Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Iniciaremos mais uma sequência didática que apresenta como objetivo principal aquisição de novos saberes alusivos à Unidade temática Esporte. Hoje estudaremos sobre as características históricas – culturais do Voleibol. Vamos aos estudos?
BASQUETEBOL – CARACTERÍSTICAS HISTÓRICAS E CULTURAIS
Basquetebol, da categoria de esporte de invasão, foi criado em 1891 pelo professor canadense James Naismith, que trabalhava na associação cristã de moços (ACM) em Springfield, Massachuttes, nos Estados Unidos. Na época, Naismith foi encarregado de criar um novo esporte indoor para manter os alunos ativos durante o inverno.
O primeiro jogo de basquete foi jogado em 21 de Dezembro de 1891, com nove jogadores em cada equipe e uma bola de futebol. As cestas eram cestos de pêssego presos nas paredes da quadra. O objetivo do jogo era marcar mais, pontos do que a equipe adversária, jogando a bola na cesta do adversário.
O basquete rapidamente se tornou popular em todo mundo, e em 1932, o esporte foi incluído nos Jogos Olímpicos de verão em Los Angeles. Desde então, o basquete se tornou um dos esportes, mais populares do mundo, com milhões de jogadores e faz em todo mundo.
O basquete profissional nos estados Unidos começou em 1946, com a criação da principal profissional Liga de basquete mais prestigiada do mundo NBA (National Basketball Association) com jogadores famosos como Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James.
Hoje, o basquete é jogado em todo o mundo, com ligas profissionais em vários países, incluindo a Europa, Ásia e América Latina. O esporte também é popular em níveis amadores e escolares, com milhões de jovens jogando basquete em todo o mundo.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 01
O criador do Basquete foi
(A) Michael Jordan.
(B) Kobe Bryant.
(C) James Naismith.
(D) LeBron James.
QUESTÃO 02
O objetivo original do jogo de basquete foi
(A) marcar mais pontos do que a equipe adversária.
(B) driblar a bola o máximo possível.
(C) fazer o maior número de cestas em um tempo determinado.
(D) não deixar a bola cair no chão.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Como o basquete evoluiu desde sua criação até os dias atuais?
QUESTÃO 04
Preencha as lacunas do texto com as respectivas palavras do quadro abaixo alusivas as características históricas e culturais do Basquetebol.
DINÂMICO | PONTUAÇÃO | IDADES | BOLA | BASQUETEBOL | NBA |
O _______________________tornou-se um esporte popular em todo mundo por várias razões. Em primeiro lugar, é um esporte emocionante e _________________________, com muita ação e _________________________.
A _________________________ também tem uma grande presença nas mídias sociais e na internet, o que ajuda a promover o esporte em todo o mundo. Finalmente, o basquete é um esporte relativamente acessível, que pode ser jogado em quadras ao ar livre ou em ginásios, com apenas uma _______________________e algumas pessoas. Isso torna o esporte acessível a pessoas de todas ______________________ e origens.
(A) basquetebol, pontuação, NBA, bola, idades, dinâmico.
(B) basquetebol, dinâmico, pontuação, NBA, bola, idades.
(C) basquetebol, dinâmico, bola, idades, pontuação, NBA.
(D) basquetebol, bola, NBA, pontuação, idades, dinâmico.
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF22) Vivenciar esportes de marca, precisão, rede, parede, de invasão, campo e taco, analisando as características histórico – culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nesses esportes. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). ISBN 978-85-7628-708-7 (Coleção completa) ISBN 978-85-7628-711-7 (v. 3) 1. Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |