertos, como ruas e praças. Portanto, é uma forma divertida e saudável de praticar atividades físicas , além de promover habilidades sociais e cognitivas importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
QUESTÃO 01
O jogo Bete é uma excelente atividade, pois promove uma competição saudável, desenvolvendo a resiliência para lidar tanto com as vitórias quanto com as derrotas. Além disso, incentiva o respeito aos adversários e reforça valores importantes para a convivência em grupo, cujo objetivo principal é
(A) chutar a bola lançada.
(B) arremessar a bola lançada.
(C) receber a bola lançada.
(D) rebater a bola lançada.
QUESTÃO 02
Os rebatedores no jogo Bete trocam de “casa” para marcar pontos quando
(A) a bola é rebatida para longe.
(B) a “casa” é derrubada.
(C) a bola é pega no ar.
(D) a bola não é rebatida.
QUESTÃO 03
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras no quadro abaixo, alusivas aos valores do jogo Bete, enquanto cultura popular.
DIVERSÃO | INTERAÇÃO | ESPAÇOS | JOGO | TRADIÇÕES |
O “Bete” é um _________________ da cultura popular comum em várias localidades e contribui para preservar ______________________ culturais associados aos jogos em _______________ abertos como ruas, praças, campos, etc. Além disso, é uma prática que oferece momentos de __________________e lazer, sendo acessível a diferentes faixas etárias, como crianças, jovens e adultos, promovendo a ______________________ social.
QUESTÃO 04
Responda:
a) Explique como é definida a pontuação final no jogo de “Bete” e quais são os critérios para o término da partida.
b) No jogo de “Bete”, como é feita a marcação de pontos durante a partida e quais são as condições para que os rebatedores consigam pontuar?
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Habilidades | (GO-EF06EF25) Vivenciar e criar diferentes jogos populares nacionais e mundiais, de características cooperativas e competitivas, apropriando-se de valores e regras, problematizando suas interfaces com as relações sociais. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. FTD sistema de ensino: educação física – ensino fundamental: anos finais 6º ano – 1.ed. – São Paulo: FTD, 2020. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Se liga na educação física: 6º ano: manual do professor.- São Paulo: Moderna,2022. Brotto, Fábio Otuzi-Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercícios de convivência / Fábio Otuzi Brotto. Santos, SP: Projeto Cooperação,2001. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. ed. Rev. São Paulo: Cortez, 2009. 220 p. ZAMAI, Carlos Aparecido; FERREIRA, Fátima Aparecida; CARRILLO, Jaime Humberto Pacheco; SILVA, Josias Ferreira da. Jogos e brincadeiras de rua e no ambiente escolar: aprendizagem através da prática corporal. Campinas: PM Editora, 2020. |