Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 8ª ANO do Ensino fundamental – Anos finais.
CONCEITO
O arvorismo é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em percorrer trilhas suspensas entre as copas das árvores, utilizando pontes, escadas e tirolesas. Essa prática surgiu na década de 1970, na França, como uma forma de estudo e pesquisa das árvores e do meio ambiente.
HISTÓRIA
Historicamente, o arvorismo tem suas raízes na escalada em árvores, uma técnica utilizada por cientistas e pesquisadores para estudar a biodiversidade das florestas. Com o tempo, essa atividade foi se popularizando e se transformou em uma forma de lazer e turismo de aventura.
ARVORISMO E A RELAÇÃO COM A NATUREZA
Culturalmente, o arvorismo está relacionado à valorização e preservação da natureza. A prática dessa atividade permite que as pessoas tenham um contato mais próximo com o meio ambiente, proporcionando uma experiência única de imersão na floresta. Além disso, o arvorismo também está associado ao desenvolvimento sustentável, já que muitos parques e empresas que oferecem essa atividade têm um compromisso com a conservação ambiental.
ARVORISMO E A IMPORTÂNCIA CULTURAL
O arvorismo também pode ter influências culturais locais, dependendo do país ou região em que é praticado. Por exemplo, em alguns lugares, como a Amazônia, o arvorismo pode ser uma forma de conhecer a cultura indígena e aprender sobre a floresta e a floresta.
BENEFÍCIOS
- Melhora a coordenação motora e equilíbrio.
- Fortalecimento dos músculos, especialmente os das pernas e braços.
- Aumento da resistência física.
- Estímulo ao trabalho em equipe e comunicação.
- Desenvolvimento da autoconfiança e superação de medos.
- Redução do estresse e ansiedade.
- Melhora da concentração e foco.
- Conexão com a natureza e sensação de liberdade.
- Estímulo à superação de desafios e limitações pessoais.
- Promoção do bem-estar mental e emocional.
EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA
Capacete: protege a cabeça contra possíveis impactos.
Cinto de segurança: mantém o participante preso à linha de vida, evitando quedas.
Mosquetões: conectam o cinto de segurança à linha de vida, garantindo a segurança do participante.
Luvas: protegem as mãos contra atritos e possíveis lesões.
Tênis ou sapatos fechados: proporcionam estabilidade e proteção aos pés.
Equipamentos de proteção individual (EPIs): podem incluir joelheiras, cotoveleiras e capacetes adicionais, dependendo das características do percurso.
Plataformas e passarelas seguras: devem ser construídas com materiais resistentes e antiderrapantes.
Linhas de vida: são cabos de aço ou cordas que percorrem todo o percurso, mantendo o participante seguro.
Sistema de freio: utilizado em alguns trechos do percurso para controlar a velocidade do participante.
Instrutores qualificados: são responsáveis por orientar e monitorar os participantes, garantindo a segurança durante toda a atividade.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES
QUESTÃO 01
O Arvorismo é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste em
(A) superar obstáculos de forma rápida e eficiente no meio urbano como prédios, escadas, rampas, utilizando apenas as habilidades do corpo humano.
(B) deslizar sobre as ondas do mar utilizando uma prancha.
(C) percorrer trilhas suspensas entre as copas das árvores, utilizando pontes, escadas e tirolesas.
(D) deslizar sobre uma prancha com rodas, chamada de skate, realizando manobras e truques em diferentes tipos de terreno.
QUESTÃO 02
O arvorismo é uma prática corporal de aventura na natureza que consiste na valorização e conservação da natureza. E uma das principais formas de conservação ambiental é a conscientização sobre a importância das árvores e da floresta.
I – A prática dessa atividade permite que as pessoas tenham um contato mais próximo com o meio ambiente, proporcionando uma experiência única de imersão na floresta.
II – Ao praticar essa atividade, os participantes têm a oportunidade de vivenciar a natureza de uma forma única, observando de perto a biodiversidade e a beleza..
III – O arvorismo pode ser uma forma de incentivar a conservação das áreas florestais, já que a atividade depende da existência de árvores saudáveis e bem preservadas.
IV – O arvorismo é uma prática corporal na natureza voltada ao lazer, por isso pode ser praticada livremente sem se preocupar com os impactos ambientais.
Sobre os enunciados acima qual deles não está relacionado à prática do arvorismo e à valorização e preservação da natureza.
(A) todos os enunciados estão corretos.
(B) os enunciados I, II e III estão incorretos.
(C) apenas o enunciados IV está incorreto.
(D) todos os enunciados estão incorretos.
QUESTÃO 03
Para responder em seu caderno. Identifique pelo menos cinco benefícios que a prática do arvorismo nos proporciona.
QUESTÃO 04
O uso de equipamentos de segurança no arvorismo é de extrema importância, pois garante a proteção e a integridade física dos praticantes. Portanto, o uso adequado e correto dos equipamentos de segurança no arvorismo é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos na atividade. Identifique a função de cada um dos equipamentos de segurança relacionados na tabela abaixo.
CAPACETE | |
CINTO DE SEGURANÇA | |
MOSQUETÃO | |
LUVAS | |
TÊNIS OU SAPATOS FECHADOS | |
SISTEMA DE FREIO |
Autoria | Elaine Faria de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (GO-EF08EF19) Vivenciar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas e na natureza, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais e respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos da degradação ambiental. |
Referências | DC-GO Ampliado – Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. Práticas corporais: educação física: 6º ao 9º anos: manual do professor/ Suraya Cristina Darido. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018 Ginástica, dança e atividades circenses / Fernando Jaime González; Suraya Cristina Darido; Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, org.; prefácio de Leandro Cruz Fróes da Silva. 2. ed. – Maringá : Eduem, 2017. v. 3 (232 p.) : il. (algumas color); 25,0×17,6 cm.– (Práticas corporais e a organização do conhecimento). Ginástica. 2. Dança. 3.Artes circenses.I. Jaime González, Fernando. II. Darido, Suraya Cristina. III. Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de. IV. Cappelli, Ricardo Garcia, pref. V. Título Cdd 22.ed.796. |
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE ” EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE SEGURANÇA PARA A PRÁTICA DO ARVORISMO ”