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Educação Física – Atletismo – Saltos.

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 7º ANO do Ensino Fundamental – Anos Finais.

ATLETISMO – SALTOS

Imagem disponível em: https://live.staticflickr.com/4086/5174963497_6bdf407fbb_b.jpg. Acesso: 20 de Junho de 2022.

Os saltos no atletismo são provas que envolvem o salto em distância, salto em altura e salto triplo.

SALTO EM DISTÂNCIA

Consiste em saltar o mais longe possível a partir de uma corrida de impulso.

O atleta corre em uma pista e, ao chegar em uma marca específica (tábua de impulsão), realiza um salto para frente, tentando alcançar a maior distância possível.

O salto é medido a partir do ponto de contato mais próximo do atleta com a areia.

SALTO EM ALTURA

Consiste em saltar sobre uma barra horizontal.

O atleta corre em uma pista e, ao chegar em uma marca específica, realiza um salto vertical para passar sobre a barra (sarrafo).

A altura da barra é gradualmente aumentada ao longo da competição, e o objetivo do atleta é passar sobre a barra sem derrubá-la.

SALTO TRIPLO

O salto triplo é uma das provas mais técnicas do atletismo. Consiste em três fases distintas: a corrida de impulso, o salto de passada e o salto final.

Na corrida de impulso, o atleta corre em uma pista de aproximadamente 40 metros de comprimento, ganhando velocidade e impulso para o salto. É importante que o atleta mantenha uma boa técnica de corrida, com passadas longas e rápidas.

Após a corrida de impulso, o atleta realiza o salto de passada. Nessa fase, o atleta dá um salto com uma das pernas, chamada de perna de passada, enquanto a outra perna, chamada de perna de apoio, permanece no chão.

O objetivo é ganhar distância para o salto final, o atleta realiza um salto alternando as pernas, buscando alcançar a maior distância possível. É importante que o atleta mantenha uma boa técnica de salto, com uma boa extensão das pernas e um bom posicionamento do corpo no ar.

Após o salto final, o atleta cai em uma caixa de areia, onde é feita a marcação da distância alcançada. O salto triplo é medido a partir do ponto de contato mais próximo da caixa de areia até a marca deixada pelo atleta.

SALTO COM VARA

Nessa prova, o atleta utiliza uma vara flexível para impulsionar-se sobre uma barra horizontal.

A prova começa com o atleta correndo em uma pista de aproximadamente 40 metros de comprimento, segurando a vara na posição correta. A velocidade e a técnica da corrida são fundamentais para o sucesso do salto.

Ao se aproximar da caixa de salto, o atleta planta a vara no solo e utiliza a força das pernas para se impulsionar para cima. A vara flexiona e armazena energia potencial, que é liberada quando o atleta se estica para cima.

Durante o salto, o atleta deve manter o corpo estendido e a vara alinhada, buscando ultrapassar a barra horizontal. A altura da barra vai aumentando a cada tentativa, e o objetivo do atleta é superar a maior altura possível.

Caso o atleta derrube a barra, ele tem direito a mais duas tentativas na mesma altura. Se ele derrubar a barra nas três tentativas, ele é eliminado da competição.

Todas as provas de saltos exigem técnica, força, velocidade e coordenação por parte do atleta. Além disso, é importante que o atleta tenha uma boa impulsão e seja capaz de controlar o seu corpo durante o salto.

Os saltos no atletismo são considerados provas emocionantes e muito populares em competições.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 01

Existem uma variedade de saltos no Atletismo, cujas modalidades envolvem

(A) salto em altura, salto em distância e salto com vara.

(B) salto triplo, salto com vara e salto em distância.

(C) salto em distância, salto em altura e salto triplo

(D) salto em distância, salto em altura, salto com vara e salto triplo.

Questão 02

O objetivo desse salto é ganhar distância para o salto final, o atleta realiza um salto alternando as duas pernas, buscando alcançar a maior distância possível. É importante que o atleta mantenha uma boa técnica de salto, com uma boa extensão das pernas e um bom posicionamento do corpo no ar. Essa característica refere-se

(A) ao salto em altura.

(B) ao salto em distância.

(C) ao salto com vara.

(D) ao salto triplo.

Questão 03

Para responder em seu caderno. Quais são as principais habilidades a serem desenvolvidas para ser um bom saltador no Atletismo?

Questão 04

Para responder em seu caderno. Pesquisando algumas curiosidades do Atletismo.

a) Qual a modalidade de salto que o atleta João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo” disputou e foi recordista?

b) Quem foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em salto em distância?

Autoria e formaçãoElaine Faria de Oliveira, licenciatura em Educação física
Componentes CurricularesEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e DesenvolvimentoGO-EF07EF03) Vivenciar e fruir diversas modalidades esportivas e  paradesportivas de marca, de precisão, de parede, de rede/parede, de invasão, campo e taco e técnico-combinatório, valorizando o trabalho  coletivo e o protagonismo.
ReferênciasDC-GO Ampliado – Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017.

Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018
Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). 

 Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796.