ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.

A Influência Indígena na Cultura Brasileira e o Jogo Ta do Povo Kalapalo
Olá, turma! Hoje vamos aprender sobre como os povos indígenas contribuíram para a formação da cultura brasileira e como suas tradições ainda estão presentes em nosso dia a dia. Além disso, vamos conhecer um jogo muito interessante chamado Ta, praticado pelo povo Kalapalo, que vive no Xingu, no Mato Grosso. Vamos lá?
Antes da chegada dos portugueses em 1500, o Brasil já era habitado por diversos povos indígenas. Eles tinham suas próprias línguas, costumes, crenças e brincadeiras. Com a colonização, muitas coisas mudaram, mas os indígenas deixaram marcas profundas na nossa cultura. Por exemplo, muitas palavras que usamos hoje, como “pipoca”, “abacaxi” e “tatu”, vêm das línguas indígenas. Além disso, alimentos como a mandioca, o milho e o açaí fazem parte da nossa alimentação graças aos conhecimentos que eles nos passaram.

Para jogar o Ta, primeiro é preciso fazer o brinquedo, que é uma roda de palha coberta com cortiça de embira, uma árvore típica do cerrado. O objetivo do jogo é acertar o Ta com um arco e flecha. Dois times se formam, e um jogador lança o Ta em direção ao time adversário. Enquanto o Ta roda e passa rapidamente pelo chão, os jogadores do outro time tentam acertá-lo com suas flechas. Se ninguém acertar, os times trocam de função. Quando alguém acerta, seu time continua jogando, e o time adversário perde um jogador temporariamente.
Os povos indígenas não só nos ensinaram sobre a natureza e nos deram alimentos e palavras, mas também nos mostraram a importância de viver em harmonia com o meio ambiente e de valorizar as brincadeiras e os jogos como formas de aprender e se divertir. O jogo Ta, por exemplo, é uma atividade que une diversão e desenvolvimento de habilidades, algo que podemos levar para nossas vidas.
Hoje, os povos indígenas continuam lutando para preservar suas culturas e tradições, e é nosso dever respeitar e valorizar essa riqueza cultural. Afinal, a cultura brasileira é uma mistura de influências, e os indígenas foram os primeiros a contribuir para essa diversidade.
ASSISTA AO VIDEO SOBRE – A Influência Indígena na Cultura Brasileira e o Jogo “Ta” do Povo Kalapalo
Canal Estúdio Conexão Escola. “Educação Física – ”A Influência Indígena na Cultura Brasileira e o Jogo Ta do Povo Kalapalo” – 4º ano Ensino Fundamental”. Disponível em Acesso em 21, março de 2025
RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1
Observe o mapa e entenda um pouco da realidade dos povos indígenas no Brasil. Hoje, muitos povos indígenas enfrentam desafios para manter suas tradições e terras, como podemos observar no mapa com o número desse povo bastante reduzido em nosso território. O que você acha que pode ser feito para ajudar a preservar a cultura indígena?
QUESTÃO 2
Os povos indígenas contribuíram muito para a formação da cultura brasileira, desde a alimentação até as palavras que usamos no dia a dia. Hoje, muitos indígenas lutam para preservar suas tradições. Por que você acha que é importante valorizar e respeitar a cultura indígena nos dias de hoje?

Disponível em < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg > acesso em 17/03/2025.
QUESTÃO 3
Faça uma pesquisa com uma pesquisa com sua família ou com seu professor e relacione o nome dos jogos ou das brincadeiras indígenas à sua descrição correta e numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
- Toloi kunhügü (gavião e passarinhos)
- Peteca
- Cabo de guerra
( ) Jogo de perseguição onde o “gavião” tenta pegar os “passarinhos” que ficam nos ninhos.
( ) Objeto feito de palha e penas, arremessado para o alto com as mãos.
( ) Competição em que dois times puxam uma corda para testar a força em grupo.
QUESTÃO 4
O objetivo do jogo Ta, do povo Kalapalo?
(A) correr mais rápido que os adversários.
(B) acertar o Ta com um arco e flecha.
(C) fazer a roda de palha girar no ar.
(D) coletar alimentos na floresta.
QUESTÃO 5
O que acontece no jogo Ta quando um jogador acerta o alvo?
(A) o time adversário ganha um ponto.
(B) o time que acertou continua jogando.
(C) o jogo termina imediatamente.
(D) todos os jogadores trocam de time.
Autoria | Livia Analy Rezende Amâncio |
Formação | Educação física |
Componente Curricular: | Educação física |
Objeto(s) de conhecimento | Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: Conceito História Valores Regras |
Habilidades: | (GO-EF04EF01) Vivenciar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico-cultural. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na instituição escolar, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Referências: | BNCC – Base Nacional Comum Curricular. DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado. Mirim – Povos indígenas – Brasil <https://mirim.org/pt-br/como-vivem/brincadeiras > acesso em 17/03/2025. MARTINS SANCHES, Marisa. Educa Mais – Educação Física – 3º ao 5º Ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021. |