Ai que vontade de comprar!!!
Você já sentiu uma vontade enorme de correr e comprar algum produto que você quer muito? Quando passamos por isso, a melhor coisa é acalmar o coração, respirar fundo e analisar toda a situação.
A Educação Matemática traz conhecimentos que nos ajudam a refletir sobre a forma certa de lidar com o dinheiro.
Assista ao vídeo abaixo a história “Eu vou levar”, postada no Youtube pelo Canal Banco Central do Brasil e perceba o que aconteceu com o personagem que comprava sem pensar.
Você reconhece, em sua própria vida, alguma situação parecida com a apresentada nesse vídeo? Pode ser com qualquer outro produto que você já quis comprar.
Agora é a sua vez de pensar sobre esse assunto. Registre no caderno a diferença entre a necessidade e o desejo de comprar. Escreva alguns exemplos.
Além de pensar nos critérios da necessidade e da prioridade, também é preciso refletir acerca de mais dois elementos, quando o assunto é utilizar bem o dinheiro: a quantidade de dinheiro que gastamos para sobreviver (custo de vida) e a quantidade de dinheiro que recebemos (renda).
Vamos investigar mais sobre isso?
CLIQUE NO LINK AZUL ABAIXO:
https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2020/202002cestabasica.pdf
- No texto, a DIEESE publicou uma pesquisa muito interessante. Registre no caderno os seguintes dados:
- Qual é o assunto tratado nesse texto?
- No último parágrafo da primeira página, o valor que o salário mínimo deveria ter para a sobrevivência de uma família de 4 pessoas é citado. Qual é esse valor? Ele é diferente do salário mínimo que os trabalhadores recebem atualmente?
- Na segunda página tem uma tabela. Qual assunto ela apresenta?
- Quais informações acerca do custo de vida estão presentes na tabela?
- Quais capitais brasileiras têm o maior custo da cesta básica?
- Quantas horas de trabalho é preciso para que o trabalhador de São Paulo consiga a quantidade necessária de dinheiro para comprar a cesta básica?
- Ao olhar na última linha da tabela, você encontrará Aracaju, a capital de Sergipe, como a capital que tem o menor custo da cesta básica. Comparando as capitais com custo mais elevado e mais baixo da cesta básica, em qual dessas cidades é preciso trabalhar por mais tempo para comprar uma cesta básica?
Para finalizar essa jornada de descobertas a respeito do uso adequado do nosso dinheiro, do custo de vida e da renda, abra o link abaixo e veja o que o Governo Federal está propondo de ajuda financeira para esse momento de distanciamento social, contra a contaminação pelo Coronavírus.
https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/03/27/quem-deve-ter-direito-e-como-deve-funcionar-o-auxilio-de-r-600-para-trabalhadores-informais.ghtml
Reflita acerca do valor do auxílio financeiro do Governo Federal. Analise os valores do custo da cesta básica nas diferentes capitais e faça uma relação entre o custo de vida e o auxílio que os trabalhadores receberão. Escreva no seu caderno a respeito das conclusões que você chegou.
Então, foi uma excelente jornada de investigação! Até a próxima!!
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – 6º e 7º