Oi tudo bem com você? As escolhas que nós fazemos todos os dias tem uma relação direta com que acontece em nossas vidas, bairros, cidades e países. Muitas dessas escolhas são financiadas, por isso, precisamos aprender a consumir e poupar de um modo mais consciente. E ainda precisamos aprender a planejar e tomar decisões desde cedo, assim nos ajudaria a lidar melhor com questões financeiras cotidianas?
Atividade 1
Clique no Link abaixo e assista ao vídeo “Educação Financeira nas Escolas – Pra quê? Por quê?”
Atividade 2
Clique no link abaixo e veja como no exemplo dado como é fácil calcular o valor de uma porcentagem fazendo o cálculo mentalmente:
https://pedrocesp.blogspot.com/p/porcentagem.html
(Texto: Porcentagem, por Pedro Pereira, disponível no Blog “Espaço: Matemática e Física”)
Atividade 3
Assista a mais esse vídeo que ensina a calcular o valor de uma porcentagem mentalmente:
Agora é a sua vez! Pegue seu caderno e tente as seguintes situações-problema:
I. Na bilheteria de um cinema, encontramos o seguinte anúncio:
Marcos vai à sessão de quarta-feira. Quanto pagará para assistir a um filme?
II. Maria comprou um vestido à vista para ganhar um desconto de 5% no valor original dele. Se o vestido custa R$ 60,00:
a) De quantos reais foi o valor desse desconto?
b) Quanto Maria pagou pelo vestido?
III. Um carro custa, à vista, R$ 27.658,00 e a prazo R$ 32.548,00. A diferença entre esses valores corresponde aos juros que se paga pelo financiamento. Seu Joaquim comprou esse carro a prazo. Quanto ele pagará de juros?
IV. No dia 1 deste mês, um produto estava sendo vendido por R$ 400,00. No dia 10, esse produto sofreu um desconto de 50% no seu preço. No dia 20, ele foi reajustado com um aumento de 50%. Escolha a alternativa correta.
a) O produto estava mais barato no dia 1 do que no dia 20.
b) No dia 20 o produto estava com o mesmo preço que ele estava no dia 1.
c) O produto estava mais barato no dia 20 do que no dia 1.
Atividade 4
Muitas pessoas sonham com a independência financeira, mas esbarram no esforço que têm de fazer para atingir o montante considerado ideal. Clique no link abaixo e assista ao vídeo do canal do Gustavo Cerbasi para ver como isso acontece:
Depois de assistir ao vídeo, escreva no seu caderno, faça uma lista dos seus sonhos para o seu futuro.
Saiba Mais / Referências:
Veja o vídeo da Professora Meg Carvalho, do Instituto Aladdin na cidade de Macaé no estado do Rio de Janeiro, que desperta no aluno o interesse pela educação financeira, desde cedo ele precisa se envolver com esses conceitos que de uma maneira ou outra norteiam nossas vidas.
Outro vídeo do programa: Hoje em Dia da Rede Record que apresenta como a educação financeira para crianças pode mudar os hábitos de compras das famílias.
No site do canal finanças.com.crianças nos ensina o que é prioridade e supérfluos no supermercado.
Objeto de Conhecimento | Porcentagens: problemas que envolvem cálculo de percentuais sucessivos. Porcentagens Juros Simples e Compostos Acréscimos e descontos Sucessivos |
Habilidades | (EF09MA05-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com a ideia de aplicação de percentuais sucessivos e a determinação das taxas percentuais, preferencialmente, com o uso de tecnologias digitais, no contexto da educação financeira. |
Proponentes/ Professores: | Pedro Pereira da Silva |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Madre Francisca |
CRE: | Central |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Ed. Financeira e Empreendedorismo