You are currently viewing GEOGRAFIA – E AGORA, COMO FICA O NOSSO MUNDO?

GEOGRAFIA – E AGORA, COMO FICA O NOSSO MUNDO?

Olá criança. Sabemos que o momento atual não está sendo fácil de vivenciarmos. Isso tudo abre possibilidades para refletirmos sobre o nosso papel e a nossa importância no mundo. Você acha que o modo de vida que tínhamos antes da pandemia poderá ser da mesma forma? Será que as regras de convivência serão as mesmas? E você o que está fazendo na sua casa nesse momento de isolamento social? Vamos refletir e fazer as atividades propostas?


Olá, tudo bem com você? O que vem à sua cabeça quando falamos de isolamento social?

1 – Observe e analise as imagens abaixo sobre o isolamento social.

Descrição: Isolamento Social Coronavírus – Conselhos para pais de crianças com TDAH
Fonte: https://tdah.org.br/conselhos-para-pais-de-criancas-com-tdah/
Fonte: https://www.leforte.com.br/covid-19-como-amenizar-o-isolamento-social-de-criancas/
Descrição: Por que crianças e jovens andam tão desatentos? | Tribuna Online
Fonte: https://tribunaonline.com.br/por-que-criancas-e-jovens-andam-tao-desatentos.
  • O que as pessoas das imagens estão fazendo?
  • E você o que tem feito nos momentos de isolamento social?

2 – Vamos assistir ao vídeo: O inimigo invisível /Animação Infantil Covid-19, para aprender mais, no link a seguir:

“O INIMIGO INVISÍVEL | Animação infantil sobre Covid-19” – Canal: Canal UFRN – Link: https://www.youtube.com/watch?v=GMWSpaG2hV8

3 – Vamos fazer uma lista, utilizando desenhos, dos diferentes lugares mostrados no vídeo:

  • Pegue uma folha ou o seu caderno de atividades e desenhe o máximo de lugares que você consegue lembrar do vídeo assistido.

4 – Agora vamos identificar os lugares que você tem disponível nesse momento de isolamento social?

Neste momento, começaremos a falar sobre os espaços que frequentamos como: praças, igrejas, shoppings, cinemas, parques, festas de aniversário, entre outras. 

  • Observe as imagens a seguir:
Descrição: Colorir Desenho Sala de Estar - Desenhos para colorir - Smartkids

Retirado de: https://jlimastudio.com/o-que-fabricamos/objetos-e-lugares/ Acesso em 01, de julho de 2020.

Retirado de: https://www.smartkids.com.br/colorir/desenho-partes-da-casa-sala-de-estar Acesso em 01, de julho de 2020.

  • Pinte os lugares que você não está frequentando nesse momento de isolamento social. 
  • Vamos fazer a tentativa de escrita desses lugares mostrados acima? Pegue uma folha ou o seu caderno de atividades e escreva o nome dos lugares mostrados acima.

5 – Você sabe o que fazer para se proteger da COVID-19?

É importante lembrar que ainda não temos uma vacina e nem remédio para curar os pacientes com COVID-19. Por isso, é necessário se proteger.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/ministerio-da-saude-cria-cartilha-ludica-para-explicar-coronavirus-criancas.html

Leia, com a ajuda de um adulto, as regras de proteção a serem cumpridas para evitar o contágio da COVID-19.

Descrição: Leitura do texto Coronavírus
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/729583208372659055/

VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA O QUE VOCÊ APRENDEU?

6 – Percebemos que o melhor lugar para estarmos nesse momento de isolamento social é a nossa casa. Agora, que tal fazermos uma atividade prática? Siga as orientações do vídeo abaixo, clicando no link, para a construção de uma casa de dobradura com a técnica de origami.

“Como fazer origami de Casa” – Canal: Aprenda Origami – Link: https://www.youtube.com/watch?v=R1673L6SyIU
Saiba mais / Referências:Ministério da Saúde cria cartilha lúdica para explicar coronavírus às crianças – https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/ministerio-da-saude-cria-cartilha-ludica-para-explicar-coronavirus-criancas.html
Sobre a doença – https://coronavirus.saude.gov.br/
COVID 19 – https://www.youtube.com/watch?v=f_FLbFM0elI
Turma do nosso amiguinho contra o coronavírus-https://www.youtube.com/watch?v=7hDp_yfRrIQ
Charlotte se defende do coronavírus /canal da Charlottehttps://www.youtube.com/watch?v=5rLGlL3sl9I
Objeto de ConhecimentoO modo de vida das crianças em diferentes lugares, espaço vivido, situações de convívio em diferentes lugares e regras de convivência. 
Componente CurricularGeografia
Habilidades(EF01GE01-A) Identificar-se e reconhecer-se como um sujeito no seu cotidiano e integrante de um espaço vivenciado. (EF01GE01-B/C) Observar e descrever características de seus lugares de vivência, identificando semelhanças e diferenças de outros lugares. (EF01GE02-D) Desenvolver noções de cooperação, respeito, justiça, solidariedade e autoestima. (EF01GE03-A) Reconhecer a existência de normas de convivência social para diferentes espaços. (EF01GE04-A) Identificar seus grupos de convívio. (EF01GE04-B) Discutir, elaborar e utilizar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços de sua vivência.
Proponentes/ Professores:Creudina Maria dos PrazeresDaniela Soares de Oliveira 
Instituição Educacional:Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig
CRE:Brasil di Ramos Caiado