You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BASQUETE: VAMOS FAZER CESTAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – BASQUETE: VAMOS FAZER CESTAS

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

BASQUETE: VAMOS FAZER CESTAS?

O BASQUETE É UMA MODALIDADE ESPORTIVA COM OBJETIVO DE ENCESTAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE BOLAS. A EQUIPE QUE, AO FINAL DO JOGO, TIVER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS É A VENCEDORA.

SUAS PARTIDAS SÃO DISPUTADAS ENTRE DUAS EQUIPES COMPOSTAS POR CINCO JOGADORES CADA. TAMBÉM, PODE SER PRATICADO COM A FINALIDADE DE LAZER, EDUCAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO, SAÚDE… NÃO PRECISANDO SEGUIR AS REGRAS DAS COMPETIÇÕES OFICIAIS.

O OBJETIVO DO JOGO É ENCESTAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE BOLAS. A EQUIPE QUE, AO FINAL DO JOGO, TIVER O MAIOR NÚMERO DE PONTOS É A VENCEDORA. A TABELA, A CESTA E A BOLA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA QUE O JOGO DE BASQUETE ACONTEÇA.

QUESTÃO 1

EXISTEM DIVERSAS MODALIDADES ESPORTIVAS, ENTRE ELAS, O BASQUETE. IDENTIFIQUE NAS FIGURAS ABAIXO, QUAL É A BOLA USADA NESSE ESPORTE. 

QUESTÃO 2

IDENTIFIQUE E ESCREVA O NOME DOS TRÊS COMPONENTES DO BASQUETE QUE APARECEM NA FIGURA: 

1-__________________________________________________________________

2-__________________________________________________________________

3-__________________________________________________________________

SAIBA MAIS

VAMOS APRENDER COM A PROFESSORA DENISE ARREMESSOS AO CESTO E ASSIM PRATICAR ESSE FUNDAMENTO DO BASQUETE DE UMA FORMA DIFERENTE.

Canal Profdenise Castro “DESAFIO DO AVIÃOZINHO”. Disponível em: < https://youtu.be/p7aS9iKnz5A  >. Acesso em 29 JUN. 2022.
Componente Curricular:EDUCAÇÃO FÍSICA
Habilidade:(GO-EF01EF05) Conhecer, experimentar e fruir diferentes modalidades presentes nos esportes e paradesporto de marca, precisão e invasão, bem como seus valores, regras e significados, prezando pelo trabalho coletivo, pelo protagonismo, identificando seus elementos comuns.
ReferênciasSite CBB- https://www.cbb.com.br/ – Acesso em 29/06/2022.

Darido, Suraya Cristina: Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Parpirus, 2007.  

DC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. 

Darido, Suraya Cristina . Práticas corporais: educação física: 1º ao 2º anos: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018.