You are currently viewing Educação física – Aventura urbana

Educação física – Aventura urbana

Esta proposta de atividade de Educação física com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.


Disponível em < https://br.freepik.com/vetores-gratis/pessoas-fazendo-atividades-ao-ar-livre-com-design-plano_2580633.htm#query=PR%C3%81TICA%20CORPORAL%20DE%20AVENTURA%20URBANA%20desenho&position=21&from_view=search&track=ais > Acesso: 07/11/2023.

AVENTURA URBANA

Prática corporal de aventura urbana refere-se a atividades físicas e esportivas que acontecem em ambientes urbanos, muitas vezes desafiando elementos naturais e artificiais encontrados nas cidades. Estas atividades combinam elementos de esportes radicais e atividades ao ar livre, adaptando-se ao ambiente urbano para criar experiências emocionantes e estimulantes.

As práticas corporais de aventura urbana podem incluir uma variedade de atividades, como escalada em prédios ou estruturas urbanas, parkour, slackline, BMX e skate em parques de skate, entre outras. Elas geralmente exigem habilidades físicas, agilidade, coordenação, e muitas vezes incorporam elementos criativos e expressivos.

Hoje vamos falar especificamente sobre o slackline. Essa prática tem suas raízes no alpinismo e cresceu como uma prática independente nos últimos anos, é uma atividade que envolve equilibrar-se em uma fita tensionada entre dois pontos fixos (árvores), geralmente a pouca altura do chão. O objetivo do slackline é bem simples: atravessar a fita de um ponto ao outro sem quedas .

Disponível em: < https://br.freepik.com/vetores-gratis/jovem-se-equilibrando-na-corda-do-slackline_19714871.htm#query=slackline%20desenho&position=8&from_view=search&track=ais > Acesso em: 07/11/2023.

Existe ainda algumas variações que adicionam dificuldade ao esporte como “Waterline” (slackline sobre água) e “Highline” (em grandes alturas), além de “Trickline” (somente para fazer manobras) e “Longline” (slackline de distância longa, normalmente acima de 40 metros)

Esta atividade não apenas oferece uma forma única de exercício físico, mas também promove a criatividade, a superação de desafios e a conexão com o ambiente urbano de uma maneira inovadora e emocionante. Além disso, as práticas corporais de aventura urbana frequentemente incentivam a comunidade, a colaboração e o espírito de camaradagem entre os praticantes.

ATIVIDADE

QUESTÃO 1

De que forma o slackline promove não apenas o desenvolvimento físico, mas também aspectos como criatividade, superação de desafios e conexão com o ambiente urbano? Explique como esses elementos são fundamentais para a experiência dos praticantes de slackline.

QUESTÃO 2

Escreva sobre as variações do slackline e como elas adicionam desafios e complexidade a essa prática.

QUESTÃO 3

Qual é o objetivo principal do slackline?

A) Escalar prédios urbanos.

(B) Equilibrar-se em uma fita tensionada entre dois pontos fixos.

(C) Realizar manobras em rampas de skate.

(D) Correr em uma trilha urbana.

QUESTÃO 4

Qual é a variação do slackline que envolve equilibrar-se sobre a água?

(A) Waterline.

(B) Trickline.

(C) Highline.

(D) Longline.


Autoria:Livia Analy Rezende Amancio
Formação:Educação Física
Componente Curricular:Educação Física
Habilidades:GO-EF05EF20) Vivenciar e analisar práticas corporais de aventura na instituição escolar e em áreas verdes, explorando diversos materiais, técnicas e estratégias, resgatando e empregando os valores e atitudes com vistas à sustentabilidade.
Referências:Base Nacional Comum curricular(BNCC).
DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS AMPLIADO/DG-GO AMPLIADO. 
Vivaslack, disponível em: < https://vivaslack.com.br/ > , acesso em 13, out, 2023.
BARTHOLDO, T. L.; ANDRADE, M. V. P. Esportes Radicais. Praticando o slackline. Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. 2011. 
CBER- Confederação Brasileira de Esportes Radicais, Disponível em: http://www.cber.com.br /, Acesso em 15 SET 2023.