You are currently viewing Educação Física – A Diversidade Cultural Brasileira e a Brincadeira Indígena Heiné Kuputisü

Educação Física – A Diversidade Cultural Brasileira e a Brincadeira Indígena Heiné Kuputisü

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS.



Disponível em < https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parque_Ind%C3%ADgena_do_Xingu.jpg > acesso 19/03/2025.


A Diversidade Cultural Brasileira e a Brincadeira Indígena Heiné Kuputisü

A história do Brasil é cheia de cores e culturas diferentes! Antes dos portugueses chegarem aqui, os povos indígenas já viviam no nosso território. Depois, vieram pessoas da Europa, africanos que foram trazidos para cá e, mais tarde, imigrantes da Ásia. Toda essa mistura criou um povo muito diverso, com muitas tradições e brincadeiras diferentes.

Essa diversidade influenciou nossa música, dança, comida e, claro, nossas brincadeiras e jogos! Muitas das brincadeiras que a gente conhece hoje vêm dos indígenas. Conhecer e brincar como eles é uma forma de aprender e respeitar as diferentes culturas que fazem parte do Brasil.

Uma maneira super divertida de conhecer a cultura indígena é por meio das brincadeiras, como o Heiné Kuputisü, que significa “correr de um pé só”. Essa brincadeira é praticada pelos Kalapalo que vivem no sul do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso. Também conhecida como “corrida do equilíbrio” ou “corrida do saci” (lembra do saci, aquele personagem do folclore brasileiro?), a atividade é uma corrida em que os participantes pulam em um pé só, testando equilíbrio e resistência. Quem chegar mais longe é o vencedor!

O Heiné Kuputisü é uma brincadeira simples, mas muito especial. Além de ser divertida, ela ajuda a melhorar capacidades físicas como o equilíbrio, velocidade, coordenação e resistência. E tem mais, os jogos e brincadeiras indígenas são cheios de alegria, descontração, competição e tradição traduzindo o cotidiano desse povo. 

Conhecer e brincar como o Heiné Kuputisü é uma forma de valorizar a cultura indígena e entender como ela é importante para a nossa identidade brasileira. Ao aprender sobre essas tradições, a gente não só se diverte, mas também aprende a respeitar e celebrar as diferenças que fazem do Brasil um país tão rico e especial.

ASSISTA AO VIDEO SOBRE O POVO KALOPALO E A RINCADEIRA Heiné Kuputisü

Canal Estúdio Conexão Escola. “Educação Física – A Diversidade Cultural Brasileira e a Brincadeira Indígena Heiné Kuputisü” – 3º ano Ensino Fundamental”. Disponível em  Acesso em 21, março de 2025

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

“A cultura do povo indígena influenciou nossa música, dança, comida e, claro, nas nossas brincadeiras”. Dê exemplos de como a cultura indígena está presente no nosso dia a dia e como podemos valorizá-la ainda mais.

QUESTÃO 2

Observe a figura e descreva a brincadeira que as crianças indígenas estão fazendo e crie um novo nome para ela.

QUESTÃO 3

O povo indígena, que vive no sul do Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso que prática a brincadeira Heiné Kuputisü é o ________________________________________________.

QUESTÃO 4

As habilidades desenvolvidas com a brincadeira Heiné Kuputisü são


(A) força e agilidade.
(B) equilíbrio, coordenação e resistência.
(C) criatividade e imaginação.
(D) habilidade de nadar.

QUESTÃO 5

É importante conhecer as brincadeiras indígenas para
(A) decorar informações históricas.
(B) valorizar e entender sua importância na identidade brasileira.
(C) competir com outras culturas.
(D) substituir as brincadeiras modernas.


AutoriaLivia Analy Rezende Amâncio
FormaçãoEducação física
Objeto(s) de conhecimento/
Conteúdo
Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional:
Conceito
História
Valores
Regras
Componente Curricular:Educação física
Habilidades:(GO-EF03EF01) Experimentar e fruir diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, de diferentes características, principalmente as cooperativas, contemplando os de matrizes indígenas e africanas, reconhecendo, respeitando e valorizando a importância desses no patrimônio histórico cultural.

(GO-EF03EF23) Identificar as transformações histórico-culturais, valores, regras e significados
presentes nos jogos, brinquedos e brincadeiras da cultura popular.
Referências:BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
DC-GO Ampliado – Documento Curricular para Goiás Ampliado.
Mirim – Povos indígenas – Brasil <https://mirim.org/pt-br/como-vivem/brincadeiras > acesso em 17/03/2025.
MARTINS SANCHES, Marisa. Educa Mais – Educação Física – 3º ao 5º Ano. São Paulo: Editora Moderna, 2021.